A ContourGlobal e o Governo da Armênia anunciam a aquisição das instalações hidrelétricas Vorotan

- A IFC, do World Bank Group, fará investimentos em parceria com a ContourGlobal

- Os investimentos de reabilitação de mais de 50 milhões de euros fortalecerão o setor energético da Armênia

- Expansão do portfólio considerável de energias renováveis da ContourGlobal

- Financiamento da aquisição fornecido pelo HSBC e Ameria Banks

Aug 11, 2015, 12:57 ET from ContourGlobal

NOVA YORK, 11 de agosto de 2015 /PRNewswire/ -- A ContourGlobal e o Governo da Armênia anunciaram a conclusão da aquisição dos ativos das instalações hidroelétricas de Vorotan, uma série de três usinas individuais, com capacidade elétrica total de 405 MW, no rio Vorotan, no sul da Armênia.

A ContourGlobal também anunciou que a Corporação Financeira Internacional (International Finance Corporation, IFC), membro do World Bank Group, adquiriu 20% dos interesses da ContourGlobal Hydro Cascade para auxiliar a adquirir, operar e reabilitar a Vorotan Hydropower Cascade. O projeto tem como objetivo melhorar a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica e fortalecer o setor de energia do país.

A aquisição representa o maior investimento privado individual dos Estados Unidos na história da Armênia e o primeiro investimento dos Estados Unidos no setor energético da Armênia. A Vorotan Hydro Cascade representa cerca de 15% da capacidade instalada do sistema de eletricidade da Armênia e fornece energia suficiente para alimentar 250.000 residências.

Conforme os termos do acordo, a ContourGlobal Hydro Cascade será a proprietária e irá operar as três hidrelétricas, localizadas no rio Vorotan, fornecendo energia para a rede armênia sob um acordo de compra de energia de longo prazo. A ContourGlobal investirá mais de 50 milhões de euros durante os próximos seis anos em um programa de renovação, para modernizar as usinas e melhorar seu desempenho operacional, segurança, confiabilidade e eficiência. A ContourGlobal espera que a modernização crie 150 empregos de curto prazo, além de 150 empregos de longo prazo para técnicos nas usinas.

Joseph C. Brandt afirmou que a empresa está comprometida em ser uma parceira efetiva do Governo da Armênia.

"Estamos muito satisfeitos de anunciar o fechamento da transação Vorotan e de que o IFC se juntará a nós nesta parceria. Agradecemos ao Governo pela confiança em nós depositada e esperamos fazer uma contribuição significativa e duradoura com uma parte essencial da infraestrutura do país. Também estamos muito satisfeitos de nos basear na nossa cooperação de quase uma década com a IFC, investindo juntos em projetos de desenvolvimento em todo o mundo."

Yervand Zakharyan, Ministro de Energias e Recursos Naturais da Armênia afirmou, "Temos muito prazer em firmar este acordo com a ContourGlobal, uma comprovada e experiente proprietária e operadora de instalações de geração de energia em todo o mundo. Temos certeza de que a ContourGlobal terá sucesso como proprietária e na manutenção e operação deste importante complexo de energia e estamos muito satisfeitos com o investimento planejado pela ContourGlobal, o qual irá melhorar a estabilidade, a segurança e o desempenho do sistema de energia da Armênia por muitos anos."

"A participação do setor privado pode desempenhar um papel importante na resolução dos principais desafios de infraestrutura da Armênia, e esta transação é um passo importante nessa direção", disse Tomasz Telma, Diretor da IFC na Europa e Ásia Central. "A reabilitação planejada da Vorotan Cascade ajudará a melhorar o acesso à energia e apoiará a autossuficiência energética da Armênia".

A aquisição contribuirá para a carteira de energia renovável da ContourGlobal que, atualmente, compreende aproximadamente 1.000 MW de produção de energia hídrica, eólica, solar e biogás na América Latina, Europa e África.

Sobre a ContourGlobal

A ContourGlobal é uma empresa internacional de geração de energia com, aproximadamente, 4000 MW em operações ou em construção em 20 países e quatro continentes. Os 1650 funcionários da ContourGlobal administram, possuem e operam uma carteira de 58 usinas de energia, usando uma ampla variedade de tipos de combustível e tecnologia, inclusive a produção de energia renovável hidráulica, eólica, solar e de biomassa, bem como uma extensa frota de usinas termelétricas de alimentação convencional. Na Europa Oriental e Central, a ContourGlobal atualmente possui e opera cerca de 1220 MW em empresas de geração de energia na Áustria, Itália, Bulgária, Ucrânia, Romênia e na Polônia.

Para obter mais informações sobre a IFC, visite o site www.ifc.org.

FONTE ContourGlobal

SOURCE ContourGlobal



RELATED LINKS

http://www.contourglobal.com