Missão técnica apresenta experiência britânica em PPPs

Reino Unido está disseminando as melhores práticas desse modelo aos gestores brasileiros

Aug 03, 2015, 16:00 ET from Arup

SAO PAULO, 3 de agosto de 2015 /PRNewswire/ -- A LSE Enterprise e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) realizaram, com o patrocínio da Embaixada Britânica no Brasil, uma missão técnica em Londres, no final de junho. Ela consistiu de palestras com especialistas e visitas técnicas, analisando experiências de sucesso de PPPs (Parcerias Público-Privadas), além de alertar também sobre riscos, que podem servir como meio de aprimorar futuros projetos.

O evento é parte de diversas iniciativas dos britânicos de disseminar no Brasil as melhores práticas de PPPs, através do Prosperity Fund (Fundo de Prosperidade), um programa de cooperação que visa contribuir para o desenvolvimento da economia em países emergentes. Estiveram presentes representantes do Governo Federal, do Governo Paulista e de outros estados. Da iniciativa privada compareceram executivos das maiores empresas de engenharia do Brasil, como a Arup.

Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Estação St. Pancras para conhecer o High Speed One – o Trem de Alta Velocidade 1. A visita foi guiada pela Arup, responsável pelo projeto, que também recebeu os membros da delegação em sua sede para apresentar a empresa e estudos de caso na área de transporte. Eles também visitaram a Elizabeth Garrett Anderson School (EGA), parte da iniciativa "Escolas para o Futuro", implementada por meio de PPPs. Nessa escola também ocorreu um workshop com especialistas sobre PPPs na área de educação, promovendo uma troca de experiências entre os participantes.

Os integrantes da missão técnica também participaram de um workshop na LSE, instituição responsável por programas de educação executiva voltados para PPPs, programas de Doutorado, Mestrado, MPA e projetos de consultoria como estruturação de PPPs, modelagem econômico-financeira e análise estratégica.

Visando as melhores práticas de gestão de resíduos, os membros da missão técnica visitaram a unidade integrada de tratamento de lixo Southwark, que contém uma instalação de recuperação de materiais e uma de tratamento mecânico biológico, um centro público de reutilização e reciclagem e um centro de visitantes e ensino. Eles também participaram do seminário de negócios "Business Opportunities in the Northeast of Brazil", na embaixada brasileira em Londres.

Os integrantes da missão tiveram a oportunidade de conhecer a House of Commons, a câmara baixa do Parlamento do Reino Unido e, no último dia, participaram de um seminário para oportunidades de negócios e apresentação de experiências práticas a investidores e empresas britânicas, no RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors).

De acordo com Magda Lutterbach Lopes, gerente de projetos da Arup, o evento "foi uma ótima oportunidade para o intercâmbio de experiências sobre PPPs. É muito gratificante poder conhecer a realidade de países com bastante tradição nessa área, e poder disseminar e aplicar esse conhecimento no Brasil".

SOBRE A ARUP

A Arup é uma empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria, reconhecida mundialmente por seus projetos inovadores e sustentáveis. A empresa tem grande atuação no Brasil e conta com uma capacitada equipe técnica no país. Em São Paulo, a Arup está atuando na revitalização do Porto de Santos e no projeto do Parque da Cidade; no Rio de Janeiro, vem trabalhando em projetos relacionados à Olimpíada de 2016, como a expansão do metrô da cidade, a Vila Olímpica e as arenas dos jogos. Em nível nacional a Arup tem atuado também em relevantes projetos de infraestrutura, assessoria técnica e parcerias público privadas (PPPs). Fundada em 1946, a empresa tem grandes projetos realizados em mais de 160 países, como a Sydney Opera House (Austrália), o trem Londres-Paris High Speed 1 (Inglaterra), a arena esportiva Ninho do Pássaro (China) e o centro aquático Cubo d'água (China). A Arup tem 12.000 funcionários, em seus 92 escritórios espalhados por 40 países, sendo dois no Brasil: Rio de Janeiro e São Paulo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Race Comunicação
Tel: (11) 2894-5607 / 2548-0720
Alan Mariasch - alan@agenciarace.com.br
Marianne Mitsui - mariannemitsui@agenciarace.com.br  
www.RaceComunicacao.com.br

FONTE Arup

SOURCE Arup



RELATED LINKS

http://www.arup.com