Caso Encerrado: Anheuser-Busch Impede a Cervejeira Checa de Usar a Budweiser na Suécia

17 maio, 2006, 03:00 BST De Anheuser-Busch

ST. LOUIS, May 16 /PRNewswire/ --

- A Decisão do Supremo Tribunal Apoia os Direitos Exclusivos da Anheuser-Busch à Budweiser

O Supremo Tribunal da Suécia não encontrou razão para aceitar o apelo feito pela cervejeira checa Budejovicky Budvar, pondo termo a uma disputa de marca com a Anheuser-Busch, que durava há sete anos. A decisão mantém a sentença do tribunal de primeira instância que dava à Anheuser-Busch os direitos exclusivos da designação <<Budweiser>>, na Suécia.

Em Janeiro o Tribunal de Relação de Segunda Instância, de Svea, orientado pela decisão de um painel da World Trade Organization, sentenciou que as indicações geográficas protegidas na Europa não podem ser usadas em tradução, se interferirem com marcas registadas já existentes ou anteriores. O tribunal ordenou que a Budejovicky Budvar parasse de usar <<Budweiser Budwar>> nos seus rótulos, embalagens ou publicidade.

<<Desde que a Anheuser-Busch começou a produzir a Budweiser em 1876, que fizemos investimentos significativos para desenvolver a marca em todo o mundo>>, disse Stephen Burrows, presidente e director geral da Anheuser-Busch International, Inc. <<O resultado final na Suécia é significativo, porque reconhece a Anheuser-Busch como detentora, por direito, do nome Budweiser, um dos primeiros registados 17 anos antes de a Budejovicky Budvar ter sido fundada.>>

A disputa pela marca na Suécia começou em 1999 depois da Anheuser-Busch ter registado, com êxito, <<Budweiser>>. A Anheuser-Busch tem registos nacionais de <<Budweiser>> ou <<Bud>> em 21 dos 25 países da União Europeia e vende 31 por cento do seu volume de cerveja internacional nessa região da Europa.

<<Esta disputa não tem a ver com a venda da cerveja, mas com o nome que a cervejeira checa usa,>> disse Burrows. <<A Anheuser-Busch acredita que a Budvar está a tentar tirar dividendos da nossa marca mundialmente famosa e devemos aos nossos accionistas e empregados proteger energicamente as nossas marcas famosas, deste e de qualquer outro tipo de infracção.>>

Sediada em St. Louis, a Anheuser-Bussh (NYSE: BUD) é a cerveja-líder americana detendo quase 50 por cento da quota de mercado de vendas de cerveja nos EUA. A empresa produz as cervejas mais vendidas no mundo, a Budweiser e a Bud Light. A Anheuser-Busch detém também 50 por cento do Grupo Modelo, principal cervejeira do México e 27 por cento da Tsingtao, a cervejeira n 1 da China. Para mais informação, visite http://www.Anheuser-Busch.com

Web site: http.//www.anheuser-busch.com

FONTE Anheuser-Busch