As Influências das Celebridades na Cirurgia Plástica

28 jan, 2008, 14:17 GMT De International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)

NOVA IORQUE, January 28 /PRNewswire/ --

- Estudo Inovador Mundial sobre Cirurgiões Plásticos de Topo

- Jolie, Kidman, Anderson, Loren, Bundchen, Pitt, e Clooney são os favoritos

Ouvimo-lo todos os dias, "Oh, Eu gostava de ser parecida com a Angelina." Ou, "Oh, para ter os abdominais do Brad -- eu faria qualquer coisa." Com o aumento da disponibilidade da cirurgia plástica estética, melhorias contínuas e refinamentos nos procedimentos e os numerosos planos de pagamento disponíveis, alguns destes desejos estão a tornar-se realidade. Mas será que as imagens das celebridades que inundam os populares meios de comunicação têm alguma influência nas decisões que as pessoas tomam acerca da sua cirurgia plástica?

A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (SICPE - www.isaps.org), a autoridade mundial líder neste campo, perguntou recentemente aos cirurgiões: Qual a Influência que as Celebridades têm nas Decisões Tomadas pelos Pacientes?

O estudo foi enviado a mais de 20000 cirurgiões plásticos em 84 países. Foi pedido aos cirurgiões para relacionarem nomes de celebridades com onze procedimentos habituais para homens e para mulheres. As descobertas deste questionário não cientifico e subjectivo revelaram tendências fascinantes. Tal como referiu o Presidente da Sociedade, o Dr. Bryan Mendelson de Melbourne, Austrália, numa entrevista recente, " O que aprendemos deste estudo dá ênfase aos esforços internacionais contínuos da Sociedade na continuação da uma educação do público sobre como escolher o cirurgião plástico correcto. As pessoas devem pesquisar sobre a formação, experiência e afiliações do cirurgião, para que possam tomar decisões informadas e saber o que esperar da cirurgia plástica, bem como de procedimentos não-invasivos."

Se ainda existiam dúvidas sobre o facto de Brad Pitt e Angelina Jolie serem o casal célebre numero um, o estudo da SICPE acaba com essas dúvidas. Os nomes de Jolie e Pitt surgiram com mais frequência e para mais partes do que corpo do que para virtualmente outro qualquer indivíduo. Também existem várias celebridades locais que influenciaram algumas escolhas e um número de referências a beldades mais clássicas, das quais é líder Sophia Loren seguida por Elizabeth Taylor.

O Estudo foi incluído na versão electrónica da newsletter da Sociedade, ISAPS News, publicado três vezes ao ano em parceria com a Quality Medical Publishing (www.qmq.com), o editor líder mundial de livros, media e recursos educativos online sobre cirurgia plástica.

AS MULHERES

Peito e lábios foram as principais categorias para as escolhas de celebridades nas mulheres, seguidas por nádegas, nariz e abdómen. As categorias estão listadas por ordem de popularidade.

Peito - a escolha óbvia para sósias de peito foi Pamela Anderson, seguida pela beleza brasileira, Gisele Bundchen, a princesa do Pop americano, Britney Spears e Xuxa, uma artista brasileira famosa. Curiosamente, a pergunta provocou comentários negativos por parte dos cirurgiões que expressavam a opinião das suas pacientes. Uma percentagem significativa de médicos indicou que muitas vezes as mulheres mencionam celebridades com quem não querem ficar parecidas. A Pamela Anderson também lidera este grupo, seguida por Dolly Parton e Victoria Beckham.

Lábios - Angelina Jolie foi a líder incontestável como os lábios preferidos das mulheres que se irão submeter a esta cirurgia. A referência alternativa para lábios foi Julia Roberts.

Nádegas - A escolha líder foi Jennifer Lopez - por uma enorme percentagem. Outras escolhas incluíam Juliana Paes do Brasil e as americanas Halle Berry e Sandra Bullock.

Nariz - Não houve dúvidas de que o nariz da Nicole Kidman foi o claro favorito para as mulheres de todo o mundo. As escolhas secundárias incluíam Julia Roberts, Jennifer Aniston, Xuxa e, com um toque de classicismo, Grace Kelly e a Princesa Maria da Dinamarca, nascida na Tasmânia.

Abdómen - Em algumas culturas, mostrar a barriga é uma afirmação de moda. A escolha preferida entre as mulheres de todo o mundo foi Giselle Bundchen, seguida de perto por Shakira, Demi Moore, Britney Spears (no início da sua carreira) e Thalia (México).

