Thomson Reuters destaca centros de pesquisa emergentes com a adição da base de dados da SciELO à Web of Knowledge - Parceria combina regionalmente a literatura relevante acadêmica com ferramentas poderosas para pesquisa, rastreio, medida e colabora com as ciências, ciências sociais, artes e ciências humanas

FILADÉLFIA, 25 de julho de 2012 /PRNewswire/ -- A divisão de Propriedade Intelectual e Ciência da Thomson Reuters, a maior fonte mundial de informação inteligente para empresas e profissionais, anunciou hoje que associou-se com a Scientific Electronic Library Online (SciELO) para hospedar o banco de dados da SciELO na Web of Knowledge(SM), a mais poderosa plataforma de busca e descoberta do mundo.

Esta parceria vai ajudar a trazer uma maior visibilidade e melhor acesso à pesquisa das economias emergentes, particularmente nas regiões desenvolvidas de língua latina da América Latina, Caribe, África do Sul, inclusive Espanha e Portugal. A base de dados da SciELO será integrada à Web of Knowledge, permitindo aos pesquisadores examinar e analisar o conteúdo regional relevante juntamente com a literatura internacional de alto nível.

"Estamos entusiasmados com a parceria com a SciELO. Isto não só irá aumentar o alcance da importante pesquisa que está acontecendo nos países em desenvolvimento de língua espanhola, mas também trará uma nova profundidade aos nossos próprios dados", disse Keith MacGregor, vice-presidente executivo da Thomson Reuters. "Pesquisadores de todo o mundo vão ganhar novos insights sobre o impacto das obras provenientes dessas regiões."

Atualmente, a SciELO publica cerca de 40.000 novos artigos por ano a partir de mais de 900 periódicos de acesso aberto da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Portugal, África do Sul, Espanha e Venezuela. A adição da SciELO à Web of Knowledge seguirá um modelo semelhante ao da base de dados Science Citation chinesa, que está hospedada na Web of Knowledge, desde 2008. Ambos os bancos de dados são parte da expansão contínua de conteúdo da Thomson Reuters, para destacar regionalmente a literatura acadêmica relevante e identificar os autores influentes e pesquisar rapidamente em centros de pesquisa em desenvolvimento.

"Com o apoio da agência brasileira de financiamento, a Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP), desde a sua criação em 1998, a SciELO é uma das primeiras iniciativas a fornecer acesso livre à literatura científica. O acordo com a Web of Knowledge abre novos horizontes na missão da SciELO para melhorar a visibilidade da ciência na América Latina, Espanha e Portugal", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

"É nossa missão superar a distribuição e a disseminação das barreiras que os periódicos científicos dos países em desenvolvimento enfrentam, aumentando a acessibilidade da informação científica gerada localmente", disse Abel Packer, coordenador da SciELO. "O fato de darmos à pesquisa na América Latina e em outras regiões em desenvolvimento uma maior atenção na Web of Knowledge significa que as contribuições de nossos pesquisadores serão uma parte mais visível do discurso científico global."

A Web of Knowledge da Thomson Reuters oferece acesso às maiores bases de dados de citação do mundo, abrangendo mais de 100 anos de pesquisa em mais de 24.000 dos periódicos de maior impacto de todo o mundo, assim como milhares de anais de conferências acadêmicas e livros acadêmicos. Para mais informações sobre a Web of Knowledge, visite: http://wokinfo.com/.

Sobre a SciELO
SciELO - Scientific Electronic Library Online - é um Programa da Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP) para a publicação cooperativa de periódicos de acesso aberto na internet. Especialmente concebida para atender as necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina e nos países do Caribe, ela fornece uma forma eficiente de assegurar a visibilidade e o acesso universal à sua literatura científica. Além disso, o Modelo SciELO contém controle de qualidade e procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

A SciELO foi lançada em 1998 pela FAPESP com a cooperação técnica do Centro de Informação em Ciências da Saúde da América Latina e do Caribe (BIREME/OPAS/OMS). Desde 2002, o projeto também é apoiado pelo Conselho Brasileiro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde o seu lançamento, o modelo de publicação da SciELO foi progressivamente adotado por instituições de pesquisa nacionais de países ibero-americanos e da África do Sul que compõem a Rede SciELO. Para mais informações, visite http://www.scielo.org.

FAPESP
A Fundação de Pesquisa de São Paulo (FAPESP) é uma fundação pública, cuja missão é apoiar a investigação e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. A Fundação desempenha esta missão financiando projetos de pesquisa desenvolvidos em universidades e institutos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. Para mais informações, acesse www.fapesp.br/en.

Thomson Reuters
A Thomson Reuters é a maior fonte mundial de informação inteligente para empresas e profissionais. Combinamos larga experiência com tecnologia inovadora para fornecer informação essencial aos principais tomadores de decisão nos mercados financeiro, jurídico, fiscal e contábil, ciência, e mídia, alimentados pela mais confiável organização mundial de distribuição de notícias. Com sede em Nova York e principais operações em Londres e Eagan, Minnesota, a Thomson Reuters emprega cerca de 60.000 pessoas e opera em mais de 100 países. Para mais informações, visite www.thomsonreuters.com.

FONTE  Thomson Reuters

FONTE Thomson Reuters

SOURCE Thomson Reuters

RELATED LINKS

More by this Source

Best of Content We Love 2014

Custom Packages

Start today.

PR Newswire Membership

Fill out a PR Newswire membership form or contact us at (888) 776-0942.

Learn about PR Newswire services