A Microsoft Research Colabora Com a Wikipedia Para Aperfeiçoar o Conteúdo Multilingue

18 out, 2010, 15:00 BST De Microsoft Corp.

REDMOND, Washington, October 18, 2010 /PRNewswire/ --

- A ferramenta WikiBhasha ajudará a simplificar e a agilizar o processo de criação de conteúdos multilingues nas Wikipedias.

A Microsoft Research anunciou hoje o lançamento da versão beta da WikiBhasha, uma ferramenta de criação de conteúdos multilingues para a Wikipedia. A ferramenta WikiBhasha permite que os que contribuem para a Wikipedia encontrem conteúdos de outros artigos da Wikipedia, traduzam os conteúdos para outras línguas e depois construam novos artigos ou melhorem os artigos existentes em Wikipedias multilingues. O WikiBhasha beta está disponível como fonte aberta na extensão MediaWiki, sob a Apache License 2.0 em http://svn.wikipedia.org/viewvc/mediawiki/trunk/extensions/WikiBhasha e como gadget do utilizador na Wikipedia. A ferramenta está também disponível como bookmarklet instalável em http://www.wikibhasha.org, instalada na plataforma Azure do Windows da Mircrosoft Corp. O nome WikiBhasha deriva do conhecido termo << wiki >> que significa colaboração e << bhasha >>, que significa << linguagem >> em Hindi e Sânscrito.

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20000822/MSFTLOGO)
    (Logo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20000822/MSFTLOGO)

A WikiBhasha apoiará a criação de conteúdos em mais de 30 línguas. A versão beta da WikiBhasha permitirá a criação fácil de conteúdos em Wikipedias em língua não inglesa, alavancando o grande volume de conteúdos da Wikipedia em Inglês como fonte de informação. Inicialmente, a Wikipedia Foundation e a Microsoft Research trabalharão em estreita colaboração com as comunidades de utilizadores da Wikipedia concentrando-se na criação de conteúdos em Árabe, Alemão, Hindi, Japonês, Português e Espanhol.

<< Temos sempre grande satisfação por vermos o esforço para melhorar a colaboração multilingue entre wikis >>, disse Danese Cooper, CTO da Wikipedia Foundation. << A Microsoft Research está a desenvolver um trabalho interessante com a WikiBhasha e ficamos muito satisfeitos por optar também por partilhar, em fonte aberta, o seu código de cliente >>.

Ao tornar mais fácil à comunidade da Wikipedia a criação de conteúdos multilingues, a Wikipedia e a Microsoft Research esperam inspirar uma nova vaga de criação de conteúdos multilingues.

<< A WikiBhasha beta compromete-se a permitir a criação fácil de conteúdos em múltiplas línguas e a gerar também um conjunto de dados paralelos de idioma para que os investigadores possam continuar a trabalhar para aprofundar a tecnologia de tradução automática>>, disse P. Anandan, managing director, da Microsoft Research Índia. << A criação conteúdos de qualidade em múltiplas línguas pode ser bastante melhorada e acelerada com a participação activa das comunidades da Wikipedia >>.

A WikiBhasha beta é uma ferramenta baseada no browser que funciona nos sites da Wikipedia. Apresenta uma layer simples e intuitiva de interface de utilizador (UI) que se mantém na língua-alvo da Wikipedia durante todo o processo de criação de. Esta layer de UI integra a descoberta de conteúdos com serviços linguísticos e de colaboração, concentrando-se o utilizador basicamente na criação do conteúdo na Wikipedia-alvo. Um processo simples de três passos guia o utilizador na descoberta de conteúdos e na fonte dos artigos da Wikipedia em Inglês, compondo um artigo de Wikipedia na língua local e publicando-o na Wikipedia-alvo. Embora uma sessão típica possa destinar-se a melhorar um artigo na Wikipedia na língua-alvo, podem também ser criados novos artigos, seguindo um processo semelhante. A WikiBhasha beta trabalha actualmente no Windows Internet Explorer (7.0 e 8.0) no Windows XP, no Windows Vista e no Windows 7, no Firefox (3.5 ou acima), no Linux Fedora (11 e 12), no Windows XP, no Windows Vista e no Windows 7.

A WikiBhasha, que é apoiada pelo sistema Machine Translation da Microsoft e pela Collaborative Translation Framework da Microsoft foi conceptualizada pela Multilingual Systems (http://research.microsoft.com/en-us/groups/mls/) Group da Microsoft Research Índia (http://research.microsoft.com/en-us/labs/india). O Mutlilingual Systems Group explora tecnologias multilingues e inter-idiomas que funcionam sem costuras entre línguas e na criação de recursos para ajudar na investigação da linguística computacional. A ferramenta foi desenvolvida em colaboração com o Natural Language Processing (http://research.microsoft.com/en-us/groups/nlp/) Group da Microsoft Research Redmond.

Um video explicativo que familiariza os utilizadores com as diversas funcionalidades oferecidas pela beta da WikiBhasha pode encontrar-se em http://www.wikibhasha.org.

Sobre a Microsoft Research

Fundada em 1991, a Microsoft Research dedica-se a levar a cabo investigação tanto básica como aplicada da ciência computacional e da engenharia de software. Os investigadores concentram-se em mais de 55 áreas de computação e colaboram com os principais investigadores académicos, governamentais e industriais para fazer avançar o state of the art. A Microsoft Research expandiu-se ao longo dos anos para oito locais em todo o mundo e uma série de projectos em colaboração, que reúnem os melhores cérebros da ciência informática a fim de fazer avançar um plano de investigação baseado nos seus talentos e interesses únicos.

A Microsoft Research tem instalações em Redmond, Wash.; Cambridge, Mass.; Silicon Valley, Calif.; Cambridge, Inglaterra; Beijing, China e Bangalore, Índia e efectua também investigação no Cairo Microsoft Innovation Center, no Egipto; European Microsoft Innovation Center, em Aachen, Alemanha; e eXtreme Computing Group, em Redmond. A Microsoft Research colabora com faculdades e universidades de todo o mundo para melhorar a experiência de ensino e de aprendizagem, inspirar a inovação tecnológica e alargar o avanço no campo da ciência informática. Pode encontrar mais informação em http://www.research.microsoft.com.

Sobre a Microsoft

Fundada em 1975, a Microsoft (Nasdaq: MSFT) é líder mundial de software, serviços e soluções que ajudam as pessoas e as empresas a realizar o seu pleno potencial.

FONTE Microsoft Corp.