Concentric Medical e SITS Network Anunciam Parceria para Iniciarem o Ensaio Clínico do Merci (R) Retrieval System

15 maio, 2006, 16:12 BST De Concentric Medical, Inc.

MOUNTAIN VIEW, Califórnia e ESTCOLMO, Suécia, May 15 /PRNewswire/ --

- Ensaio Aleatório em Doentes de Trombose Isquémica com Trombólise Mal Sucedida

A Concentric Medical , Inc. e a SITS Network anunciaram hoje em conjunto a sua parceria no ensaio de THURST (Thrombectomy in Unsuccessful Stroke Thrombolysis). O ensaio será patrocinado pela Concentric Medical e gerido pela SITS Network. Espera-se que o ensaio clínico comece a inscrever doentes no final deste ano e a Concentric Medical e a SITS estão a recrutar activamente sites para participarem. Para participar é necessária experiência com o Merci(R) Retrieval System, documentada no registo de trombectomia da SITS.

O ensaio THRUST irá investigar o processo Merci Retrieval em doentes com trombose isquémica em que a terapia trombolítica corrente falhou. Calcula-se que cerca de um terço dos doentes com trombólise intravenosa não melhoraram ao fim de duas horas do início do tratamento. Além disso, o prognóstico deste grupo de doentes é baixo em comparação com o dos que demonstraram algum nível de melhoria. O Merci Retriever está indicado para utilização em doentes que fracassam na terapia lítica comum e a trombectomia mecânica com o procedimento Merci Retrieval pode representar um benefício substancial nesses indivíduos. O THRUST irá comparar, doentes que não melhoraram com tromboliticos intravenosos, o resultado clínico de doentes tratados por trombectomia mecânica usando o Merci Retrieval System com doentes sem qualquer outra intervenção.

O Merci Retrieval System é comercializado nos EUA desde 2004, baseado em dados reunidos durante o ensaio Mechanical Embolus Removal in Cerebral Ischemia (MERCI) (Remoção Mecânica do Êmbolo na Isquémia Cerebral). O Merci Retrieval System obteve também a marca CE da União Europeia. Os resultados do ensaio MERCI foram publicados em Stroke, en Julho de 2005. Mais recentemente, resultados intermédios do ensaio clínico Multi MERCI (apresentados na International Stroke Conference, Fevereiro 2006) fornecem mais provas dos benefícios do processo Merci nos doentes em que a trombólise falhou.

<<Acreditamos que restabelecer rapidamente o fluxo sanguíneo é vital numa trombose grave e que a reposição da corrente sanguínea está ligada a bons resultados,>> disse Gary Curtis, Presidente e CEO da Concentric Medical. <<Estamos ansiosos por trabalhar com a comunidade internacional com trombose, através da SITS Network, para fornecermos mais provas clínicas que apoiem o uso do Merci Retrieval System.>>

<<O estudo THRUST é um passo importante para proporcionar aos clínicos mais tratamentos da trombose,>> disse o Professor Nils Wahlgren, Presidente da SITS International. <<Houve grande interesse dos membros da SITS Network em participar, o que mostra a importância deste ensaio.>>

Sobre a Concentric Medical

Situada em Mountain View, Califórnia e fundada em 1999, a Concentric Medical está empenhada em abrir caminhos para novos tratamentos da trombose. A linha principal de produtos, Merci(R) Retriever está indicada para utilização na remoção de coágulos do cérebro em doentes que sofrem de trombose isquémica. O processo Merci está a ser actualmente usado em mais de 180 centros em todo o mundo e a Concentric Medical calcula que mais de 3000 doentes têm sido tratados com este dispositivo. Mais informação sobre a Concentric Medical e os seus produtos podem encontrar-se em www.concentric-medical.com

Concentric, Merci e MERCI são marcas registadas da Concentric Medical.

Sobre a SITS Network

A SITS Network é a maior rede sobre trombose que cobre 500 clínicas de tratamento de trombose em mais de 30 países nos quatro continentes. A SITS Network é um veículo óptimo para ensaios clínicos/pós-lançamento e registos sobre trombose. O objectivo da SITS Network é a implementação alargada e a ampliação de provas baseadas nos tratamentos da trombose. Mais informação sobre SITS Network pode encontrar-se em www.acutestroke.org.

Contactos de Media
    Jodie Fam, Marketing
    +1-650-810-1737 escritório
    +1-415-244-9885 telemóvel
    jfam@concentric-medical.com

SITS International
    Martin Steinberg
    +46-8-5177-5600, escritório
    +46-709-512068 telemóvel
    Martin.steinberg@acutestroke.se

Web site: http://www.concentric-medical.com

FONTE Concentric Medical, Inc.