Direcção da OPIC Aprova 250 Milhões para Apoiar a Solução da ContourGlobal - Projecto de Energia Limpa em Fábricas de Engarrafamento

07 abr, 2010, 04:03 BST De ContourGlobal De ,OPIC

NOVA IORQUE e WASHINGTON, April 7, 2010 /PRNewswire/ --

- Resultado do Acordo de 2009

A Direcção da Overseas Private Investment Corporation (OPIC) aprovou hoje 250 milhões de dólares para apoiar um projecto energicamente eficaz da ContourGlobal Solutions, que irá permitir à maior empresa de engarrafamento da Coca-Cola reduzir significativamente as emissões de dióxido de carbono e reduzir também o consumo de energia e custos.

O empréstimo da OPIC irá apoiar o programa da ContourGlobal Solutions Holdings Ltd. e das suas subsidiárias para a construção e operação de centrais de co-geração para as fábricas da Coca-Cola Hellenic Bottling Company (CCH), principalmente na Europa de Leste e na Nigéria. As centrais de co-geração oferecem electricidade, vapor, água quente, água fria e CO2 alimentar às instalações de engarrafamento de bebidas da CCH para o processo de engarrafamento.

A eficiência energética das centrais de co-geração pode atingir os 90 por cento, quando comparada com 35-40 por cento das convencionais centrais energéticas de ciclo simples e alimentadas por combustível. Mais ainda, o processo QuadGen(TM) da ContourGlobal incorpora tecnologia de captura de dióxido de carbono para remover cerca de 95 por cento do CO2 do combustível utilizado nas centrais de co-geração. O CO2 purificado é então usado pelo engarrafador e outros clientes que necessitem de CO2 alimentar.

"Apoiar a tecnologia limpa, que reduz o combustível e energia necessários para a produção de energia é uma prioridade para a OPIC e este facto é exemplificado por este projecto inovador, que irá também apoiar o desenvolvimento económico de um certo número de mercados emergentes", disse o Presidente Interino da OPIC, Dr. Lawrence Spinelli. "Estamos satisfeitos por trabalhar com a ContourGlobal num projecto com tantos benefícios a nível do desenvolvimento."

"A produção sustentável de produtos ao consumidor é uma das chaves do desafio do nosso tempo. Estamos muito gratos à OPIC pelo seu apoio contínuo, que nos permite fornecer tecnologia de ponta e projectos aos países menos desenvolvidos do mundo," disse Joseph C. Brandt, Presidente e CEO da ContourGlobal. "Este projecto expansivo é o crescimento natural do nosso acordo de parceria com a OPIC assinado em Outubro último para trabalhar em conjunto nos projectos inovadores na África e na Europa de Leste."

A ContourGlobal Solutions Holdings Ltd. é uma subsidiária integral da ContourGlobal. A ContourGlobal é uma empresa de actividades energéticas e orientada para o desenvolvimento sedeada em Nova Iorque com cerca de 900 empregados em todo o mundo e mais de 1300 MW de capacidade operacional, quer em construção quer já em desenvolvimento em vários mercados que incluem os Estados Unidos, a União Europeia, o Brasil, a Colômbia, o Togo, o Ruanda, a Nigéria e a Ucrânia. A Empresa desenvolve e opera negócios de co-geração em todo o mundo quer para governos, quer para empresas multinacionais. A ContourGlobal foca os mercados de elevado crescimento, onde a oferta é pouca e os nichos inovadores dentro dos mercados desenvolvidos - tais como as energias renovadas e a co-geração.

A OPIC já ofereceu financiamento e seguro contra riscos políticos a uma subsidiária da ContourGlobal para uma central energética de 100- mega watt no Togo, que está a ajudar o país a ultrapassar uma quebra energética - um dos maiores projectos na África Ocidental nos últimos 25 anos. Já este ano, o financiamento atribuído pela OPIC ao projecto da ContourGlobal no Togo foi premiado com o African Private Power Deal of the Year 2009 pela revista Project Finance Magazine da Euromoney.

A 6 de Outubro de 2009, a OPIC celebrou um acordo de entendimento com a ContourGlobal para fornecer financiamento e seguro contra riscos políticos para apoiar projectos energéticos nos mercados emergentes, incluindo instalações de alta eficiência energética que reduzam substancialmente as emissões de dióxido de carbono.

A Coca-Cola Hellenic Bottling Company é uma das maiores empresas de engarrafamento, vendas e distribuição da marca Coca-Cola. O projecto apoia os esforços da empresa na redução do consumo e custos energéticos e na redução de emissão de dióxido de carbono nas suas actividades.

A OPIC, estabelecida como uma agência do governo norte-americano em 1971, ajuda os negócios norte-americanos a investir no estrangeiro, impulsiona o desenvolvimento económico em mercados novos e emergentes, complementa o sector privado na gestão dos riscos associados ao investimento directo no estrangeiro e apoia a política internacional dos Estados Unidos. Uma vez que a OPIC cobra honorários baseados nos mercados pelos seus produtos, opera numa base auto-sustentada, sem custos líquidos para os contribuintes.

O seguro de risco político e o financiamento da OPIC ajudam os negócios norte-americanos de todas as dimensões a investirem em mais de 150 mercados emergentes e países em desenvolvimento em todo o mundo. Ao longo dos 38 anos de actividade, a OPIC apoiou já 188 mil milhões de dólares de investimentos que ajudaram os países em desenvolvimento a gerar mais de 830000 empregos nos países receptores. Os projectos da OPIC também já geraram 72 mil milhões de dólares em exportações nos EUA e apoiaram mais de 273000 empregos na mesma localização.

Visite o website da OPIC em http://www.opic.gov

Visite a ContourGlobal na internet em http://www.contourglobal.com

FONTE ContourGlobal; OPIC