ATX Propõe Iniciativa .car que Facilita a Navegação Segura na Internet em Veículos

20 maio, 2008, 10:50 BST De ATX Group

DALLAS-FORTH WORTH, Texas, May 20 /PRNewswire/ --

- Fornecedor de Tecnologia Telemática Pede à Connected Vehicle Trade Association a Formação de uma Coligação para a Promoção de Ferramentas de Navegação na Internet dentro dos Veículos

A ATX Group, o maior fornecedor independente de serviços de telemática ao sector automóvel, anunciou hoje uma iniciativa com a Connected Vehicle Trade Association (CVTA), sedeada em Detroit, para reunir um grupo de trabalho internacional de forma a discutir como se poderá aceder de forma segura a conteúdos online através de dispositivos embutidos ou removíveis nos veículos.

A ATX, como responsável pelas convocações para o grupo de trabalho, e a CVTA irão lançar um esforço imediato para convidar fabricantes de automóveis e outras partes interessadas na cadeia de valores da electrónica automóvel para participarem numa discussão aberta e no processo de fixação de requisitos para a navegação na Internet dentro dos veículos. Um fórum industrial será depois realizado sobre a proposta, quando o sector se reunir em Detroit de 20 a 22 de Outubro de 2008.

A ATX está também a propor um domínio genérico de alto nível - dot.car (.car - ponto.car), semelhante ao dot.com (.com - ponto.com) - que irá permitir que os sítios Web sejam especificamente desenhados para ir ao encontro do desafio da segurança e dos requisitos dos clientes, de forma a fornecer conteúdos Web dentro do veículo.

"A Web tornou-se de tal forma uma parte no nosso dia-a-dia que o seu uso continuado nos veículos é inevitável e exige que o sector chegue a um acordo sobre formatos específicos que irão adaptar a experiência da navegação online tradicional à experiencia de condução," disse o Presidente e CEO da ATX, Steve Millstein. "Esta proposta é semelhante à adaptação que foi necessária para o desenvolvimento e ligação entre o smartphne e a Web. A navegação na Internet dentro do veículo é um ambiente único com características únicas."

"A ATX é um membro valioso da CVTA e apoiamos totalmente a sua liderança de ideias em convocar esta iniciativa," acrescentou Scott McCormick, presidente da CVTA (www.connectedvehicle.org). "Os conteúdos de Internet começam a entrar no ambiente do veículo e precisamos reunir todas as partes interessadas que lidem com formas seguras de obter, visualizar e interagir com estes conteúdos. Este é um tópico oportuno e importante que esperamos possa chamar o interesse mundial para uma ampla variedade de sectores envolvidos."

Para além de conteúdos Web, prevê-se que os sítios Web ponto.car também possam utilizar dados centrados na telemática e em tempo real como dados sobre o desempenho e para o diagnóstico de problemas, bem como dados para a localização dos veículos. Também proposto está um processo de firewall telemática, especificamente desenhadas para garantir a total protecção do veículo contra conteúdos fornecidos através de ondas ao navegador dentro do veículo, durante toda a vida útil do automóvel.

Tal como planeado, os utilizadores iniciais serão fabricantes de automóveis e os seus parceiros e fornecedores de tecnologia e comunicações. Este grupo precisará de definir requisitos no que respeita à experiência de utilizador esperada. Embora a visão inicial do domínio ponto.car seja dar aos condutores a capacidade de navegar na World Wide Web e de experimentar uma navegação personalizada, os fabricantes de automóveis iriam beneficiar deste processo ao:

-- garantir a flexibilidade em adaptar o interface de utilizador embutido
       até ao final da vida do veículo;
    -- reduzir, de forma drástica, o período de antecipação no mercado,
       quando comparado com os actuais processos embutidos de design de
       software;
    -- obter a capacidade de personalizar de acordo com o modelo, país ou
       condutor do veículo;
    -- facilitar o acesso dos clientes a conteúdos ou actualizações;
    -- satisfazer as expectativas dos clientes sobre a navegação online,
       enquanto se mantém uma experiência de condução segura e conveniente.

Os interessados em participar nas discussões prévias ou em receber avisos sobre o fórum de Outubro deverão enviar a informação sobre os seus contactos para a CVTA através de sjm@connectedvehicle.org.

Sobre a ATX: Sedeada em Dallas - Forth Worth, Texas, e em Dusseldorf, Alemanha, a ATX Group é o maior fornecedor de serviços personalizados de telemática para a indústria automóvel, servindo a América do Norte e a Europa. Os serviços de telemática da ATX são elaborados para fornecer segurança e facilidade de condução aos proprietários de veículos. Estes serviços incluem assistência a emergência em locais específicos e na berma da estrada, notificação automática sobre embates, recuperação de veículos roubados, diagnóstico remoto e assistência em tempo-real no trânsito e navegação. A ATX também personaliza serviços de telemática de forma a auxiliar os fabricantes de automóveis e os seus vendedores afiliados na utilização de dados telemáticos para reduzir os custos, melhorar o fornecimento de veículos e gerir, de forma mais próxima, as relações com os clientes. A ATX fornece os seus serviços a proprietários de veículos através das marcas suas clientes - BMW, PSA Peugeot Citroen, Mercedes-Benz, Maybach e Rolls-Royce Motor Cars. Para mais informações, visite www.atxg.com

Web site: www.atxg.com

FONTE ATX Group