A Microsoft Nomeia o Dr. Qi Lu para Dirigir Grupo de Serviços Online

08 dez, 2008, 03:14 GMT De Microsoft Corp.

REDMOND, Washington, December 8 /PRNewswire/ --

- Um veterano do Yahoo! para supervisionar as ofertas de Internet para os consumidores, anunciantes e editoras.

A Microsoft Corp. anunciou hoje que o Dr. Qi Lu será integrado na empresa como presidente do Grupo de Serviços Online. O Dr. Lu irá conduzir os esforços da Microsoft no que respeita à pesquisa e publicidade online assim como toda a informação online da empresa e todos os serviços de comunicações. O Dr. Lu irá reportar ao CEO da Microsoft, Steve Ballmer.

(Logótipo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20000822/MSFTLOGO)

Lu trabalhou recentemente como vice-presidente executivo de engenharia para o Grupo de Tecnologia e Pesquisa e Publicidade do Yahoo!, onde era responsável pelos esforços de desenvolvimento em volta da pesquisa na Web do Yahoo! e plataformas de monetização. O Dr. Lu deixou a Yahoo! em Agosto de 2008 após dez anos de serviço.

"Estou verdadeiramente entusiasmado para dar as boas vindas a Qi à Microsoft" afirmou Ballmer. "A profunda perícia técnica, as capacidades de liderança e a mentalidade de trabalho do Dr. Lu são bem conhecidas na indústria da tecnologia, e a Microsoft irá beneficiar com a sua entrada na nossa equipa de gestão executiva."

"Estou verdadeiramente empolgado com as oportunidades que a Microsoft terá no futuro de conseguir um impacto enorme na indústria online", afirmou o Dr. Lu. "A Microsoft construiu um enorme alicerce para as suas tecnologias de pesquisa e publicidade e colocou uma equipa fantástica de investigadores e engenheiros na condução da próxima onda de inovação nos serviços online. Estou desejoso por trabalhar com eles para ajudar a transformar a forma como as pessoas e as empresas utilizam a internet para encontrar e partilhar informação."

Antes do seu último cargo na Yahoo!, Lu era vice-presidente da engenharia responsável pelo desenvolvimento da tecnologia da unidade de negócios de Pesquisa e de Mercado da Yahoo!, que incluía as listagens de pesquisa, de e-commerce e locais de negócios e produtos da empresa.

Antes de se juntar à Yahoo! em 1998, o Dr. Lu era um Membro da Equipa de Pesquisa no IBM Almaden Research Center. Antes da IBM, o Dr. Lu trabalhou na Carnegie Mellon University como Investigador Associado, e na Fudan University na China como membro do corpo docente. O Dr. Lu detém 20 patentes Norte-Americanas e tirou a sua licenciatura em ciências e mestrado em ciências em ciências computacionais na Fudan University e o seu Doutoramento em ciências computacionais na Carnegie Mellon University.

O primeiro dia de Lu na Microsoft será a 5 de Janeiro de 2009. No seu papel de liderança do Grupo de Serviços Online, ele irá supervisionar diversos grupos incluindo o sector Advertiser & Publisher Solutions, dirigido por Scott Howe, que foi promovido a vice-presidente; o sector Online Audience, gerido pelo Vice-presidente Sénior Yusuf Mehdi; o OSG Research & Development, gerido pelo Vice-presidente Sénior Satya Nadella; e OSG Finance, gerido por Rik van der Kooi, promovido a vice-presidente empresarial.

Com a integração bem sucedida da aQuantive agora finalizada, Brian McAndrews, antigo CEO da aQuantive e vice-presidente sénior do Advertiser & Publisher Solutions Group da Microsoft, decidiu sair da Microsoft e assim o fará durante os próximos meses, prestando serviços de consultadoria a Steve Ballmer e Qi Lu durante esse período.

"Brian McAndrews construiu um negócio de elevada qualidade para anunciantes e editores e provocou a integração de sucesso da aQuantive na Microsoft, implementando a nossa próxima fase de crescimento," disse Ballmer. "Embora tenha pena de ver o Brian a ir embora, respeito e compreendo a sua decisão e desejo-lhe tudo de bom para o futuro."

"Também gostaria de felicitar o Scott e o Rik pelas suas promoções bem merecidas e estou ansioso pela sua liderança do Online Services Group, ao lado de Qi, Yusuf e Satya," disse Ballmer.

Como parte do anúncio de hoje, várias equipas irão ser alteradas para melhor alinhar recursos. As organizações de vendas no Online Services Group irão ser movidas para o Sales, Marketing and Services Group centralizado da Microsoft, orientado pelo CEO Kevin Turner. Este grupo, chamado Consumer & Online, será orientado pelo vice-presidente empresarial Darren Huston e irá incluir a organização Global Advertising Sales and Services, orientada pelo vice-presidente Bill Shaughnessy.

Fundada em 1975, a Microsoft (Nasdaq: MSFT) é um líder mundial em software, serviços e soluções que ajudam as pessoas e os negócios a atingir o seu potencial máximo.

FONTE Microsoft Corp.