Fundo M*A*C AIDS Apoia a Prevenção e os Cuidados com o VIH na África do Sul com 2,5 Milhões de Dólares

24 nov, 2008, 09:00 GMT De The M*A*C AIDS Fund

JOANESBURGO, África do Sul, November 24 /PRNewswire/ --

- Foram angariados subsídios pelos consumidores em 16 países para o benefício de programas voltados para mulheres e crianças na UNICEF e NOAH

Um novo programa de subsídio do Fundo M*A*C AIDS ofereceu 2,5 milhões de dólares para combater o VIH e a SIDA na África do Sul. A subvenção irá para a UNICEF África do Sul e para a Nurturing Orphans of AIDS for Humanity (NOAH) para financiar ensaios e o tratamento de mulheres grávidas e para fortalecer as infra-estruturas comunitárias de cuidados às crianças órfãs de SIDA.

(FOTO: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20081124/NY47834 )

As crianças da África do Sul têm sido fortemente atingidas pela epidemia da SIDA, onde 280000 crianças vivem com a doença e 1,4 milhões perderam um ou os dois pais.

Os 2,5 milhões de dólares foram angariados em parcelas de 14 dólares, em 16 países, quando os clientes da M*A*C Cosmetics compraram batons ou Lipglass da marca VIVA GLAM. A totalidade do preço de venda dos produtos foi direccionada para o Fundo M*A*C AIDS.

"É nossa responsabilidade, como uma empresa global, investir em iniciativas e programas integrados e sustentáveis de combate ao VIH/SIDA," disse Nancy Mahon, Vice-presidente Sénior da M*A*C Cosmetics e Directora Executiva do Fundo M*A*C AIDS. "Esta colaboração terá um impacto significativo na capacidade de lidarmos com as taxas alarmantes e crescente do VIH/SIDA na África do Sul, ao trabalharmos em parceria com duas importantes organizações, enraizadas no local, que estão na linha da frente e que têm um conhecimento profundo e vasto sobre o problema."

O novo subsídio do Fundo M*A*C AIDS oferecerá 2 milhões de dólares à UNICEF para o fornecimento de análises e tratamento de mulheres grávidas e crianças nas províncias de Kwazulu Natal, North West e Limpopo, que, em conjunto, totalizam 50 porcento dos 5,7 milhões de pessoas que vivem com o VIH/SIDA no país. Para além de expandir os programas para a prevenção da transmissão mãe-filho, este subsídio irá permitir que os governos de província incorporem as análises ao VIH nos actuais programas de imunização. Isto será uma oportunidade crítica para identificar as crianças VIH-positivas e oferecer-lhes cuidados e tratamento. O programa também irá oferecer tratamento a 36000 mulheres VIH-positivas, de forma a prevenir a transmissão do VIH para os seus filhos, e medicação anti-retroviral contínua a mais de 5000 mulheres e crianças.

A SIDA mata 25000 crianças sul-africanas, dos zero aos quatro anos, todos os anos, e duas em cada cinco mães infectadas pelo VIH não têm acesso aos medicamentos anti-retrovirais que previnem a passagem do VIH da mãe para o feto.

"A parceria entre a UNICEF e o FUNDO M*A*C AIDS irá ajudar a melhorar o acesso ao tratamento das mães e crianças, uma vez que estes serviços serão trazidos para juntos da área de residência daqueles que mais precisam, nas áreas rurais e remotas," disse Ngashi Ngongo, Chefe de Saúde da UNICEF na África do Sul. "Esta iniciativa irá ajudar a reduzir o número de novas infecções por VIH nas crianças, a manter as mães vivas e a reduzir o número de órfãos."

O subsídio de 500 mil dólares irá oferecer serviços e necessidades básicas aos órfãos de SIDA, uma população que perfaz cerca de 1,4 milhões na África do Sul, onde as taxas de adopção baixaram quase 13 porcento no último ano. A 107.(a) comunidade "Arks" da NOAH irá oferecer comida, roupa e cuidados básicos de saúde, higiene e recursos sanitários a cerca de 5000 crianças.

