Autoridades Francesas Dão Aprovação Ao Exame GMAT para Recolha de Dados Biométricos para Segurança Avançada

10 jul, 2009, 18:57 BST De Graduate Management Admission Council

MCLEAN, Virgínia, July 10 /PRNewswire/ --

Pela primeira vez na sua história, a Comissão Nacional de Informática e Liberdades (CNIL), de França, aprovou a primeira empresa privada de testagem - o Graduate Management Admission Council (GMAC) - para recolher dados como parte dos seus esforços para garantir o nível mais elevado de segurança na análise GMAT. Nenhum outro exame privado obteve esta permissão.

A GMAC é a organização internacional de escolas de gestão que é proprietária e gere o exame GMAT, usado por quase 2.000 escolas empresariais a nível mundial como parte do processo de admissão. Em consideração das garantias tomadas pelo GMAT para proteger a privacidade, a CNIL autorizou o GMAC a usar o novo dispositivo biométrico PalmSecure para autenticar a identidade dos indivíduos, submetidos ao GMAT. Num futuro próximo, os dados recolhidos a partir deste dispositivo serão utilizados para encontrar as informações de um candidato num banco de dados central, que inclua dados biométricos de outros indivíduos admitidos a exame em todo o mundo.

O exame GMAT é actualmente o único exame que utiliza a nova tecnologia PalmSecure de reconhecimento das veias das mãos. A PalmSecure tem como características um luz quase infra-vermelho que captura o padrão das veias da palma da mão, gerando um modelo biométrico encriptado que é comparado com os padrões das veias da palma da mão dos candidatos pré-registados, garantindo, desta forma, que quem faz o teste é o candidato. Oferece uma forma altamente fiável de autenticação porque não deixa vestígios, não recolhe ou armazena imagens, e os dados não podem ser lidos por outros diapositivos. A CNIL referiu na sua aprovação, "Não é provável que seja obtida sem o conhecimento da pessoa envolvida e, por isso, apresenta riscos muito pequenos para as liberdades civis e direitos fundamentais dos indivíduos."

"Queremos expressar o nosso apreço pela CNIL por reforçar, na sua decisão, o nosso compromisso na liderança na protecção de dados pessoas, em cumprimento com as leis internacionais de protecção de dados," disse David A. Wilson, presidente e CEO da GMAC. "Queremos garantir o nível mais elevado de segurança para proteger os interesses das escolas e das pessoas honestas que estão a ser testados."

Wilson anotou que as principais escolas de gestão no mundo confiaram no GMAT como uma previsão fiel do sucesso académico dos candidatos durante cinco décadas. "A acção da CNIL em aprovar a recolha de dados biométricos apenas para o exame GMAT reflecte a importância da elevada prioridade que depositamos na segurança vigilante."

Em 2005, a GMAC notificou a CNIL sobre outras medidas de segurança de acordo com o Data Protection Act para proteger o exame GMAT contra fraude, incluindo gravação audiovisual na sala de exame e fotos dos candidatos. No entanto, a França e outros países não aceitaram a recolha de impressões digitais, o que também é parte das medidas de segurança para o exame GMAT. O GMAC começou depois a procurar por alternativas para a recolha de impressões digitais que estivessem de acordo com as leis de dados internacionais. A CNIL recebeu uma carta de apoio da HEC School of Management em Paris sobre o valor da tecnologia de recolha das veias das mãos na garantia da segurança do teste.

A GMAC irá agora implementar o PalmSecure e arquivar pedidos para o seu uso com outros países europeus. Portugal autorizou o seu uso. A GMAC espera utiliza a tecnologia PalmSecure em todos os centros de testagem até final de 2009.

O Graduate Management Admission Council (www.gmac.com) é uma organização educacional sem fins lucrativos de escolas de gestão de topo em todo o mundo, que se dedica à criação de acesso e à divulgação de informação sobre o ensino superior de gestão. A GMAC está sedeada em McLean, Virginia, com uma filial Europeia em Londres. O Council detém o Graduate Management Admission Test (GMAT) usado por cerca de 4600 programas de licenciatura em gestão em cerca de 1900 escolas de gestão em todo o mundo para avaliar os candidatos. O GMAT - o único teste padrão desenhado expressamente para os programas empresariais e gestão em todo o mundo - está agora disponível em mais de 450 centros de testagem em 110 países. Para mais informações sobre a GMAT, consulte www.mba.com.

FONTE Graduate Management Admission Council