Banco Bradesco - resultados no 3o trimestre de 2012

SÃO PAULO, 22 de outubro de 2012 /PRNewswire/ -- Apresentamos os principais números obtidos pelo Bradesco (BM&FBovespa: BBDC3; BBDC4), (NYSE: BBD) no período de nove meses de 2012:

1. O Lucro Líquido Ajustado(1) no período de nove meses de 2012 foi de R$ 8,605 bilhões (variação de 2,1% em relação ao Lucro Líquido Ajustado de R$ 8,427 bilhões no mesmo período de 2011), correspondendo a R$ 2,98 por ação no acumulado de 12 meses, e rentabilidade de 19,9% sobre o Patrimônio Líquido Médio(2).

2. Quanto à origem, o Lucro Líquido Ajustado é composto por R$ 5,982 bilhões provenientes das atividades financeiras, correspondendo a 69,5% do total, e por R$ 2,623 bilhões gerados pelas atividades de seguros, previdência e capitalização, representando 30,5% do total.

3. Em 30 de setembro de 2012, o valor de mercado do Bradesco era de R$ 113,102 bilhões(3), apresentando evolução de 17,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

4. Os Ativos Totais, em setembro de 2012, registraram saldo de R$ 856,288 bilhões, crescimento de 18,6% em relação ao mesmo período de 2011. O retorno sobre os Ativos Totais médios foi de 1,4%.

5. A Carteira de Crédito Expandida(4), em setembro de 2012, atingiu R$ 371,674 bilhões, com evolução de 11,8% em relação ao mesmo período de 2011. As operações com pessoas físicas totalizaram R$ 114,536 bilhões (crescimento de 8,7%), enquanto as operações com pessoas jurídicas atingiram R$ 257,138 bilhões (crescimento de 13,3%).

6. Os Recursos Captados e Administrados somaram R$ 1,172 trilhão, uma variação de 20,4% em relação a setembro de 2011.

7. O Patrimônio Líquido, em setembro de 2012, somou R$ 66,047 bilhões, 22,9% superior a setembro de 2011. O Índice de Basileia registrou 16,0% em setembro de 2012, sendo 11,3% de Capital Nível I.

8. Aos acionistas foram pagos e provisionados, a título de Juros sobre o Capital Próprio e Dividendos, R$ 2,923 bilhões relativos ao período de nove meses de 2012, sendo R$ 1,348 bilhão a título de mensais e intermediários pagos e R$ 1,575 bilhão provisionados.

9. A Margem Financeira atingiu R$ 32,684 bilhões, apresentando um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período de 2011.

10. O Índice de Inadimplência superior a 90 dias encerrou 30 de setembro de 2012 em 4,1% (3,8% em 30 de setembro de 2011).

11. O Índice de Eficiência Operacional(5) apresentou uma melhora de 0,6 p.p., de 42,7% em setembro de 2011 para 42,1% em setembro de 2012, enquanto que no conceito "ajustado ao risco" foi de 53,1% (52,4% em setembro de 2011).

12. Os Prêmios Emitidos de Seguros, Contribuição de Previdência e Receitas de Capitalização atingiram o montante de R$ 31,092 bilhões no período de nove meses de 2012, evolução de 17,3% em relação ao mesmo período de 2011. As Provisões Técnicas alcançaram R$ 117,807 bilhões, apresentando uma evolução de 21,3% em relação a setembro de 2011.

13. Os investimentos em infraestrutura, informática e telecomunicações somaram R$ 2,967 bilhões no período de nove meses de 2012, com evolução de 5,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

14.Os impostos e contribuições, inclusive previdenciárias, pagos ou provisionados, somaram R$ 17,056 bilhões, sendo R$ 6,695 bilhões relativos aos tributos retidos e recolhidos de terceiros e R$ 10,361 bilhões apurados com base nas atividades desenvolvidas pela Organização Bradesco, equivalentes a 120,4% do Lucro Líquido Ajustado(1).

15. O Bradesco disponibiliza aos seus clientes uma extensa Rede de Atendimento no País, com 8.439 Pontos de Atendimento (sendo 4.665 Agências e 3.774 Postos de Atendimento - PAs). Também estão disponíveis aos clientes Bradesco 1.456 Postos de Atendimento Eletrônico - PAEs, 41.713 Pontos Bradesco Expresso, 35.128 máquinas da Rede de Autoatendimento Bradesco Dia & Noite e 12.414 máquinas da Rede Banco24Horas.

16. A remuneração do quadro de colaboradores, somada aos encargos e benefícios, totalizou R$ 7,660 bilhões. Os benefícios proporcionados aos 104.100 colaboradores da Organização Bradesco e seus dependentes somaram R$ 1,840 bilhão e os investimentos em programas de formação, treinamento e desenvolvimento totalizaram R$ 100,219 milhões.

