Comissão Europeia e SamKnows lançam o primeiro estudo pan-europeu de desempenho da banda larga

27 set, 2011, 08:00 BST De SamKnows

LONDRES, September 27, 2011 /PRNewswire/ --

Necessários 10 mil voluntários em 30 países para realizar o maior estudo do género

A Comissão Europeia, em colaboração com os peritos em testes de desempenho de banda larga da SamKnows, lançou um projecto pan-europeu para análise do desempenho da banda larga em todos os Estados-Membros da UE e de três outras nações, no âmbito de um plano de auxílio aos fornecedores de serviços Internet, entidades reguladoras e consumidores com vista à melhoria dos serviços de Internet em todo o continente[1].

A SamKnows realizou projectos semelhantes, com êxito, para a Ofcom do Reino Unido e para a Comissão Federal de Comunicação (FCC) dos Estados Unidos[2], e está neste momento à procura de 10.000 voluntários em toda a Europa para integrar o mais importante teste de desempenho da banda larga deste género.

Aos voluntários[3] será enviado um pequeno dispositivo (a "Whitebox") acoplável à ligação de Internet no seu domicílio. Quando a linha de banda larga não estiver a ser utilizada, a Whitebox realiza automaticamente uma série de testes para medir a velocidade e o desempenho da ligação. Isto permitirá obter uma perspectiva do acesso à banda larga a nível pan-europeu para futuros projectos e uma maior transparência para os consumidores que pagam a ligação de banda larga.

Para além de ajudar a Comissão Europeia a realizar um importante estudo de fornecimento da banda larga a nível europeu, os voluntários recebem individualmente um conjunto de informações detalhadas, em tempo real, sobre o desempenho da sua própria ligação[4], incluindo a velocidade e fiabilidade.

Para participar, os consumidores devem visitar http://www.samknows.eu, para solicitar uma Whitebox gratuita da SamKnows.

Alex Salter, presidente da SamKnows, afirmou: "Estamos a trabalhar no sentido de proporcionar aos fornecedores de serviços Internet, às entidades reguladoras e, sobretudo, aos consumidores a informação de que necessitam para conseguir uma optimização dos serviços de banda larga.

Todos os indivíduos que se disponibilizem a participar, não só têm acesso gratuito aos nossos serviços, como são considerados paladinos de um serviço optimizado de banda larga, a nível europeu, na medida em que contribuem para a elaboração de um esquema representativo da conectividade em toda a Europa".

Fundada em 2003 pelo programador de software Sam Crawford, a SamKnows foi inicialmente criada como um site de informação aos consumidores com o intuito de promover um sistema de banda larga mais rápido. Em 2008, Sam desenvolveu uma tecnologia inovadora de medição de banda larga, desde então disponibilizada gratuitamente pela SamKnows a todos os seus consumidores no Reino Unido e nos EUA. Somente no Reino Unido, a SamKnows concluiu que o desempenho da banda larga é inferior a 50% das velocidades anunciadas.

NOTAS AOS EDITORES:

Estão disponíveis informações técnicas sobre os testes em http://www.samknows.com/broadband/methodology.

1. Os Estados-Membros onde a SamKnows está a recrutar voluntários são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia, havendo procura de voluntários adicionais também na Croácia, Islândia e Noruega.

2. A SamKnows recebeu mais de 250.000 de inscrições de voluntários nos EUA e no Reino Unido no caso dos projectos com a FCC e a Ofcom. Estão disponíveis mais informações em: http://www.samknows.com/broadband/about.

3. Sujeito aos termos e condições aplicáveis.

4. O dispositivo da SamKnows ("Whitebox") executa testes sintéticos através da ligação de banda larga do voluntário, simulando aplicações de Internet e protocolos comuns.-Não monitoriza a actividade do voluntário na Internet, nem regista informação identificável pessoalmente.

FONTE SamKnows