Berg Pharma Apresenta as Principais Conclusões sobre Biologia de Sistemas de Câncer e Metabolismo Mitocondrial na Conferência da AACR

Apr 05, 2012, 12:59 ET from Berg Pharma

CHICAGO, 5 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- A Berg Pharma, companhia farmacêutica sediada em Boston, apresentou hoje, no 103o encontro anual da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR), novos dados relacionados a uma compreensão mais profunda do metabolismo das células cancerosas.  A companhia fez um total de 5 apresentações no encontro sobre biologia da célula endotelial relacionada à angiogênese do tumor, fluxo mitocondrial nas células cancerosas na preparação para o tratamento do câncer, sinergia do BPM 31510 – que é o medicamento oncológico líder da Berg em desenvolvimento com a gemcitabina – e o uso de Interrogative Biology® nos estudos de biologia dos sistemas de câncer. O BPM 31510 está agora em estudos de Fase I para os tumores sólidos, refratários e avançados e a companhia planeja começar, este ano, os estudos de Fase III com o formato tópico da tecnologia para o carcinoma de célula escamosa.

(Logo:  http://photos.prnewswire.com/prnh/20120404/CL82745LOGO )

O médico Seth Corey, Diretor do Centro de Desenvolvimento de Medicamentos do Children's Memorial Research Center e do Robert H. Lurie Comprehensive Cancer Center da Northwestern University chamou a abordagem de biologia de sistemas "a tecnologia mais revolucionária da medicina moderna" e acrescentou: "considerando o que sabemos sobre a heterogeneidade e complexidade dos tumores, a abordagem de sistemas e o metabolismo do câncer como alvo constituem juntos a trilha mais segura para um tratamento mais eficaz."

A equipe de pesquisa empregou a plataforma de descoberta Interrogative Biology® que adota uma abordagem agnóstica da modelagem biológica, segundo a qual os modelos de sistemas com perturbações e microambientes relevantes à doença são submetidos a algoritmos AI-Bayesianos.  O produto gerado identifica então as assinaturas nodais normais da doença que refletem os pontos de pressão patológica.  Estes são então usados para identificar e validar os biomarcadores e alvos terapêuticos e agilizar o processo de desenvolvimento de medicamentos. "Esta abordagem inovadora da plataforma tecnológica Interrogative Biology® da Berg servirá como uma ferramenta essencial para a descoberta de cinases até agora não caracterizadas e promover a patofisiologia do câncer", informou Vivek Vishnudas, Diretora de Assuntos Científicos.

A Berg Pharma tem um forte compromisso com a pesquisa translational, seja do paciente ao atendimento do paciente, e já posicionou seus recursos para compreender como as alternâncias e disfunções do metabolismo mitocondrial, tais como o efeito Warburg, a oxidação, o estresse e a inflamação levam a fenótipos de doença tais como câncer, diabetes e doenças do SNC.  "A Berg está pronta para enfrentar os desafios desses processos patológicos utilizando as tecnologias mais avançadas e os produtos não óbvios de nossas plataformas para transformar a biointeligência recolhida a uma terapêutica viável e a diagnósticos astutos", comentou Niven R. Narain, Co-Fundador, Presidente e CTO da Berg Pharma.

Os princípios básicos da plataforma envolvem a integração de leituras "multi-ômicas", inclusive perfis de atividade de cinase, mudanças em fosfoproteomas e mudanças globais na expressão de proteínas, seguido de interações causais entre as entidades moleculares acima mencionadas usando os algoritmos Bayesianos.  Como disse Ranga Sarangarajan, VP Sênior e CSO, "uma identificação e validação imparciais feitas com o uso destas abordagens biológicas em rede traduz-se numa nova e robusta linha de produtos terapêuticos para doenças afetadas pelas alterações do metabolismo mitocondrial."

Sobre a Berg Pharma

A Berg Pharma é uma companhia farmacêutica sediada em Boston e empresa controladora da Berg Biosystems e Berg Diagnostics. Nosso foco de pesquisa busca entender como as alterações no metabolismo se relacionam com o início da doença.  Já conseguimos transformar constatações de alta importância em fatores de controle metabólico e, mais especificamente, nos elementos subjacentes da Hipótese Warburg. A companhia trabalha no momento com o desenvolvimento de uma linha aprofundada de tecnologias em estágio inicial para a abordagem de doenças do SNC e doenças metabólicas, a qual complementa sua atividade de estudos clínicos de estágio avançado em câncer e prevenção da quimiotoxicidade. Armada pelo uso da plataforma de descoberta que traduz a produção biológica numa terapêutica viável e numa biblioteca robusta de biomarcadores, a Berg Pharma está preparada para transformar em realidade sua busca de um futuro com mais saúde para todos.

FONTE  Berg Pharma

FONTE Berg Pharma