"Oportunidades e desafios da Governança Corporativa" reitera a necessidade de maior transparência nas organizações para garantir credibilidade aos acionistas Evento realizado ontem em São Paulo reuniu mais de 100 convidados, dentre eles executivos de RI e de Governança Corporativa

SÃO PAULO, 23 de maio de 2013 /PRNewswire/ -- O MZ Group, maior empresa de consultoria e serviços em relações com investidores do mundo, em parceria com a LEAD, o Machado Meyer Advogados e a BoardVantage (Califórnia, EUA), realizou ontem o evento "Oportunidades e desafios da Governança Corporativa" em São Paulo. Mais de 100 participantes, dentre eles executivos de relações com investidores ("RI") e de Governança Corporativa, puderam avaliar o panorama atual das práticas das Secretarias de Governança Corporativa no Brasil e no mundo.

O evento foi liderado por Rodrigo Alves, presidente da LEAD e do MZ Group para a América Latina, e contou com a participação de renomados profissionais do mercado: Michelle Landy, Diretora Jurídica da Vivo, Adriana Pallis Romano, Sócia do Machado Meyer Advogados, Douglas de Almeida, Gerente de Governança Corporativa do GRU Airport, Gisélia Silva, Gerente da CPFL Energia, Sandra Guerra, Sócia-fundadora da Better Governance e Geraldo Colonhezi Jr, Sócio e Managing Director da LEAD.

Michelle Landy iniciou a reflexão apresentando a visão geral das Secretarias de Governança Corporativas no Brasil. Durante a exposição, a palestrante apresentou o histórico político-econômico da implementação das Secretarias no país e reforçou sua importância como guardiã de boas práticas entre os diversos fóruns envolvidos e na fiscalização das práticas corporativas no dia-a-dia.

Adriana Romano, Douglas de Almeida e Gisélia Silva, participantes do painel "Estudos de Casos em Estruturação de Secretarias de Governança", fizeram um paralelo sobre a implantação de secretarias de Governança Corporativa no cenário internacional e no Brasil, afirmando que aqui ainda estamos na fase inicial deste processo, mas que com as instruções 480 e 481 da CVM, a qualidade das informações prestadas em ocasião das Assembleias Gerais vem crescendo substancialmente, mostrando uma maior adesão das organizações às boas práticas de Governança Corporativa.

Ao término das reflexões do painel, Rodrigo Alves complementou dizendo que "a implementação das Secretarias de Governança nas empresas ainda se encontra em estágio evolutivo. Ainda há um número pequeno de empresas no Brasil que possui uma área de Governança Corporativa estruturada, no entanto, há um movimento cada vez maior nessa direção, como é o caso da Vivo, da GRU Airport e CPFL Energia".

Geraldo Colonhezi apresentou, na segunda parte do evento, as melhores práticas de Governança Corporativa adotadas por empresas em todo o mundo. Neste levantamento, o destaque foi a companhia indiana Infosys Limited. O executivo também destacou que atualmente há uma tendência dos investidores focarem cada vez mais na avaliação da atuação dos conselheiros dos comitês de governança das empresas. Outro aspecto ressaltado é a grande disposição das companhias de implementarem um comitê de governança corporativa voltado para as práticas de sustentabilidade.

Sandra Guerra encerrou as apresentações do dia destacando que atualmente alguns investidores procuram uma interação maior com as empresas investidas, não se limitando somente à área de RI, pois estão interessados em conhecer melhor sua estratégia e ações de sustentabilidade, buscando, assim, um contato mais próximo com o centro de tomada de decisão das companhias: os Conselhos de Administração. Neste contexto, Sandra vê uma grande oportunidade para os profissionais de Governança Corporativa funcionarem como uma ponte entre eles.

Ao final da apresentação, houve debate entre os palestrantes dos painéis e o público participante.

A revista Capital Aberto, o IR Global Rankings, a Assembleias Online, a B.I. International, o IBGC, o EBR eventos, os portais Acionista.com.br e a Bússola do Investidor apoiaram a realização do evento.

Para conferir as imagens, acesse nossa fanpage do Facebook (www.facebook.com.br/MzGroupBrasil)

Sobre o MZ Group (www.mzgroup.com): O MZ Group é uma empresa do Grupo Attitude e maior companhia independente do mundo em relações com investidores (one-stop-shop em consultoria estratégica, serviços integrados e tecnologia). Fundada em 1999, o MZ Group tornou-se uma multinacional brasileira com sede em São Paulo e escritórios próprios em Atlanta, Beijing, Chicago, Hong Kong, Nova York, San Diego, Sydney, Taipei e Vancouver. Entre os serviços prestados destacam-se: consultoria estratégica - gaps de valor, gaps de percepção, gestão de riscos, reputação empresarial e coaching de executivos/conselheiros; serviços integrados - planejamento e operacionalização de programas globais de RI, targeting de investidores, non-deal roadshows, inteligência de mercado e eventos; e tecnologia - infraestrutura completa (CRM, websites/aplicativos, webcasts, webanalytics/SEO e assembleias online) e base de dados aplicada (IR Navigator).

Informações para a imprensa:
MZ Group
Paula Moscardipr@mzgroup.com

FONTE Oportunidades e desafios da Governança Corporativa

SOURCE Oportunidades e desafios da Governança Corporativa

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services