ContourGlobal e Coca-Cola Hellenic Bottling Company Inauguram Fábrica Inovadora de Combined Heat and Power [Calor e Energia Combinados] (CHP) na Roménia

07 out, 2009, 12:50 BST De ContourGlobal

NOVA IORQUE, October 7 /PRNewswire/ --

- A FÁBRICA É A PRIMEIRA DE MAIS DE QUINZE FÁBRICAS SEMELHANTES AMIGAS DO AMBIENTE NA EUROPA E EM ÁFRICA

A ContourGlobal e a Coca-Cola Hellenic Bottling Company anunciaram hoje a inauguração de uma fábrica de Heat and Power [Calor e Energia] (CHP) combinados localizada nas instalações da fábrica de engarrafamento da Coca-Cola Hellenic, em Ploiesti, Roménia. A fábrica inovadora irá fornecer com um processo muito amigo do ambiente e extremamente eficiente, toda a electricidade, vapor e água gelada necessária à produção das bebidas da Coca-Cola Hellenic. Uma segunda fábrica semelhante está a ser, actualmente, criada na Roménia, em Timisoara e começará a operar no próximo ano.

A fábrica CHP de Ploiesti é uma instalação tecnologicamente avançada que usa gás natural limpo para gerar electricidade e capta o calor proveniente do motor para fornecer energia adicional que é usada na fábrica de engarrafamento. Ao captar calor que de outro modo seria desperdiçado, a fábrica de CHP da ContourGlobal aumenta substancialmente a eficiência do processo de engarrafamento, ao mesmo tempo que reduz significativamente as emissões de CO2. A fábrica CHP da ContourGlobal capta mais de 95% das suas emissões de CO2 para uso em processos comerciais e industriais. A fábrica irá reduzir drasticamente a utilização de energia nas operações da Coca-Cola Hellenic, como parte das suas medidas abrangentes de protecção ambiental nos países onde está em actividade.

A Coca-Cola Hellenic mantém há muito o empenhamento num crescimento sustentado e quando chegou o momento de actuar de forma a levar a cabo esse empenhamento, a ContourGlbal foi seleccionada para apresentar uma solução de ponto único para as suas necessidades energéticas em instalações de produção na Europa e em África. A instalação em Ploiesti é a primeira de mais de quinze fábricas de produção de energia amigas do ambiente que estão a ser desenvolvidas dentro das fábricas de engarrafamento de Coca-Cola Hellenic.

Joseph Brandt, presidente e Chief Executive Officer da ContourGlobal, declarou: <<Fabricar produtos de consumo de forma sustentável é um dos principais desafios do nosso tempo. Através da nossa parceria com a Coca-Cola Hellenic, recombinámos tecnologias existentes para criarmos instalações de energia inovadoras na fábrica de engarrafamento da Coca-Cola Hellenic na Roménia. A nossa fábrica CHP faz uma elevada poupança de energia e reduz substancialmente as emissões de CO2. Estamos orgulhosos por a Coca-Cola Hellenic ter escolhido a ContourGlobal para desenvolver e explorar estas instalações inovadoras na Europa e em África>>.

A ContourGlobal desenvolve e explora actividades de calor e energia combinados, em todo o mundo, tanto para governos como para empresas multinacionais. A empresa concentra-se tanto em mercados em grande expansão como nos subfornecidos e em nichos inovadores dentro dos mercados desenvolvidos tais como energia renovável e Combined Heat and Power. A empresa é constituída por onze empresas de exploração e construção em quatro continentes com cerca de 1 000MW de capacidade de produção e uma rede activa de novas actividades de desenvolvimento que totaliza 10 000 MW.

Para desenvolver esta fábrica inovadora a Contour-Global trabalhou com uma equipa de projecto multinacional constituída por GE Jenbacher (fornecedores de máquinas geradoras de electricidade, situada na Áustria), Union Engineering (fornecedor de equipamento de captação de CO2, situada na Dinamarca), Carrier (fornecedores de chillers de absorção, situada em França), Loial (construtor civil, situado na Roménia), Niras (empresa de engenharia, situada na Dinamarca), Norton Rose (assessor jurídico, situado no Reino Unido e na Roménia) e Deloitte and Touche (assessor sobre impostos e sobre mercado de energia, situado na Roménia), e Unisensor (situada na Alemanha, construtores de equipamento de monitorização de CO2).

Visite ContourGlobal online em www.contourglobal.com

FONTE ContourGlobal