SunEdison, SFI, OPIC e UniCredit celebram um acordo de financiamento de projetos no valor de 155 milhões de euros para uma central de energia solar de 60,4 MWp na Bulgária

Mar 29, 2012, 17:47 ET from SunEdison

BELMONT, Califórnia, 29 de março de 2012 /PRNewswire/ -- A SunEdison, líder mundial em prestação de serviço de energia solar, e filial da MEMC Electronic Materials, Inc. (NYSE: WFR), anunciou hoje um acordo de financiamento no valor de 155 milhões de euros com a SFI, membro do Grupo do Banco Mundial, a Overseas Private Investment Corporation (OPIC) e o UniCredit Group. A SunEdison espera vender estes ativos durante o ano de 2012.

(Foto: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20120329/523234 )

A SFI forneceu 46,1 milhões de euros e mobilizou 41,1 milhões de euros adicionais do UniCredit através de um empréstimo sindicado, enquanto a OPIC forneceu um empréstimo paralelo de 50 milhões de dólares norte-americanos. O UniCredit Bulbank, como um banco búlgaro local forneceu um mecanismo de IVA na moeda local no valor de aproximadamente 30 milhões de euros (58,7 milhões de levs búlgaros. O valor total desta operação totaliza o equivalente a 155 milhões de euros.

A construção da central de 60,4 MWp/50 MWac foi iniciada em setembro de 2011 e interligada em março de 2012. Situado em Karadzhalovo - uma aldeia no município de Parvomay, a cerca de 160 km a sul da capital Sofia - o projeto abrange uma área de 100 hectares (equivalente a 100 campos de futebol) e utiliza mais de 214.000 módulos solares. No primeiro ano completo de funcionamento, espera-se que o sistema gere energia suficiente para alimentar 27.000 residências, e que evite a emissão de 37.400 toneladas de CO2 – o equivalente a remoção de mais de 7.000 automóveis das estradas.

Comentando o acordo, Pancho Perez, Diretor Geral da SunEdison na Europa, Oriente Médio, Norte da África e América Latina afirmou: "Estamos muito satisfeitos em colaborar com a SFI, OPIC e o UniCredit nesta transação. Este projeto é um exemplo perfeito de como a combinação de tecnologia de ponta, e o histórico bem-sucedido da SunEdison na construção, operação e manutenção de centrais de energia solar cria sólidas oportunidades de investimento para os nossos parceiros de financiamento." Continuou: "O nosso compromisso a longo prazo com projetos solares, e o foco constante na otimização da produção energética são atributos-chave que levam os nossos parceiros de financiamento a confiar na SunEdison".

Gianni Franco Papa, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Divisão de CEE no UniCredit Bank Áustria, adicionou "Estamos orgulhosos em contribuir para o estabelecimento da central de energia solar em Karadzhalovo da SunEdison, que foi adiantada graças aos nossos conhecimentos especializados abrangentes na obtenção de empréstimos complexos. Em colaboração com a SunEdison e as instituições globais SFI e OPIC, colocamos este projeto muito importante em energias renováveis numa base financeiramente sólida e competitiva".

Tomasz Telma, Diretora da SFI na Europa e Ásia Central, afirmou "O apoio da SFI às energias renováveis é uma parte importante do nosso trabalho para lidar com as alterações climáticas. O investimento em Karadzhalavo é o nosso maior e único financiamento solar até hoje, e o fato de ter sido concluído em apenas quatro meses é uma confirmação da forte relação profissional entre os bancos e a SunEdison".

A presidente da OPIC e do Conselho de Administração, Elizabeth Littlefield, afirmou "Estamos satisfeitos por voltar a estabelecer uma parceria com a SunEdison, assim como com a SFI e UniCredit, para suportar uma solução solar para a crescente procura energética da Bulgária. Estes tipos de colaborações públicas-privadas – utilizando o financiamento de desenvolvimento para incentivar o investimento do setor privado nas tecnologias de ponta – indicam o caminho para a crescente utilização de fontes de energia renováveis nas regiões em desenvolvimento de todo o mundo, uma tendência que estamos contentes em apoiar".

Citação das autoridades públicas locais (Parmovay/Bulgária):

"A SunEdison está trazendo valores importantes para a nossa comunidade, um elevado nível de profissionalismo, assim como um forte compromisso e conhecimentos especializados em tecnologias energéticas avançadas", sublinhou representante da instituição pública (a confirmar). "Como a construção foi iniciada em setembro de 2011, a central fotovoltaica proporcionou um estímulo significativo para a economia local e criou mais de 600 trabalhos de construção locais", adicionou representante da instituição pública (a confirmar).

Sobre a SunEdison: www.sunedison.com

Sobre a MEMC: www.memc.com

Sobre a SFI: www.ifc.org

Sobre a OPIC: www.opic.gov

Sobre o UniCredit: www.unicreditgroup.eu

Declarações admonitórias

Determinados assuntos abordados neste comunicado de imprensa são declarações admonitórias, incluindo a de que a SunEdison espera vender os ativos desta planta durante o ano de 2012; que o sistema de 60,4 MW gere energia suficiente para alimentar 27.400 residências e evite a emissão de 37.400 toneladas de CO2 – o equivalente a remover mais de 7.000 automóveis das estradas. Essas declarações envolvem determinados riscos e incertezas que podem provocar resultados reais que difiram materialmente destas declarações. Os potenciais riscos e incertezas incluem riscos inerentes ao desenvolvimento de projetos de grande escala; a disponibilidade de financiamento, e de capital em condições atrativas; atrasos, ou interrupções na construção, implementação ou ativação do projeto; a disponibilidade das permissões e autorizações necessárias para os projetos por parte das entidades governamentais e entidades externas; alterações nos requisitos regulamentares aplicáveis e incentivos para a produção de energia solar; e condições econômicas e empresariais gerais, incluindo a sazonalidade da indústria. Estas declarações admonitórias representam a opinião da SunEdison até a data deste comunicado. A SunEdison nega, no entanto, qualquer intenção ou obrigação de atualização destas declarações admonitórias.

FUENTE  SunEdison

FONTE SunEdison

SOURCE SunEdison



RELATED LINKS

http://www.sunedison.com