A ContourGlobal e a OPIC Assinam Contrato de Parceria em Projectos de Energia

05 out, 2009, 13:00 BST De ContourGlobal

NOVA IORQUE, October 5 /PRNewswire/ --

A ContourGlobal e The Overseas Private Investment Corporation (OPIC) anunciaram hoje um acordo em que as duas organizações farão parceria para apoiar projectos de energia em mercados emergentes, incluindo instalação de << tri-generation >> [produção tripla] e de << quad-generation >> [produção quádrupla] que ajudam a reduzir as emissões de dióxido de carbono.

A OPIC já forneceu financiamento e seguro de risco político à ContourGlobal para uma fábrica de energia 100 megawatts no Togo, que está a ajudar o país a ultrapassar uma falta de electricidade - o maior projecto energético da África Ocidental em 25 anos.

Segundo o memorando de entendimento (MOU), assinado no Corporate Council na Cimeira bianual de África, EUA-África, a ContourGlobal e a OPIC irão << apostar no trabalho produtivo conjunto e tencionam continuar a cooperar e a trabalhar em conjunto para apoiar outros projectos de desenvolvimento energético em países emergentes em todo o mundo >>.

A OPIC tenciona proporcionar seguro de risco político e financiamento à ContourGlobal para fábricas de << tri-generation >> [produção tripla] - que combinam geração de calor, energia e água gelada - e fábricas de << quad-generation >> que captam também emissões de dióxido de carbono para fins comerciais e industriais. Os dois tipos de instalações de energia limpa são altamente eficientes na produção de energia e resultam na redução substancial de emissões de dióxido de carbono. O mais recente dos projectos de cooperação é uma fábrica de produção conjunta, próximo de Lagos, Nigéria, à qual a OPIC irá fornecer segurança à ContourGlobal.

Joseph C. Brandt, Presidente e Chief Executive Officer da ContourGlobal disse: << A nossa parceria com a OPIC foi um factor essencial ao nosso êxito para levar projectos energéticos inovadores a áreas mal abastecidas tais como a África. Agradecemos a sua dedicação e profissionalismo e estamos muito satisfeitos por aprofundarmos a nossa cooperação com ela quando estamos a construir os nossos novos projectos na região >>.

<< Os projectos energéticos inovadores e ambientalmente responsáveis tal como o tipo de desenvolvido pela ContourGlobal será essencial ao crescimento da economia em mercados emergentes em todo mundo >>, disse o Presidente em Funções da OPIC, Dr. Lawrence Spinelli. << Estamos satisfeitos por alargar a já bem sucedida parceria da OPIC com a ContourGlobal e estamos ansiosos por levar a cabo uma série de projectos que beneficiarão os países em desenvolvimento e as suas populações >>.

A ContourGlobal desenvolve e explora negócios de electricidade combinada com calor e energia em todo o mundo tanto para governos como para empresas multinacionais. A empresa concentra-se tanto nos mercados de elevado crescimento como em mercados mal servidos e em nichos inovadores nos mercados desenvolvidos tais como energia renovável e Combined Heat and Power (CHP) [Calor e Energia Conbinados]. A empresa é constituída por onze empresas de exploração e construção em quatro continentes com cerca de 1000 MW de capacidade de produção e uma rede activa da actividade de desenvolvimento num total de 10 000 MW.

O Reservoir Capital Group é uma empresa de capital privado que gere cerca de US$4 biliões e é accionista maioritário da ContourGlobal.

A Overseas Private Investment Corporation, criada como uma nova agência do governo dos EUA em 1971, ajuda as empresas dos EUA a investirem além-mar, apadrinha o desenvolvimento económico em mercados novos e emergentes, complementa o sector privado na gestão de riscos associados ao investimento directo estrangeiro e apoia a política externa dos EUA. O seguro de risco político e o financiamento da OPIC ajuda as empresas norte-americanas de todas as dimensões a investirem em mais de 150 mercados emergentes e países em desenvolvimento em todo o mundo.

Visite a ContourGlobal online em www.contourglobal.com

FONTE ContourGlobal