Clínica Literária: II Seminário do Comitê dos Atingidos pela Copa discute situações polêmicas

Um dos expositores será Luís Peazê, autor do livro "Futebol 10x0 no Estado de Direito"

Jun 13, 2013, 12:18 ET from Clínica Literária

BELO HORIZONTE, Brasil, 13 de junho de 2013 /PRNewswire/ -- Acontece nos dias 13 e 14 o II Seminário do Comitê dos Atingidos pela Copa, no âmbito do Programa Pólos de Cidadania da Faculdade de Direito da UFMG. O evento será realizado no auditório da Faculdade de Arquitetura, Rua Paraíba 697, bairro Funcionários em Belo Horizonte. De cunho acadêmico, mas também aberto ao público em geral, o seminário discutirá as violações dos direitos do cidadão pelas iniciativas de promoção e realização da Copa das Confederações de Futebol e Copa do Mundo.

Um dos painelistas será o escritor jornalista Luís Peazê, autor do livro Futebol 10 x 0 no Estado de Direito, livro-reportagem que disseca o super poder da FIFA, proprietária da franquia Futebol. O livro de Peazê fez parte da bibliografia da pesquisadora de direito da UFMG Luara Colpa.

O II Seminário do Comitê dos Atingidos pela Copa (com capítulos em várias capitais do Brasil), inclui debates sobre as interdições de espaços públicos, proibições de atividades dos cidadãos, comerciais e cívicas, remoção de habitações para privilegiar implementações, inclusive temporárias, da FIFA e inúmeras outras agressões ao Estado de Direito, que vão desde licitações públicas e projetos urbanos altamente prejudiciais à qualidade de vida das populações de cidades.

Peazê resume seu trabalho assim: "A metáfora de uma goleada de 10 x 0 é até simplória. A FIFA funciona num sistema que passa por cima do Estado de Direito, há décadas, e no mundo todo. O aparato do Direito Desportivo, no que se refere ao Futebol, funciona em harmonia ao direito civil apenas oportunisticamente, é precário, insuficiente e favorece o super poder da FIFA. Definitivamente a FIFA deve mudar e com urgência. www.clinicaliteraria.com.br/news.

Sobre a Clínica Literária: é uma editora, agência de notícias e serviços de traduções. Mais informações com:

Sara JJ
+55 +21 3648 5413
contato@clinicaliteraria.com.br  
www.clinicaliteraria.com.br/news  

FONTE Clínica Literária

SOURCE Clínica Literária



RELATED LINKS

http://www.clinicaliteraria.com.br