ContourGlobal Assina Acordo de Empréstimo com a OPIC para o 100 MW Electricity Project no Togo

23 dez, 2008, 11:30 GMT De ContourGlobal

NOVA IORQUE, December 23 /PRNewswire/ --

A ContourGlobal anunciou hoje que a ContourGlobal Togo, uma subsidiária integral da empresa, assinou um acordo de financiamento com base em risco-projecto no valor de 146 milhões com a Overseas Private Investment Corporation (OPIC) para a construção de central eléctrica de 100 MW da ContourGlobal em Lomé, Togo.

O projecto no Togo da ContourGlobal é o primeiro investimento estrangeiro substancial no Togo em mais de uma década e será um dos investimentos mais importantes no sector energético da África Ocidental em mais de 20 anos. O projecto envolve a concepção, construção e operação de uma nova central energética termal de 100 MW, que irá produzir mais de 780 Gwh de horas de electricidade ao ano e irá ajudar a nação africana ocidental a ultrapassar a escassez de electricidade, que teve como resultado apagões recorrentes e que inibiu o crescimento económico. O projecto está localizado numa região que procura desesperadamente por fontes de energia menos dispendiosas e mais fiáveis. A central construída pela ContourGlobal adicionará uma fonte significativa de energia fiável e a preços competitivos e diversificará as hipóteses de geração de energia da região.

O projecto verá a sua construção iniciada em Janeiro 2009 e está em actividade em Dezembro de 2009. Será alimentado por seis motores Wartsilla 18v50DF (de 16.6 MW cada), que têm a capacidade de queimar três combustíveis e que são capazes de funcionar com gás natural, fuelóleo pesado e gasóleo destilado, o que permite uma capacidade de troca entre combustíveis instantânea. O projecto irá funcionar com fuelóleo pesado até o gás natural ficar disponível através do Gasoduto da África Ocidental. A ContourGlobal Togo alcançou um acordo de 25 anos de concessão e de compra de energia, através do qual irá vender a electricidade gerada pela central à empresa togolesa de distribuição de electricidade, Compagnie Energie Electrique du Togo.

Joseph Brandt, Presidente e CEO da ContourGlobal, declarou, "Entrar neste acordo de empréstimo com a OPIC no meio do tumulto sem precedentes que está a acontecer nos mercados globais de crédito mostra que o financiamento está disponível para projectos bem estruturados em países em desenvolvimento. Valorizamos a nossa relação com a OPIC e estamos-lhes muito gratos pela liderança que demonstraram com o seu apoio neste projecto verdadeiramente pioneiro. Estamos ansiosos para trabalhar com eles em projectos adicionais no próximo ano."

Craig Huff, CEO adjunto do Reservoir Capital Group, disse "O continente africano tem as maiores necessidades energéticas em todo o mundo. Com a ajuda de instituições de apoio como a OPIC, os investidores podem receber lucros atractivos, adequados ao risco, enquanto consegue diminuir, de forma substancial, o custo de electricidade na região. A ContourGlobal tem uma posição significativa nos projectos de nova geração em África e estamos ansiosos por fazer investimentos futuros na região."

A ContourGlobal desenvolve, adquire e opera negócios de energia eléctrica e de aquecimento colectivo em todo o mundo e concentra-se quer em mercado de alto crescimento, sem serviços adequados, quer em nichos inovadores dentro de mercados já desenvolvidos - como energias renováveis e a co-geração. A empresa é actualmente constituída por oito negócios em quatro continentes com cerca de 1000 MW de capacidade já instalada e com uma linha de acção do desenvolvimento de novos negócios, que totalizam 10000 MW.

A Reservoir Capital Group é uma firma privada de investimentos, com cerca de 4 biliões de dólares em gestão e é o accionista controlador da ContourGlobal.

A OPIC, estabelecida como uma agência do governo norte-americano em 1971, ajuda os negócios norte-americanos a investir no estrangeiro, ajuda empresas norte-americanas a investir no estrangeiro, impulsiona o desenvolvimento económico em mercados novos e emergentes, complementa o sector privado na gestão dos riscos associados ao investimento directo no estrangeiro e apoia a política internacional dos Estados Unidos. O seguro de risco político e o financiamento da OPIC ajudam os negócios norte-americanos de todas as dimensões a investirem em mais de 150 mercados emergentes e países em desenvolvimento em todo o mundo.

Por favour visite: ContourGlobal on the web at www.contourglobal.com

FONTE ContourGlobal