Hotéis mais sustentáveis: Meliá bate recorde em seu modelo de gestão ambiental e supera seu objetivo estratégico Seu programa de eficiência energética se consolida em nível global, alcançando 70% de seu portfólio e reduzindo as emissões de CO2 em 7,3% por estada no período 2012-2013

A Meliá supera o objetivo de redução de emissões delineado em seu Plano Estratégico 2012-2014

A Companhia visa assegurar a plena integração de seus padrões de sustentabilidade em seu modelo global de negócio

SÃO PAULO, 17 de abril de 2014 /PRNewswire/ -- A Meliá Hotels International segue consolidando seu modelo de gestão sustentável, como demonstram seus novos recordes de redução de consumo energético e hídrico alcançados em 2013, fruto dos avanços realizados no Projeto SAVE, o programa de redução e eficiência energética da Companhia.

Este projeto, criado há oito anos, se converteu em uma iniciativa estratégica para reduzir o impacto ambiental da hoteleira e já envolve mais de 70% de seus hotéis em 20 países, demonstrando a rentabilidade do modelo de gestão eficiente da Meliá Hotels International.

Suas principais linhas de trabalho são o rastreamento e o controle da demanda energética, a padronização de sistemas e produtos eficientes, o estudo e viabilidade dos investimentos relacionados à economia energética e a sensibilização dos colaboradores da Companhia.

O conjunto de atuações implantadas por meio do Projeto SAVE permitiu à Meliá Hotels International obter uma redução econômica acumulada de 3.5 milhões de euros em 2013. Além disso, no período 2012-2013 foram alcançadas reduções de 7.3% de quilogramas de CO2 por estada e de 7.9% de m3 de água comparado à média dos anos 2007-2011, correspondentes ao Plano Estratégico anterior da Companhia. Com estas cifras, a Meliá superou seu objetivo de redução de emissões em seu atual Plano Estratégico 2012-2014.

Nos investimentos realizados em 2013, destaca-se a substituição maciça em cinquenta hotéis da Europa de 22.000 lâmpadas convencionais por outras mais eficientes e de maior vida útil, apostando na tecnologia LED.

A hoteleira também aposta na execução de projetos de eficiência energética mediante o modelo ESCO. É o caso dos investimentos realizados em 2013 no projeto Calviá Beach Resort, em Mallorca, pelo qual se modificou o sistema de produção de calor e o projeto de controle e redução da demanda energética no hotel Meliá Barcelona Sky, que já teve uma redução de consumo de 15%.

As economias se quantificam em termos de custo, consumo e emissões de CO2, permitindo assim uma análise de sustentabilidade econômica, energética e ambiental de cada um dos estabelecimentos. A metodologia de medição está avalizada e certificada pela empresa Bureau Veritas e no processo de auditoria pela PWC.

Além disso, a gestão desta informação unida a um sistema de correção baseada na ocupação hoteleira permitiu orçar valores em unidades de consumo e associá-los à retribuição variável dos diretores dos hotéis, comprometendo-os com o modelo de gestão ambiental da Companhia. Com a iniciativa, a Meliá planeja assegurar que seus padrões de sustentabilidade sejam cumpridos mundialmente em todos os seus estabelecimentos e se consolidem em seu modelo de negócio.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta na Espanha, que opera e distribui mais de 365 hotéis em 40 países sob as marcas: Gran Meliá, Meliá Hotels & Resorts, Paradisus Resorts, ME by Meliá, Innside by Meliá, Tryp by Wyndham e Sol Hotéis. O foco estratégico na expansão internacional a converteu na primeira hoteleira espanhola com presença na China, Estados Unidos e Emirados Árabes, além de manter sua liderança em mercados tradicionais como a Europa, América Latina e o Caribe. Junto a este alto grau de internacionalização, seu diversificado modelo de negócios - que impulsiona seu posicionamento entre as principais gestoras hoteleiras do mundo -, o crescimento apoiado em grandes alianças estratégicas e sua aposta no turismo responsável são as grandes fortalezas da Meliá Hotels International, sendo a companhia turística espanhola com maior reputação corporativa (Merco 2013).

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International segue crescendo no Brasil, um dos mercados emergentes mais importantes em sua estratégia de internacionalização, onde já administra 15 hotéis localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham.

A Meliá Hotels International Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis "business" e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento "resort".

Próximas Aberturas no Brasil: Meliá Barra (PE), Innside Barra (PE), Innside Santos (SP), TRYP Belo Horizonte (MG) e TRYP Itaboraí (RJ).

www.melia.com

CONTATO: Denise Meyer
Diretora de Marketing / Marketing Director
Brasil
Meliá Hotels International
Tel.: (55-11) 3043-8484
E-mail: denise.meyer@melia.com.br

 

FONTE Meliá Hotels International

SOURCE Meliá Hotels International



RELATED LINKS
http://www.melia.com

More by this Source


Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.