AVG Prevê uma Batalha Difícil para a Microsoft com o Lançamento de Software Antivírus Gratuito

22 nov, 2008, 13:05 GMT De AVG Technologies

AMESTERDÃO, Holanda, November 22 /PRNewswire/ --

- AVG Responde ao Anúncio da Competição que Repete a Sua Oferta de Software Antivírus

A AVG, um fornecedor mundial de software antivírus e de segurança na Internet com mais de 85 milhões de utilizadores em 167 países, respondeu hoje ao anúncio de um produto de software antivírus destinado a aparecer a meio de 2009.

A AVG, que há mais de oito anos oferece software antivírus a utilizadores em todo o mundo, chamou a atenção para os múltiplos desafios que a Microsoft enfrenta em apoiar um produto de software antivírus gratuito, bem como na gestão contínua do produto e actualizações.

A Microsoft irá também provavelmente defrontar-se com várias reclamações de parceiros de canais insatisfeitos, cujas margens de lucro e vendas de unidades irão sofrer um impacto negativo em consequência da oferta gratuita do produto, acredita a AVG.

"Durante mais de oito anos, a AVG reconheceu e deu resposta à constante ameaça global de malware através da oferta de uma ferramenta gratuita e generalizada de combate a vírus informáticos, spyware, malware e ameaças online," disse J. R. Smith, o CEO da empresa. "A Microsoft está claramente a seguir o nosso caminho, que irá, com certeza, ajudar a combater ameaças básicas e menos sofisticadas. Mas a verdadeira ameaça neste cenário é a própria rentabilidade da Microsoft e as relações com os parceiros de canais."

A AVG também sublinha os desafios que a Microsoft enfrenta para acompanhar a proliferação crescente de novas e cada vez mais numerosas ameaças online. A Microsoft confia, muitas vezes, nas suas actualizações mensais de "patch Tuesday" para actualizar os seus actuais produtos de antivírus, o que deixa os utilizadores informáticos vulneráveis a botnets e outros ataques maliciosos. Com grande importância, o software antivírus gratuito da Microsoft irá ter ainda menos características defensivas do que a actual oferta OneCare - o que agrava ainda mais a vulnerabilidade dos utilizadores informáticos ao crescente número de vírus e outras ameaças.

As estatísticas realçam o problema crescente. As infecções informáticas provocadas por malware estão a aumentar de forma exponencial. A equipa de pesquisa interna da AVG repara que 50000 variações são emitidas todos os dias - sublinhando ainda mais a necessidade para protecção em tempo real.

A aplicação LinkScanner da AVG oferece protecção até ao minuto contra as últimas ameaças. Mais ainda, os produtos antivírus premiados da AVG têm vindo a ser reconhecidos por oferecerem segurança informática máxima e protecção online com um congestionamento mínimo de recursos.

De uma perspectiva de protecção global, a AVG tem uma forte presença nos mercados estabelecidos e emergentes. O plano de crescimento estratégico da empresa incluiu a apresentação de várias versões em língua materna dos seus programas antivírus nas próximas semanas. Mais ainda, a comunidade mundial de apoio aos utilizadores - com pessoas e pequenas empresas em 167 países - continua a crescer como a única verdadeira rede de "auto-ajuda" do sector.

"A excepcional facilidade de utilização e simplicidade dos produtos AVG têm tido fortes vendas no sector, oferecendo uma segurança e funcionalidades mais fortes a custos muito mais baixos do que as ofertas de antivírus da Microsoft," acrescentou Smith. "Face a este período económico complicado, os nossos revendedores apreciam as margens de vendas de produto robustas que nós oferecemos e a vitalidade da nossa comunidade de utilizadores finais que ajudam a impulsionar as vendas no futuro."

Sobre a AVG Technologies

A AVG é um líder global de soluções de segurança, protegendo mais de 85 milhões de consumidores e utilizadores domésticos de computadores em 167 países contra a incidência cada vez maior de ameaças online, vírus, spam, fraude informática e piratas informáticos na Internet. Com sede em Amesterdão, a AVG tem cerca de duas décadas de experiência no combate ao crime cibernético e um dos mais avançados laboratórios para a detecção, antecipação e combate às ameaças construídas na Internet em todo o mundo. O seu modelo de software gratuito e disponível online para download permite aos utilizadores elementares o acesso à protecção básica antivírus e a actualizações fáceis e sem grandes custos para níveis mais elevados de segurança e defesa quer em ambiente de utilizador único ou múltiplos. Quase 6000 revendedores, parceiros e distribuidores associam-se à AVG em todo o mundo, incluindo a Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Play.com, Wal-Mart e Yahoo!. Mais informações disponíveis em http://www.avg.com.

FONTE AVG Technologies