Silver Spring Networks e CPFL Energia Ampliam Programa Brasileiro de Rede Inteligente (Smart Grid) com Implantação de Tecnologia para Automação da Distribuição

CPFL Aproveita a Plataforma de "Multi-Aplicações" da Silver Spring para Implantação de um dos Maiores Programas de Automação da Distribuição de Rede da América do Sul

Aug 07, 2015, 11:23 ET from Silver Springs Networks

SÃO PAULO, 7 de agosto de 2015 /PRNewswire/ -- A Silver Spring Networks e a CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, anunciam uma extensão do seu programa de rede inteligente, com a modernização do seu programa de Automação de Distribuição em cidades do interior do estado de São Paulo. A expansão do programa de rede inteligente da CPFL utiliza o investimento já realizado na plataforma de rede mesh da Silver Spring, implantada para a bem sucedida Fase 1 da infraestrutura de Medição Avançada para clientes do chamado Grupo A (maiores clientes comerciais e industriais) da área de cobertura das oito empresas de distribuição do grupo CPFL.

"Dispor de uma rede de alto desempenho é fundamental para a confiabilidade do sistema e a plataforma de rede da Silver Spring tem demonstrado a qualidade e a disponibilidade que precisamos para a operação dos nossos sistemas de distribuição", afirmou Paulo Bombassaro, diretor de Engenharia da CPFL Energia. "Normalmente, obter este nível de qualidade, confiabilidade e desempenho teria um custo proibitivo, mas, ao aproveitar a plataforma de rede, aberta, de multiplicações, a CPFL está, na verdade, reduzindo custos ao mesmo tempo em que melhora a qualidade do serviço e oferece mais benefícios para nossos consumidores.

"Ao incluir a tecnologia de Automação da Distribuição, a CPFL Energia sai na frente no sistema energético brasileiro com um programa de rede inteligente com múltiplas aplicações, beneficiando tanto consumidores comerciais e industriais, quando residenciais, com maior confiabilidade de rede, além de contribuir para aprimoramento da gestão operacional e eficiência geral do sistema", afirma Gadner Vieira, Vice-presidente de Vendas da Silver Spring no Brasil. "Ao usar a rede baseada no padrão IPv6, a CPFL Energia será bem sucedida por longo prazo, por ter a opção de adicionar mais aplicações para melhorar seus serviços no futuro. Este programa de Automação da Distribuição é um exemplo concreto desta ação".

O novo programa de Automação da Distribuição da Silver Spring e da CPFL Energia irá aproveitar a rede de multiplicações da Silver Spring para contribuir para aumentar a confiabilidade do sistema para cerca de 5 milhões de pessoas em mais de cinquenta cidades da área de cobertura da CPFL, no Estado de S. Paulo (incluindo Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Bauru, Santos, Jundiaí, São José do Rio Preto, entre outras). Por este projeto, mais de 600 religadores na rede de distribuição, supervisionados e controlados em tempo real pelo Centro de Operação da CPFL Energia por meio da plataforma de rede da Silver Spring, passarão a utilizar a tecnologia da rede mesh, permitindo redirecionamentos do fluxo de energia para evitar interrupções ou agilizar a retomada do serviço, caso ocorram. Esta solução substitui a comunicação por rede de dados celular e garante a confiabilidade e desempenho de comunicação necessários a aplicações críticas, possibilitando intervenção mais rápida na rede e redução de quedas do sistema por falhas, resultando em melhor qualidade de serviço e menos custos operacionais e de manutenção. A ampla área geográfica, abrangida pelo território de cobertura, faz deste programa uma das maiores iniciativas de Automação de Distribuição da América do Sul.

A tecnologia de rede em IPv6 da Silver Spring permite às distribuidoras de todos os tamanhos implementar um ampla variação de aplicações de rede inteligente usando uma plataforma comum. A Silver Spring foi pioneira na adoção de tecnologia aberta IPv6, garantindo a interoperabilidade de diferentes tecnologias, para assegurar maior qualidade, custos menores e menos riscos para o consumidor. A Plataforma de Rede Inteligente da Silver Spring pode operar uma ampla variedade de produtos e tecnologias de empresas globais parceiras, incluindo Cooper, Eletra, Elster, Itron, Landis+Gyr, Nansen, entre outras, no Brasil.

Faça Parte da Conversa com a Silver Spring Networks

Saiba mais sobre a Silver Spring, acessando o blog Connect, em www.silverspringnet.com/silver-spring-connect

Siga @Silver Spring Networks no Twitter

Curta Silver Spring Networks no Facebook, www.facebook.com/silverspringnetworks

Sobre a Silver Spring Networks

A Silver Spring Networks é uma das principais empresas em soluções e plataforma de redes inteligentes de energia. Pioneira em plataforma de rede em IPv6, com mais de 20,5 milhões de dispositivos entregues, a Silver Spring conecta distribuidoras de energia a residências e empresas em todo o mundo, com a meta de proporcionar maior eficiência energética para o planeta. As soluções inovadoras da Silver Spring permitem que as distribuidoras ganhem em eficiência operacional, aumentem a confiabilidade de rede e capacitem seus consumidores a monitorar e controlar seu consumo de energia. Entre os clientes da Silver Spring Networks incluem-se as maiores distribuidoras de energia ao redor do mundo, tais como Baltimore Gas & Electric, Citi Power & Powercor, Commonwealth Edison, CPFL Energia, CPS Energy, Florida Power & Light, Jemena Electricity Networks Limited, Pacific Gas & Electric, Pepco Holdings, Progress Energy e Singapore Power,  entre outras. Para mais informações, acesse www.silverspringnet.com.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 102 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do quarto trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 10º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Contato:
SPMJ Comunicação
Tel. 11. 3289-2699
Spmj@spmj.com.br

FONTE Silver Springs Networks

SOURCE Silver Springs Networks



RELATED LINKS

http://www.silverspringnet.com