17. Em 30 de agosto, o Bradesco inaugurou o Bradesco Next - "o banco do futuro", espaço de vanguarda para apresentação e experimentação de novas tecnologias, produtos e serviços.

18. Em 13 de setembro, o Bradesco foi novamente selecionado para integrar o Dow Jones Sustainability Index, uma seleta lista da Bolsa de Valores de Nova York que reúne companhias com as melhores práticas para o desenvolvimento sustentável.

19. Principais Prêmios e Reconhecimentos recebidos no período:

• Foi considerada a "Empresa do Ano" do anuário "As Melhores da Dinheiro 2012". Liderou também os rankings de "Melhor Seguradora", "Melhor Empresa de Saúde" e "Melhor Empresa de Gestão de Recursos Humanos" (Revista IstoÉ Dinheiro, em parceria com as empresas KPMG, Trevisan e Economatica);

• Pelo 2o ano consecutivo, o Bradesco é a marca mais valiosa da América Latina (BrandFinance América Latina);

• É a empresa mais inovadora em relacionamento com o cliente, em pesquisa realizada pela consultoria DOM Strategy Partners (Revista Consumidor Moderno);

• Uma das "100 Melhores Empresas para Trabalhar" no Brasil (Revista Época, com avaliação do Great Place to Work Institute);

• Foi líder no ranking "Estrelas da Bolsa" no setor financeiro. O estudo analisou o desempenho das ações de todas as empresas brasileiras listadas na Bolsa, e aponta as companhias que mais deram retorno aos seus acionistas (Boston Consulting Group);

• Única instituição financeira com desempenho positivo na Bolsa em 2012 (Jornal Valor Econômico, dados da BM&FBovespa e Economática);

• Pela 6a vez consecutiva, o Grupo Bradesco Seguros lidera o ranking de seguradoras no Brasil (Anuário Valor 1000 do Jornal Valor Econômico); e

• Pelo 2o ano consecutivo, o Grupo Bradesco Seguros foi apontado como a "Melhor e maior companhia em seguros da América Latina", no ranking "Top 100 Insurers" (Revista Latin Trade).

20. No que diz respeito à sustentabilidade, direcionamos as ações em três pilares: (i) Finanças Sustentáveis, com o foco em inclusão bancária, em variáveis socioambientais para concessões de crédito e oferta de produtos; (ii) Gestão Responsável, com ênfase na valorização dos colaboradores, na melhoria do ambiente de trabalho e nas práticas ecoeficientes; e (iii) Investimentos Socioambientais, focando educação, meio ambiente, cultura e esporte. Destacamos a Fundação Bradesco, que desenvolve há 55 anos um amplo programa socioeducacional, mantendo 40 escolas próprias no Brasil. Em 2012, um orçamento previsto de R$ 385,473 milhões irá beneficiar 111.170 alunos em suas escolas próprias, na Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio), Educação de Jovens e Adultos e na Formação Inicial e Continuada voltada à geração de emprego e renda. Aos cerca de 50 mil alunos da Educação Básica, também são assegurados, além do ensino formal, gratuito e de qualidade, uniformes, material escolar, alimentação e assistência médico-odontológica. Beneficiará também, na modalidade de educação a distância (EaD), por meio do seu portal e-learning "Escola Virtual", 300.150 alunos que concluirão ao menos um dos diversos cursos oferecidos em sua programação, além de outros 83.323 que serão beneficiados em projetos e ações em parceria, como os CIDs (Centros de Inclusão Digital), o Programa Educa+Ação e em cursos de tecnologia (Educar e Aprender).

1. De acordo com os eventos extraordinários descritos na página 08 do Relatório de Análise Econômica e Financeira; (2) Não considera o efeito da marcação a mercado dos Títulos Disponíveis para Venda registrado no Patrimônio Líquido; (3) R$ 124,332 bilhões considerando a cotação de fechamento das ações PN (ação mais líquida); (4) Inclui avais e fianças, cartas de crédito, antecipação de recebíveis de cartões de crédito, coobrigação em cessão de crédito (FIDC e CRI), coobrigação em cessão de crédito rural e operações com risco de crédito – carteira comercial, que inclui operações de debêntures e notas promissórias; e (5) Acumulado 12 meses.

CONTATO:

Sra. Ivani Benazzi de Andrade
Tel.: 11-2178-6218
e-mail: 4823.ivani@bradesco.com.br

ou Sr. Carlos Tsuyoshi Yamashita
Tel.: 11-2178-6204
e-mail: 4823.carlos@bradesco.com.br

FONTE Banco Bradesco S.A.

SOURCE Banco Bradesco S.A.

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services