FiSA 2012 destaca aliança entre as indústrias de alimentos e fármacos A busca pela saudabilidade foi a principal tendência apontada pela Food Ingredients South America 2012, que também destacou a aproximação das duas maiores indústrias do Brasil, alimentícia e farmacêutica, para o desenvolvimento de novos produtos

SÃO PAULO, 27 de setembro de 2012 /PRNewswire/ -- Com um balanço positivo para os próximos anos da indústria alimentícia e batendo os recordes em tamanho, número de visitantes e satisfação dos expositores, a Food Ingredients terminou no dia 20 apresentando para a América Latina a próxima geração de ingredientes que movimentarão a questão da saudabilidade no país. Com 250 expositores representando mais de 500 marcas, a FiSA reuniu 11.255 profissionais vindos do Brasil e de diversos países para debater temas de grande apelo para o desenvolvimento de novos produtos pela indústria, a  utilização de ingredientes saudáveis e a maneira de torná-los acessíveis à todos os consumidores.

As grandes expectativas do evento foram confirmadas com o intenso movimento deste mercado. Segundo uma pesquisa de 2011 da ABIA – Associação Brasileira da Indústria Alimentícia, as empresas brasileiras de alimentos e bebidas faturaram no respectivo ano, US$ 383,3 bilhões, tornando-se a principal indústria para a economia do país.

Durante os três dias de evento temas como controle de peso, saúde óssea e cardiovascular, redução de sal e açúcar, sustentabilidade, nutracêuticos, conceito de beleza de dentro pra fora e produtos antienvelhecimento tiveram destaque. Caso da DSM que montou um supermercado do futuro, local onde demonstraram como os ingredientes de nutrição e saúde dão forma às indústrias de alimentos e bebidas. As novidades da Gelita do Brasil ficaram por conta do Pargel, uma proteína de colágeno que pode ser utilizada em salsicha, hambúrguer e salame, e do Termagel, gelatina que oferece resistência térmica para confeitaria.

Já a Tate & Lyle lançou o Estevia TASTEVA™ e o Sucralose SPLENDA®, dois ingredientes utilizados para diminuir o número de calorias e de açúcar em bebidas, como o refrigerante. As soluções para produtos de panificação e confeitaria também foram cases da Tate & Lyle, com o REBALANCE® e o ENRICH®, dois serviços que promovem a redução de açúcar e o enriquecimento dos pães com fibras.

Totalmente alinhada com as indústrias alimentícia e farmacêutica e já trabalhando no que o futuro deste mercado prevê, a M.CASSAB apresentou inovações para a fortificação de alimentos, substituição do açúcar, além de soluções e compostos energéticos de alto valor nutricional. Já a Maian trouxe o TCP, um triglicerídeo que atua como fonte direta de energia e é prontamente absorvido pelo organismo, porém não acumula gordura no corpo. A Corn Products aproveitou a reunião do mercado durante a FiSA para lançar sua nova marca, a Ingredion.

Suplementos, vitaminas, ingredientes dietéticos e para nutrição esportiva também ganharam espaço nas empresas que sinalizaram alimentos nutracêuticos na planta para chamar a atenção para esses produtos do mercado que cresce três vezes mais do que o de alimentos industrializados convencionais. Atualmente em destaque, esse setor é movimentado pela demanda dos consumidores que se preocupam com saúde, bem estar e qualidade de vida.

Outros destaques da Food Ingredients estavam ligados diretamente à área esportiva com temas como a recuperação muscular e o condicionamento físico. Empresas como Ajinomoto, DuPont e Makeni trouxeram soluções em Nutrição Esportiva e Suplementos Alimentares.

Como momento marcante, o primeiro dia do evento foi plataforma para o lançamento de um dos maiores programas dirigidos ao mercado de ingredientes para a indústria alimentícia, o Brasil Ingredients Trends 2020. Elaborado pelo ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos, o estudo preliminar contou com 20 patrocinadores e teve como objetivo principal nortear os esforços de PD&I das áreas de ingredientes e alimentos.

O lançamento foi apenas a abertura do Seminar Sessions, palestras que apresentaram diferentes tecnologias de diversos expositores. As alternativas naturais para substituição de açúcar, estabilização e espessamento de bebidas, inovações em cacau, chocolate, superfrutas e panificação, uso da pectina, antioxidantes, ingredientes naturais e inovadores para a saúde, ingredientes funcionais, nutrição e bem estar foram algumas das pautas discutidas.

