A Microsoft e a Nokia Estabelecem Aliança Global para Desenhar, Desenvolver e Comercializar Soluções de Produtividade Móveis

13 ago, 2009, 15:13 BST De Microsoft Corp.

NOVA IORQUE, August 13 /PRNewswire/ --

- As empresas irão colaborar para levar o Microsoft Office Mobile e software afim de comunicações, colaboração e serviços aos telefones inteligentes da Nokia

O líder mundial de software e o maior fabricante mundial de telefone inteligente estabeleceram um acordo destinado a produzir uma solução inovadora, de nível empresarial para produtividade móvel. Hoje, o Presidente da Divisão Comercial da Microsoft, Stephen Elop e o Vice-Presidente Executivo da Nokia para Aparelhos, Kai Oistamo, anunciaram o acordo, sublinhando uma visão partilhada para o futuro da produtividade dos telemóveis. É a primeira vez que as duas empresas entram num acordo deste alcance e natureza.

(Logo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20000822/MSFTLOGO)

Nos termos do acordo, as duas empresas irão começar a colaborar imediatamente no desenho, desenvolvimento e comercialização de soluções de produtividade para telemóveis profissionais, levando as comunicações, a colaboração e o software de gestão do aparelho da Microsoft Office Mobile e da Microsoft business aos aparelhos Symbian da Nokia. Estas soluções estarão disponíveis para uma vasta gama de telefones inteligentes da Nokia a começar pela linha optimizada para empresas, Nokia Eseries. As duas empresas irão também comercializar estas soluções para empresas, transportadores e indivíduos.

Tanto a Microsoft Corp. como a Nokia possuem uma invulgar conjugação de experiência empresarial e de entendimento do consumidor e além da colaboração em software e serviços existentes, irão usar estes instrumentos para desenharem conjuntamente uma gama de novas experiências para o utilizador para futuros aparelhos Nokia. Estas experiências serão identificadas em conjunto e criadas por equipas das próprias empresas, dedicadas a esta tarefa, para melhor responderem às necessidades crescentes das comunicações móveis profissionais.

<< Com mais de 200 milhões de clientes de telefone inteligente em todo o mundo, a Nokia é o maior fabricante de telefones inteligentes e o nosso parceiro natural >>, disse Elop. << O anúncio feito hoje permitirá estender o Microsoft Office Mobile aos clientes do telefone inteligente da Nokia em todo o mundo e irá permitir-lhes colaborar em documentos Office a partir de qualquer lado, o que se insere na nossa estratégia para fornecermos a melhor experiência de produtividade transversal a PC, telefone e browser. >>

<< Se quisermos fornecer uma experiência de desempenho sem costuras e integrada num aparelho móvel, a Microsoft é o parceiro ideal >>, disse Oistamo. << Juntamente com a Microsoft, iremos desenvolver novas e inovadoras experiências para empregados tanto de pequenas como de grandes empresas garantindo que os telefones inteligentes da Nokia são parte integrante do ambiente de escritório e de casa-escritório e que respondem à oportunidade significativa na produtividade móvel de empresa. >>

Este comunicado baseia-se no trabalho existente que a Nokia está a realizar optimizando o acesso ao e.mail e a outra informação pessoal com Exchange ActiveSync. No próximo ano, a Nokia tenciona iniciar a distribuição do Microsoft Office Communicator Mobile nos seus telefones inteligentes, seguido de outras aplicações do Office e, no futuro, do software e serviços afins. Estes irão incluir:

-- A capacidade de ver, editar, criar e partilhar documentos do Office em
       mais locais com versões móveis optimizadas do Microsoft Word, do
       Microsoft PowerPoint, do Microsoft Excel e do Microsoft OneNote.
    -- Envio de mensagens instantâneo e presença e experiência optimizada de
       colaboração e conferência com o Microsoft Office Communicator Mobile
    -- Acesso móvel a portais intranet e extranet encastrados no Microsoft
       SharePoint Server
    -- Gestão de dispositivo de empresa com o Microsoft System Center

<< O alcance da aliança entre a Microsoft e a Nokia e a importância potencial para a empresa e individual é significativo >>, disse Stephen Drake, VP da Mobility & Telecom da IDC. << Ao levarem as soluções de desempenho da Microsoft a uma vasta base de clientes, as duas empresas devem ser mais capazes de responder às necessidades da crescente população trabalhadora móvel, que a IDC calcula que atinja 1 bilião, em todo o mundo, em 2011. >>

Mais material e fotografias para a imprensa podem encontrar-se em http://www.microsoft.com/presspass e http://www.nokia.com/press

Sobre a Nokia

A Nokia é pioneira de telecomunicações móveis e o fabricante-líder de aparelhos móveis. Hoje ligamos as pessoas de formas diferentes e novas, fazendo a fusão da tecnologia móvel avançada com serviços personalizados para permitir às pessoas manterem-se próximas do que lhes interessa. Fornecemos também uma informação abrangente e digital de mapas através do NAVTEQ e soluções de equipamento e serviços para redes de comunicação através das Nokia Siemens Networks.

Sobre a Microsoft

Fundada em 1975, a Microsoft (Nasdaq: MSFT) é líder mundial de software, serviços e soluções que ajudam as pessoas e as empresas a atingirem o seu pleno potencial.

FONTE Microsoft Corp.