A Global Bioenergies e a Synthos entram numa parceria estratégica de butadieno biológico, um mercado de 30 mil milhões de USD

20 jul, 2011, 11:33 BST De Global Bioenergies

EVRY, França e OSWIEÇIM, Polónia, July 20, 2011 /PRNewswire/ --

A Synthos S.A. (PLDWORY00019 - WSE: SNS), um líder europeu no fabrico de borracha, e a Global Bioenergies S.A. (FR0011052257 - NYSE Alternext : ALGBE), uma empresa de biologia industrial para o desenvolvimento de alternativas sustentáveis para olefinas leves, anunciaram hoje a celebração de um acordo de parceria para desenvolver um novo processo para a conversão de recursos renováveis em butadieno, envolvendo o financiamento de pesquisa, honorários para desenvolvimento de vários milhões de euros, pagamentos de direitos de autor, repartição de direitos de exploração e um investimento de capital de 1,4 milhões de EUR na Global Bioenergies.

O butadieno, um dos principais elementos essenciais utilizados pela indústria petroquímica, é actualmente fabricado exclusivamente a partir do petróleo. São produzidas cerca de 10 milhões de toneladas todos os anos, das quais dois terços são utilizados para fabricar borracha sintética. O terço restante é utilizado para produzir nylon, látex, plásticos com base em ABS (acrilonitrilo-butadieno-estire) e outros polímeros. O preço corrente do butadieno sofreu recentemente uma subida rapidíssima para mais de 3 USD/kg e, por conseguinte, o mercado global do butadieno está estimado em 30 mil milhões de USD.

A Synthos, líder no fabrico de borracha sintética com receitas anuais de mais de 1 mil milhões de EUR, e a Global Bioenergies, concentrada no desenvolvimento de processos biológicos para a produção de olefinas leves, decidiram juntar esforços no sentido de desenvolver e industrializar um processo para converter recursos renováveis em butadieno.

As duas partes têm responsabilidades diferentes no projecto, estando a Global Bioenergies encarregue da pesquisa e do desenvolvimento do processo ao nível laboratorial, enquanto a Synthos levará subsequentemente o processo até à fase de industrialização.

Sob este acordo, a Global Bioenergies receberá financiamento para Investigação e Pesquisa, honorários para desenvolvimento de vários milhões de euros e pagamentos de direitos de autor por parte da Synthos sobre as vendas de bio-butadieno para o fabrico de borracha. A Global Bioenergies reterá direitos exclusivos para aplicações não relacionadas com borracha.

Tomasz Kalwat, Presidente da Synthos, declarou: "Estamos ansiosos por unir forças com a Global Bioenergies, uma empresa que desenvolve uma abordagem única que assenta na biologia sintética. O desenvolvimento de um processo de bio-butadieno que seja simultaneamente ecológico e não dispendioso prepara a Synthos para a próxima geração da borracha e contribui para dar à Synthos uma vantagem competitiva a médio e a longo prazo."

Marc Delcourt, Director Geral Executivo da Global Bioenergies, acrescenta: "Este programa de butadieno tem muitas semelhanças com o nosso programa de isobuteno, e esperamos que seja igualmente bem-sucedido. O empenho da Synthos a longo prazo e o facto de mantermos os direitos de exploração exclusivos num mercado de 10 mil milhões de USD tem o potencial de criar um valor importante para os nossos accionistas."

Para além disso, a confiança da Synthos na abordagem única da Global Bioenergies é ilustrada por um investimento de 1,4 mil milhões de EUR, representando uma participação de 3,6% na Global Bioenergies.

GLOBAL BIOENERGIES
Marc DELCOURT - Presidente e Director Geral Executivo