Pela primeira vez, a volatilidade do preço da energia e a recessão substituíram o quadro climático como principais problemas para os líderes do setor de energia - Conselho mundial da energia

JOANESBURGO, 18 de fevereiro de 2014 /PRNewswire/ -- A alta volatilidade do preço da energia, pela primeira vez, substituiu o quadro climático global como principal incerteza crítica que afeta a agenda mundial de energia, de acordo com o relatório World Energy Issues Monitor de 2014, divulgado pelo Conselho mundial da energia (World Energy Council,WEC).

A incerteza do quadro climático global, embora ainda seja uma questão importante, é vista pelos líderes do setor de energia como tendo agora menor impacto que nos últimos três anos do estudo. Ao mesmo tempo, a captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS, pela sigla em inglês) continua a ser vista como uma tecnologia com impacto limitado no setor de energia, mantendo-se a mesma tendência dos últimos três anos.

Ao falar no lançamento de relatório, Christoph Frei, Secretário-Geral do WEC, afirmou:

"O fato de tanto o quadro climático como a CCUS serem vistos como questões de menor impacto é uma má notícia em termos da redução de emissões e do desenvolvimento de uma infraestrutura de energia robusta e sólida. Os nossos sistemas de energia encontram-se em expansão e transição massivas, e os sinais que vemos hoje são uma evidência clara da necessidade urgente de enquadramentos mais robustos, coerentes e de longo prazo para planejar nosso investimento futuro."

O estudo do WEC também concluiu que os líderes do setor de energia estão cada vez mais preocupados com a capacidade do setor de acessar os mercados de capital para obter financiamentos para a infraestrutura de energia, ao se depararem com um cenário de recessão contínua.

Ao mesmo tempo, a energia renovável e a eficiência energética continuam a ser motivo de preocupação, à medida que o crescimento passa da Europa e América do Norte para o Oriente Médio, onde o consumo cresce de maneira rápida. As grandes centrais de energia hidrelétrica voltam à agenda, existindo um potencial significativo não aproveitado na África Central, América Latina, Rússia e Canadá.

O relatório World Energy Issues Monitor de 2014 é o resultado de um estudo de seis meses que coletou a visão de mais de 800 líderes do setor de energia, entre eles ministros, diretores e presidentes dos comitês nacionais de membros do WEC de 84 países. O relatório observa a agenda global de energia e analisa as tendências e perspetivas em seis regiões do mundo e em 24 países.

O estudo evidencia a existência de fortes diferenças regionais. Além do preço da energia, as principais incertezas críticas a nível regional são:

  • África: quadro climático, preço das matérias-primas
  • Ásia: energia renovável
  • Europa: recessão global
  • América Latina e Caribe: preço das matérias-primas, mercados de capital
  • Oriente Médio e África do Norte: eficiência energética, energia renovável
  • América do Norte: energia nuclear, mercados de capital

Baixe o relatório em: http://www.worldenergy.org/publications

FONTE  World Energy Council

FONTE World Energy Council

SOURCE World Energy Council



RELATED LINKS
http://www.worldenergy.org/publications

Custom Packages

Browse our custom packages or build your own to meet your unique communications needs.

Start today.

 

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services

Request more information about PR Newswire products and services or call us at (888) 776-0942.