"Este donativo irá quase duplicar a nossa capacidade enquanto trabalhamos para a construção de um sistema de apoio dentro das comunidades sul-africanas para cuidar das crianças que ficarão órfãs ou vulneráveis pelo VIH ou SIDA," disse Isabel Hancock, CEO da NOAH. "Este subsídio irá oferecer a plataforma sobre a qual as comunidades serão mobilizadas para criar um ambiente onde as crianças órfãs ou vulneráveis são acarinhadas, de tal forma que cresçam para ser cidadãos activos da África do Sul e, ao mesmo tempo, realizem os seus sonhos."

"O poder de um batom ou Lipglass VIVA GLAM nunca pára de me surpreender," disse o Presidente Mundial da M*A*C Cosmetics e Presidente do Fundo M*A*C AIDS, John Demsey. "Neste caso, os lucros de centenas de milhares das vendas de VIVA GLAM irão apoiar duas iniciativas e programas inovadores para o VIH/SIDA na África do Sul. As duas organizações que apoiamos através desta parceria global compreendem verdadeiramente as necessidades deste país, o que os posiciona de uma forma única para criar e implementar programas extensivos para lidar com a crise da SIDA na África do Sul. Os clientes da VIVA GLAM devem estar orgulhosos em saber que estão a contribuir para a luta mundial contra o VIH/SIDA."

O Fundo M*A*C AIDS começou a apoiar programas contra o VIH/SIDA em África em 2000 e concedeu mais de 10 milhões de dólares apenas na África do Sul. Na África do Sul, o VIVA GLAM pode ser comprado numa das treze lojas da M*A*C Cosmetics, sendo cinco em Joanesburgo, uma em Pretória, quatro na Cidade do Cabo, duas em Durban e uma em Port Elizabeth.

Os seguintes 16 mercados M*A*C estão a participar nesta iniciativa: Áustria, Bélgica, Dubai, França, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Japão, Coreia, Holanda, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.

Sobre o Fundo M*A*C AIDS

O Fundo M*A*C AIDS, o corpo e alma da M*A*C Cosmetics, foi fundado em 1994 para apoiar homens, mulheres e crianças afectados pelo VIH/SIDA em todo - mundo. O MAF é um pioneiro no financiamento do VIH/SIDA, oferecendo apoio financeiro a organizações que trabalham em regiões com poucos serviços e com populações com pouco acesso a serviços. Enquanto o maior financiador empresarial fora do sector farmacêutico em jogo, o MAF compromete-se a resolver a ligação entre pobreza e VIH/SIDA, ao apoiar várias organizações em todo o mundo que oferecem um amplo leque de serviços às pessoas que vivem com - VIH/SIDA. Até à data, o MAF angariou 130 milhões de dólares apenas com as vendas dos batons e lipglass VIVA GLAM da M*A*C, doando 100 porcento do preço de venda ao combate do VIH/SIDA. Para mais informações, visite www.macaidsfund.org.

Sobre a UNICEF

A UNICEF está no terreno em mais de 150 países e territórios para auxiliar crianças a sobreviver e prosperar, desde a infância até a adolescência. O maior fornecedor mundial de vacinas para os países em desenvolvimento, a UNICEF apoia a saúde infantil e nutrição, água potável e condições sanitárias, educação básica de qualidade para rapazes e raparigas e a protecção de crianças contra a violência, exploração e SIDA. A UNICEF é subsidiada inteiramente pelas contribuições voluntárias de indivíduos, empresas, fundações e governos.

Sobre a NOAH

A África do Sul enfrenta o seu maior desafio humanitário - estima-se que, em 2015, 2,5 milhões de crianças tenham sido tornadas vulneráveis pela pandemia do VIH/SIDA. Desde a sua formação em 2002, a NOAH tem trabalhado no sentido de aliviar a luta das comunidades afectadas por esta pandemia. Actualmente, a NOAH trabalha em 107 comunidades, oferecendo aos colaboradores, voluntários e membros de comité formação extensiva e apoio. A NOAH equipa estas comunidades com as ferramentas necessárias para aplicar os subsídios de forma suave, garantir a segurança alimentar e oferecer aos membros da comunidade as competências e auto-confiança necessárias para cuidar das suas crianças órfãs e vulneráveis. Para além disso, a NOAH oferece programas educacionais de desenvolvimento para crianças, construindo assim cidadãos mais fortes na África do Sul.

Contacto:
    Amy Juaristi