As Tendências e Desafios na Indústria de Alimentos e o Papel do Fornecedor de Ingredientes neste Contexto nortearam o Workshop promovido pela ABIAM em parceria com a FiSA. O debate realizado na parte da manhã do dia 19 de Setembro, reuniu órgãos governamentais, associações, institutos e fabricantes para falar sobre a relação da indústria de ingredientes com relação ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios, as políticas nacionais e sua ligação com o setor industrial. O encontro evidenciou o posicionamento do setor e suas intenções em desenvolver o mercado juntamente com as associações e os fabricantes da área.

O Fi Conferences, programa de conteúdo, trouxe seis módulos para discutir nutrição esportiva, segurança alimentar, suplementos alimentares, novos aromas e sabores, tendências e marketing, além de alimentos funcionais e nutracêuticos. Para Hélvio T. Collino, presidente da ABIAM e diretor da Labonathus "O conteúdo das conferências mostrou que nosso país está em um excelente patamar em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos", o que foi confirmado durante a palestra da Givaudan, feita pelo Eduardo Fontcuberta – diretor de marketing para América Latina da empresa apresentando alternativas para transformar a redução de sal e açúcar em excelentes experiências de consumo.

Ainda como destaque, as líderes de mercado de pesquisa Euromonitor, Mintel, Bureau de Soluções, EAS e Innova Market Insights apresentaram no Fórum Food & Marketing as tendências e oportunidades do setor até 2015. Para o palestrante Francisco Redruello, analista de alimentos sênior do Euromonitor "a participação em conferências é uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas com conhecimentos e histórias diferentes, ou seja, uma chance de ampliar sua visão de mercado trocando experiências e vivências com colegas de profissão", conclui o palestrante.

No dia 19 também aconteceu Food Safety, onde os temas regulamentação e legislação foram abordados. Este bloco foi encerrado pela palestrante Deise Marsiglia, do Instituto Adolpho Lutz e RENALI – Rede Nacional de Análise de Alimentos, que destacou a ótima oportunidade para estreitar o contato direto com produtor de alimentos. "Atuamos no controle de qualidade do produto como um órgão oficial, por isto é muito oportuno participar do Fi Conferences, pois esclarece e aproxima estas duas partes, que às vezes tem uma relação um pouco conflituosa", finaliza Deise.

E também foi durante a FiSA que a capital paulista conheceu, em uma grande festa realizada no Moinho Santo Antonio, as melhores soluções em ingredientes e produtos para a indústria alimentícia. O Fi Excellence Awards reconheceu o PuraQ Arome NA4 – da Purac Sínteses, como o Ingrediente Alimentício mais Inovador, o Bolo de Caneca – da Dr. Oetker como o Produto Alimentício Mais Inovador e o Piracanjuba Zero Lactose – da Laticínios Bela Vista como o Produto Nutracêutico / Funcional Mais Inovador. "Essa premiação reafirma nosso comprometimento em oferecer aos consumidores produtos inovadores, saudáveis e de qualidade", afirma Helena Helena Camargo, Coordenadora de Pesquisa & Desenvolvimento da Piracanjuba.

Agora, a expectativa fica para o evento de 2013 que já tem data marcada para o dia 6, 7 e 8 de agosto, período que será realizada mais uma edição da Food Ingredients South America que, acompanhando as tendências do setor em busca da saudabilidade, ocorrerá em paralelo a outros dois eventos CPhI South America e Hi South America.

Serviço:
Fi South America 2013
06 a 08 de Agosto de 2013
Expo Center Norte – São Paulo – SP
www.fi-events.com.br

Sobre a UBM Brazil:

No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios. Com escritório na cidade de Barueri, em São Paulo, a UBM Brazil conta com a colaboração de mais de 60 funcionários e realiza atualmente mais de 15 feiras de negócios no Brasil, promovendo diversos segmentos da indústria, tais como Construção civil, Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, Produção Agrícola, Design e Fabricação de Equipamentos Médicos, Sistemas Embarcados, Indústria Naval e Offshore, Ingredientes Farmacêuticos, Ingredientes Alimentícios, Produtos e ingredientes nutracêuticos e Responsabilidade Social.

Informações para imprensa:
MM Comunicação Empresarial - (11) 2769-7743
Carolina Rubinatocarolina.rubinato@mmagencia.com.br -  Tel: (11) 9670-3507
Lais Oliveiralais.oliveira@mmagencia.com.br - Tel: (11) 6293-6898
www.mmagencia.com.br

FONTE Fi South America

SOURCE Fi South America



RELATED LINKS
http://www.fi-events.com.br

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.