Dia Mundial Sem Tabaco 2013: um marco importante na campanha da Comissão Europeia "Os Ex-fumadores são Imparáveis"

31 maio, 2013, 00:01 BST De Ex-smokers are Unstoppable

BRUXELAS, May 31, 2013 /PRNewswire/ --

• 380 000 europeus registaram-se na iCoach para deixar de fumar
  • 3 meses depois, 37% das pessoas registadas afirmaram ser ex-fumadoras[1]

Para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco 2013, a Comissão Europeia anunciou que desde que a campanha foi lançada, em 2011, mais de 380´000 europeus aderiram à sua iniciativa de cessação do consumo de tabaco, "Os Ex-fumadores são Imparáveis", um passo significativo em direção ao objetivo de ajudar meio milhão de pessoas a deixar de fumar até finais de 2013.

O Comissário Europeu responsável pela Saúde e Política dos Consumidores, Tonio Borg, afirma: "Estou extremamente satisfeito com o êxito da campanha 'Os Ex-fumadores são Imparáveis', o qual é demonstrado através dos dados hoje anunciados. O destaque das inspiradoras conquistas de ex-fumadores e a incidência sobre os benefícios de se tornar ex-fumador, como melhor saúde e mais dinheiro, foram claramente compreendidos pelas pessoas. No Dia Mundial Sem Tabaco, gostaria de felicitar todo e qualquer fumador que esteja a tomar medidas para deixar de fumar."

Muitos fumadores da UE estão a usar a iCoach para lhes prestar apoio para deixarem de fumar. A iCoach é a ferramenta de saúde digital online gratuita da campanha, que fornece apoio individualizado para deixar de fumar através de e-mail e telemóvel em cada um dos 22 idiomas oficiais da UE. A taxa de desistência comunicada de pessoas que aderiram à iCoach é de 37%[1], que é a percentagem de pessoas que se auto classificaram como não-fumadoras depois de 3 meses no programa.

Outro dos grandes sucessos para a União Europeia no objetivo em direção a uma Europa sem fumo é a iniciativa "Deixar de Fumar com o Barça", que foi lançada em dezembro de 2012. Desde então, tem atraído mais de 72 000 fãs de futebol para deixarem de fumar com a orientação dos jogadores, dos treinadores e do pessoal do Barça. O objetivo consiste em alcançar 99 000 fãs através do programa "Deixar de Fumar com o Barça", um número que representaria encher com ex-fumadores o estádio do clube Camp Nou.

Os eventos da campanha "Os Ex-fumadores são Imparáveis" estão também a ocorrer em toda a Europa a fim de coincidirem com as atividades do Dia Mundial Sem Tabaco do ano em curso.

O Dia Mundial Sem Tabaco destina-se a chamar a atenção global para os riscos de saúde associados ao tabagismo e defender políticas eficazes para reduzir o consumo de tabaco. Em todo o mundo, o tabaco mata anualmente cerca de seis milhões de pessoas[2], 600 000 das quais são não-fumadoras que estão a morrer devido ao tabagismo passivo. Só na Europa, o tabaco é responsável por 700 000 mortes anualmente[2].

1. Dados em arquivo, Abril de 2013

2. Comissão Europeia. Special Eurobarometer 385 / Wave EB77.1 - TNS Opinion & Social, Maio de 2012.

Mais informações:

Sítio Web de "Os Ex-fumadores são Imparáveis":

O Portal de Saúde Pública da União Europeia:

O sítio Web de Saúde Pública da Comissão Europeia: http://ec.europa.eu/health/tobacco/policy/index_en.htm

Informações à imprensa:

Matthew Coy; matthew.coy@toniclc.com; +44(0)20-7798-9900