InfraPortos South America: Fórum reúne em Santos secretarias de vários estados para discutir avanços conjuntos no setor portuário Integração de modais, redução de custos e nova Lei dos Portos nortearão discussões de secretários estaduais no Fórum Nacional de Secretários da Indústria Naval, Portuária e Correlatas

SANTOS, Brasil, 10 de outubro de 2013 /PRNewswire/ -- "A Lei 12.815 (nova Lei dos Portos) é só o começo da caminhada. A legislação entre os estados difere muito e precisa ser unificada". A declaração é do Secretário Estadual da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, e reflete a necessidade dos estados brasileiros na busca pela eficiência portuária e de transportes. Sob esta premissa, representantes dos governos estaduais responsáveis pelo desenvolvimento do setor se reunirão em Santos, no próximos dias 24 e 25 de outubro, na 4ª edição do Fórum Nacional de Secretários da Indústria Naval, Portuária e Correlatas (IV Fonseinp).

O fórum integra a grade daInfraportos South America e vai discutir questões como as implicações da nova legislação portuária (Lei n. 12.815/2013), bem como temas relacionados à cabotagem, Conaportos (Comissão Nacional das Autoridades nos Portos), CNPA (Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem) e Prepom (Programa do Ensino Profissional Marítimo Atividades Correlatas).

"Precisamos ter um representante das secretarias estaduais de governo no Conaportos, discutir o aumento de calado para permitir a atracação de navios de maior porte, além de reduzir a burocracia documental, o custo da praticagem, entre outros", explica o presidente do Fonseinp, Carlos Costa. Ele alerta também para a necessidade de redução de custos para a viabilização da cabotagem nacional. "O custo do combustível hoje para navios brasileiros corresponde a 80% do valor total da operação. Situações como esta precisam ser revistas e a marinha mercante, fortalecida. Sem ela não se tem um Brasil competitivo internacionalmente", complementa o secretário.

A primeira edição do Fonseinp foi realizada em Salvador (BA). O estado é o primeiro a designar uma secretaria para a atividade portuária e pretende instalar uma nova escola de formação de oficiais de marinha mercante nos próximos anos. Os demais encontros aconteceram em Florianópolis (SC), e em 2012, em Vitória (ES). Para Costa, a integração àInfraportos South America "só nos traz mais força e oportunidades para avançamos em um diálogo comum. A expectativa é reunir um público qualificado, totalmente voltado às questões apontadas acima e que vislumbrem o crescimento portuário do país".

Assessoria Imprensa - Conteúdo Empresarial
www.conteudonaweb.com.br  
Tel.: (13) 3304.7437 / 3304.7438 / (11) 3079.6339

FONTE InfraPortos South America

SOURCE InfraPortos South America




Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.