ContourGlobal Recebe Aprovação do Conselho Executivo da OPIC para Financiar e Segurar Projecto Energético no Togo

18 jul, 2008, 19:13 BST De ContourGlobal

NOVA IORQUE, July 18 /PRNewswire/ --

- Maior investimento de sempre em electricidade na história do Togo irá dobrar a capacidade de produção do País

ContourGlobal Togo, uma filial da empresa internacional do sector energético ContourGlobal, recebeu hoje a aprovação de US$ 209 milhões do Conselho Executivo da Overseas Private Investment Corporation (OPIC) para o financiamento e para o seguro de risco político da construção e operação de uma central eléctrica em Lome, Togo.

O projecto no Togo da ContourGlobal é o maior investimento em electricidade alguma vez feito na República do Togo. O inovador projecto de "três combustíveis" de 100 MW, que deverá estar em funcionamento no final de 2009, será alimentado por seis motores Wartsila 18V50DF (de 16.6 MW cada), que são capazes de funcionar com gás natural, fuelóleo pesado e gasóleo destilado, o que permite uma capacidade de troca entre combustíveis instantânea. O projecto irá funcionar com fuelóleo pesado até o gás natural ficar disponível através do Gasoduto da África Ocidental. O projecto irá produzir mais de 780 Gwh de electricidade e irá ajudar a nação africana ocidental e a região envolvente a ultrapassar a escassez de electricidade, que teve como resultado apagões recorrentes e que inibiu o crescimento económico. O projecto tem localização numa região que procura desesperadamente por fontes de energia menos dispendiosas e mais fiáveis.

A OPIC irá oferecer até US$ 147 milhões de dólares no financiamento e até US$ 62 milhões de seguro à ContourGlobal Togo para a construção e operação da central eléctrica. A ContourGlobal Togo alcançou um acordo de 25 anos de compra de energia, através do qual irá vender a electricidade gerada pela central à empresa togolesa de distribuição de electricidade, Compagnie Energie Electrique du Togo.

A central construída pela ContourGlobal adicionará uma fonte significativa de energia fiável e a preços competitivos e diversificará as hipóteses de geração de energia do Togo. Joseph Brandt, CEO da ContourGlobal, afirmou: "Estamos muito satisfeitos por ter alcançado este marco significativo no nosso projecto de geração de electricidade no Togo e agradecemos a OPIC pela sua dedicação e trabalho árduo. Este projecto inovador é o maior investimento na geração de energia na África Ocidental há mais de uma década e irá catalisar o crescimento económico e melhorar a saúde e as oportunidades no Togo e dentro da região."

Craig Huff, CEO adjunto do Reservoir Capital Group, disse "O continente africano tem as maiores necessidades energéticas em todo o mundo. Com a ajuda de instituições de apoio como a OPIC, os investidores podem receber lucros atractivos, adequados ao risco, enquanto consegue diminuir, de forma substancial, o custo de electricidade na região. A ContourGlobal tem uma posição significativa nos projectos de nova geração em África e estamos ansiosos por fazer investimentos futuros na região."

A ContourGlobal foi estabelecida em 2005 pelo Presidente e CEO Joseph Brandt e pelo Reservoir Capital Group, um fundo de US$ 3,5 biliões sedeado em Nova Iorque. A ContourGlobal desenvolve, adquire e opera negócios de energia eléctrica e de aquecimento colectivo em todo o mundo e concentra-se quer em mercado de alto crescimento, sem serviços adequados, quer em nichos inovadores dentro de mercados já desenvolvidos - como energias renováveis e a cogeração. A empresa é actualmente constituída por oito negócios em quatro continentes com cerca de 1000 MW de capacidade já instalada e com uma linha de acção do desenvolvimento de novos negócios, que totalizam 10000 MW.

O Reservoir Capital Group é uma firma de investimentos privada com uma abordagem "híbrida" aos investimentos de oportunidade. O Reservoir investe directamente em títulos públicos e em investimentos provados, bem como em parcerias com equipas de investimentos através da criação de fundos especulativos e de firmas privadas de capital próprio, das quais os fundos do Reservoir são um proprietário. Os fundos de investimento de oportunidade do Reservoir têm actualmente cerca de US$ 3,5 biliões sob sua gestão.

A OPIC, estabelecida como uma agência do governo norte-americano em 1971, ajuda os negócios norte-americanos a investir no estrangeiro, impulsiona o desenvolvimento económico em mercados novos e emergentes, complementa o sector privado na gestão dos riscos associados ao investimento directo no estrangeiro e apoia a política internacional dos Estados Unidos. O seguro de risco político e o financiamento da OPIC ajudam os negócios norte-americanos de todas as dimensões a investirem em mais de 150 mercados emergentes e países em desenvolvimento em todo o mundo.

Visite a ContourGlobal na internet: www.contourglobal.com

Web site: http://www.contourglobal.com

FONTE ContourGlobal