Estudo: Desempenho Empresarial Mundial Melhora Significativamente Através da Gestão de Projectos

15 jul, 2008, 20:10 BST De Project Management Institute

VARSÓVIA, Polónia, July 15 /PRNewswire/ --

As descobertas iniciais de um estudo académico, inovador e independente, sobre o valor da gestão de projectos, desvendadas hoje na conferência bienal sobre pesquisa do Project Management Institute, demonstram claramente que o desempenho empresarial e organizacional pode ser melhorado de forma significativa através da gestão de projectos.

O estudo, "Pesquisando o Valor da Gestão de Projectos," é "inequívoco nas suas descobertas e valida, de forma independente, aquilo em que acreditamos desde o início," disse Edwin J. Andrews, Ph. D., director dos Programas & Serviços Académicos e Educacionais no Project Management Institute.

"A gestão de projectos é crítica no ambiente económico actual, que é urgente e volátil. As empresas, governos e organizações não-governamentais podem maximizar o desempenho e os resultados quando a gestão de projectos é devidamente implementada dentro do contexto da organização em causa."

Os investigadores principais, Janice Thomas, Ph. D., e Mark Mullaly, PMP, conduziram o estudo a partir da Athabasca University em Alberta, Canadá. A sua equipa de quase 50 investigadores, em 17 equipas mundiais, concluiu mais de 18 meses de recolha de dados, incluindo entrevistas com 450 gestores e executivos.

As descobertas preliminares dos investigadores foram divulgadas e podem ser consultadas online em www.pmi.org/value. A ser publicado em Outubro de 2008, o estudo irá analisar a gestão de projectos a partir de uma matriz pormenorizada de acordo com a localização geográfica, sector e estrutura organizacional.

"Este estudo é a primeira análise estatisticamente significativa sobre a gestão de projectos de um ponto de vista organizacional," afirmou Andrews. "Mostra de forma clara que todos os envolvidos, desde directores de topo e gestores de projectos até subempreiteiros, fornecedores e outros prestadores de serviços, reconhecem o valor da gestão de projectos para alcançar resultados empresariais e para fazer face às expectativas das partes interessadas.

"Embora os gestores de projectos tenham sempre reconhecido o valor e o papel da gestão de projectos, os executivos e os líderes mundiais não têm muitas vezes consciência do papel que a gestão de projectos formalizada pode ter para assegurar os resultados empresariais e para oferecer uma vantagem competitiva.

"A Gestão de Projectos é particularmente importante hoje em dia, à medida que os preços com a energia e com mercadorias disparam e o acesso ao capital é estrangulado," continuou Andrews.

"Como este estudo mostra de forma clara, a gestão de projectos oferece soluções empresariais críticas que podem ajudar qualquer empresa ou organização a alcançar resultados empresariais tangíveis e a ser mais competitiva no mercado global da actualidade."

O Project Management Institute (www.pmi.org) é o principal representante das profissões relacionadas com a gestão de projectos em todo o mundo. Fundado em 1969, o PMI tem mais de 400000 membros e profissionais certificados em 174 países. A certificação da PMI "Project Management Professional" (PMP) é reconhecida mundialmente como a certificação normativa de topo dentro da gestão de projectos.

Web site: http://www.pmi.org

FONTE Project Management Institute