Blog Gasto Consciente - Idosos são maioria entre inadimplentes

SÃO PAULO, 21 de junho de 2013 /PRNewswire/ -- O cruzamento da inadimplência no comércio com a faixa etária do consumidor mostra que 25% dos inadimplentes tem mais de 65 anos. Na série histórica, iniciada em janeiro de 2013 até o maio, esse comportamento tem se repetido invariavelmente, segundo medição realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

"A facilidade que aposentados e pensionistas têm para conseguir empréstimos consignados, aliada ao fraco planejamento financeiro, acaba por comprometer uma parcela significativa da renda destas pessoas. Além disso, o empréstimo de nome para terceiros e a natural redução da renda nessa de idade são agravantes", afirma a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos.

Segundo dados do SPC e da CNDL, em torno de 50% dos 50,77% consumidores inadimplentes apresentam dívidas com valores acima de R$ 500 entre janeiro e maio de 2013.

No Brasil, a situação tende a ser agravar no longo prazo. Atualmente, quase metade dos brasileiros, 48% do total, não faz nenhum tipo de contribuição para quando deixar o mercado de trabalho. Apenas 42% recolhem para o INSS, segundo o indicador da Serasa Experian de Educação Financeira do Consumidor. Os conscientes e precavidos, que além da previdência social também contribuem para planos de previdência privada, somam 5% – outros 2% têm apenas previdência privada e 3% não souberam responder.

Para ler mais acesse: www.gastoconsciente.com.br

Sobre Gasto Consciente: O blog presenta temas relacionados a vida e dinheiro, por meio  de imagens, gráficos e textos. As  informações, provenientes de  leitores ou de profissionais especializados, podem abordar a poupança planejada, a  aplicação financeira  e o gasto de recursos.

Contato: gastoconsciente@gmail.com
Adriana Aguilar
www.gastoconsciente.com.br

FONTE Blog Gasto Consciente

SOURCE Blog Gasto Consciente

RELATED LINKS

Best of Content We Love 2014

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services