A Empresa SOM Projecta o Arranha-céus da Nova Era

12 jan, 2006, 01:47 GMT De Skidmore, Owings & Merrill LLP

CHICAGO, January 12 /PRNewswire/ --

- Edifício Auto-Sustentado é finalista numa competição internacional

A Skidmore, Owings & Merrill, 69 anos, Chicago, apresentou hoje um projecto para a sede de um grupo de empresas, capaz de produzir mais energia do que aquela que consome, e promete criar novos critérios para arquitectura auto-sustentada.

(Photo: http://newscom.com/cgi-bin/prnh/20060111/CGW013 )

A Torre Pearl River, planeada para Guangzhou, China, captará a energia do vento e do sol. O edifício foi concebido para controlar e gerir directamente os ventos prevalecentes como "braços invisíveis" que ajudam a enrijar a torre fortalecendo-a, disse Adrian D. Smith, sócio consultor de projectos da SOM.

"Isto é um ícone, um edifício de alto desempenho projectado de harmonia com o meio ambiente" declarou Smith, projectista do Pearl River. "É o arranha-céus da nova era."

Este projecto inovador encontra-se entre os três finalistas de um concurso internacional de projectos aberto para a sede da maior empresa chinesa. Guangzhou é uma cidade portuária subtropical de 6,6 milhões de habitantes, localizada a 182 km de Hong Kong.

A fachada esculpida da Torre Pearl River também direcciona os ventos para duas aberturas nos pisos mecânicos do edifício. O vento assim direccionado acciona turbinas que geram energia para os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado.

"As aberturas também aliviam a pressão do vento na face do edifício," afirmou Gordon Gill, arquitecto projectista da SOM. "A pressão potencialmente negativa do lado oposto é deste modo aliviada, do que resulta um edifício mais estável e mais confortável".

O consumo de energia é reduzido pela maximização natural da luz do dia, o ganho solar reduz os espaços do ar acondicionado, a retenção das águas das chuvas para águas sanitárias e o sol para aquecer o circuito de águas quentes. A chaminé de ventilação, bloco radiante e câmara de pressão de ar quente mergulhada para arrefecimento do edifício. A corrente alterna é gerada por colectores solares na fachada.

O vencedor da competição de projectos espera-se seja anunciado em Fevereiro de 2006.

A empresa Skidmore, Owings & Merrill LLP, fundada em 1936, é uma empresa líder mundial em arquitectura, desenho urbano, engenharia e arquitectura de interiores. A SOM projectou muitos dos maiores edifícios do mundo, como a Sears Tower, o John Hancock Center em Chicago e a Jim Mao Tower em Xangai. A SOM mantém os seus escritórios principais em Chicago, Nova Iorque, São Francisco, Washington DC, Londres e Xangai.

Web site: http://www.som.com

FONTE Skidmore, Owings & Merrill LLP