Olhos - Angelina Jolie foi a clara favorita nesta categoria. Catherine Zeta-Jones, Demi Moore, Michelle Pfeiffer e Salma Hayek foram também destacadas. E, provando que a beleza cinematográfica é eterna, houve também inúmeras referências a Sophia Loren, Elizabeth Taylor, Catherine Deneuve e Greta Garbo.

Bochechas - A mulher referida com mais frequência foi Sophia Loren, seguida por Michelle Pfeiffer, Nicole Kidman, Angelina Jolie e Marilyn Monroe.

Pernas - Houve um empate a três nesta categoria: Tina Turner, Sharon Stone e Cameron Diaz, seguidas por Jennifer Lopez.

Cabelo - Embora os implantes capilares não sejam tão comuns nas mulheres como são para os homens, a principal escolha foi Gisele Bundchen, seguida de perto por Jennifer Aniston e Julia Roberts.

Queixo - Não houve um líder claro absoluto nesta categoria. Entre os nomes mencionados estão Sonia Braga, Nicole Kidman, Julia Roberts e Charlize Theron.

Testa - Esta foi a categoria menos referida entre onze escolhas. A liderar as selecções estavam Nicole Kidman, Madonna, Elizabeth Taylor e Oprah Winfrey.

OS HOMENS

O abdómen, o nariz e os olhos são as três primeiras categorias para os homens, seguidas do peito, queixo e nádegas. As categorias estão listas por ordem de popularidade.

Abdómen - Brad Pitt venceu por pouco Matthew McConaughey. Foram seguidos pelas estrelas de filmes de acção Arnold Schwarzenegger e Jean-Claude Van Damme e a estrela de futebol David Beckham.

Nariz - Esta categoria foi liderada por Brad Pitt, seguido de George Clooney. Os médicos mencionaram diversas vezes que notaram que os pacientes expressavam preocupações pessoais para que nenhuma operação os deixasse parecidos com o Michael Jackson.

Olhos - Os três principais homens referidos nesta categoria foram George Clooney, Brad Pitt e Ben Affleck.

Peito - Arnold Schwarzenegger foi a escolha esmagadora seguido por Paulo Zulu (Brasil).

Queixo - Muitos mais médicos referiram a influência de celebridades em operações ao queixo nos homens do que nas mulheres. Quem foi referido com mais frequência foram Clooney e Pitt, seguidos por Kirk Douglas, Ricky Martin, Antonio Banderas e Errol Flynn.

Nádegas - Aqui, Brad Pitt teve uma vantagem clara, seguido de Mel Gibson, Ricky Martin e Paulo Zulu.

Bochechas - Houve um empate na categoria entre Clooney e Pitt. Tom Cruise e Paulo Zulu vieram a seguir.

Lábios - Clooney e Pitt lideraram, seguidos por Antonio Banderas e a estrela de cinema coreano Dong-Kun Jang.

Cabelo - Tom Cruise liderou seguido por David Beckham.

Pernas - David Beckham liderou seguido por Arnold Schwarzenegger.

Testa - Cruise e Pitt empataram nesta categoria.

Recomendações da SICPE para a escolha do melhor cirurgião plástico:

1. Determine se o cirurgião está inscrito na Ordem ou se está aprovado pela Ordem para a prática específica de cirurgia plástica.

2. Peça para falar com pacientes anteriores que tenham sido submetidos à mesma operação.

3. É o cirurgião um cirurgião plástico formado? Os dermatologistas e os ginecologistas não são formados em cirurgia plástica.

4. Pesquise sobre o potencial cirurgião na Internet. Visite o seu sítio Web ou utilize o Surgeon Finder no sítio Web da SICPE em www.isaps.org.

5. As afiliações nas sociedades são muito importante. O cirurgião é um membro da sociedade de cirurgia plástica do seu país e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética? A maioria das sociedades nacionais tem requisitos de adesão que protegem o público.

"Uma recomendação que fazemos sempre aos pacientes que procuram conselhos é que façam a sua pesquisa," observou o Dr. Foad Nahai, com sede em Atlanta, Geórgia, Primeiro Vice-Presidente da Comissão da SICPE e um autor conceituado e professor catedrático em cirurgião plástica estética. "As mulheres irão passar semanas à procura do decorador certo ou do vestido para um acontecimento importante - por que não deverão elas (bem como os homens) gastar igualmente bastante tempo a encontrar o cirurgião plástico certo."

Web site: http://www.isaps.org

FONTE International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS)