A Abbott anunciou um acordo com o governo Brasileiro para o Kaletra(R) (lopinavir/ritonavir)

12 jul, 2005, 16:03 BST De Abbott

SÃO PAULO, Brasil, July 12 /PRNewswire/ -- A Abbott anunciou hoje que foram alcançados os objectivos das negociações com o governo do Brasil relativo ao Kaletra(R) (lopinavir/ritonavir), o principal inibidor de protease. O acordo concretiza os objectivos da Abbott em ajudar o Brasil a expandir o acesso dos doentes ao Kaletra(R), reservando, todavia, esta empresa os seus direitos de propriedade intelectual sobre o produto, os quais não está disposta a negociar.

O acordo não especifica o preço por cápsula, mas este não será cotado pelos preços baixos dos fabricantes genéricos nacionais. O preço do Kaletra(R) estará dependente do número de doentes tratados.

A Abbott compromete-se a dar assistência ao Brasil no sentido da produzir localmente o Kaletra(R), para doentes com HIV/SIDA, após a patente caducar em 2015. Os termos relativos a esta parte do acordo estão ainda em discussão.

É a forte protecção dada às propriedades intelectuais que permitiu a descoberta e o desenvolvimento de muitos tratamentos contra a SIDA que estão hoje disponíveis e que assegura a continuação de futuros avanços no combate ao vírus; que em contínua mutação ilude a cura. A Abbott está decidida a proteger a sua propriedade intelectual de forma que as inovações que floresçam sejam para benefício dos doentes em todo o mundo.

Informação de Segurança sobre o Kaletra(R)

O Kaletra(R) (lopinavir/ritonavir) é sempre usado em combinação com outro medicamento anti-SIDA para tratar pessoas infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana.

O Kaletra(R) não deve ser ministrado a doentes que tiveram reacções alérgicas ao Kaletra(R) ou a algum dos seus ingredientes, incluindo os lopinavir e ritonavir.

A toma de certos medicamentos conjuntamente com o Kaletra(R) pode originar potenciais efeitos colaterais ameaçadores para vida do doente. O Kaletra(R) não deve ser tomado com astemizole, cisapride, dihydroergotamine, ergonovine, ergotamine, methylergonovine, midazolam, pimozide, terfenadine ou triazolam.

O Kaletra(R) não deve ser tomado, também, com fluticasone propionate, rifampin, simvastatin, ou produtos que contenham St. John's Wort (Hypericum perforatum). Particular precaução deve ser usada quando se tomar Kaletra(R) com sildenafil, tadalafil ou vardenafil. Consultem, por favor, a informação sobre recomendações específicas prescriptas para o vosso país. Analisem todos os medicamentos em conjunto com o vosso médico ou farmacêutico, mesmo aqueles sem receita médica e os preparados de ervas que estão a tomar ou planeiam tomar.

Têm sido comunicados problemas pancreáticos ou hepáticos que podem ser fatais. Os doentes devem dizer aos seus médicos se tiveram doenças do fígado como a hepatite. Os doentes que tomaram inibidores de protease tiveram aumentos de hemorragias (os doentes com hemofilia) e nos diabéticos, aumentos de açúcar no sangue. Em alguns doentes obesos que receberam terapias anti-retrovirais verificaram-se alterações na gordura do corpo. Noutros pacientes tratados com Kaletra(R) houve aumentos importantes de triglicéridos e colesterol. Foram vários os graus de resistência cruzada observada entre os inibidores protease.

Nos testes clínicos do Kaletra(R), os efeitos colaterais mais habitualmente relatados com intensidade entre moderada e severa, são as dores abdominais, estranhos movimentos do intestino, diarreias, falta de força e cansaço, dores de cabeça, náuseas e vómitos. As crianças que tomam Kalestra(R) podem sofrer algumas vezes de erupções cutâneas. Esta não é uma listagem completa dos efeitos colaterais comunicados. O Kaletra(R) em solução oral contém álcool.

O Kaletra(R) não cura a infecção por HIV ou SIDA e não reduz o risco de contaminar outros com HIV. Para mais informação, incluindo completa informação sobre receituário, por favor visite http://www.kaletra.com

Acerca da Abbott

A Abbott é uma empresa global de cuidados de saúde, sediada no estrangeiro, dedicada à descoberta, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos farmacêuticos e medicinais, incluindo nutritivos, aparelhos e diagnósticos. A empresa emprega mais de 60.000 pessoas e comercializa os seus produtos em mais de 130 países.

Comunicados noticiosos e outras informações da Abbott estão disponíveis no site da empresa: http://www.abbott.com

Web site: http://www.abbott.com

FONTE Abbott