Blog Gasto Consciente - Ritmo de novos investidores de ações segue modesto há três anos

SÃO PAULO, 1 de julho de 2013 /PRNewswire/ -- O índice  mais famoso da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa, continua patinando  e, ao mesmo tempo, as pessoas físicas continuam reticentes às ações, talvez, até migrando para outros investimentos. De 2010 para cá, o número de investidores em ações fica em torno de 600 mil pessoas.

Um estudo divulgado pelo Centro de Estudos de Mercado de Capitais (Cemec) mostra que a base de investidores pessoas físicas é muito pequena no Brasil. Da mesma forma, o número de companhias listadas na bolsa brasileira está longe de alcançar o número de empresas presentes nas bolsas dos outros países do grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China).

Na China, por exemplo, apesar do baixo nível de educação no país, a população tem mais familiaridade com teoria de portfólio de investimento e menor entendimento de diversificação. As pessoas não percebem valor em renda fixa, por isso, apresentam maior propensão a assumir maiores riscos, especulação e negociação ativa. Há 95 milhões de investidores em ações na China, com uma população de 1,34 bilhão de pessoas. Ou seja, a relação entre investidores e população é de 7,1%. No Brasil, no final de 2012, havia 580 mil investidores de ações diante de uma população de 192 milhões de pessoas. A relação é de 0,3%.

Para ler mais acesse: www.gastoconsciente.com.br

Sobre Gasto Consciente: O blog presenta temas relacionados a vida e dinheiro, por meio  de imagens, gráficos e textos. As  informações, provenientes de  leitores ou de profissionais especializados,  podem abordar a poupança planejada, a  aplicação financeira  e o gasto de recursos.

Contato: gastoconsciente@gmail.com
Adriana Aguilar
www.gastoconsciente.com.br

FONTE Blog Gasto Consciente

SOURCE Blog Gasto Consciente

RELATED LINKS

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services