Inauguração da Ponte de Calatrava será o Ponto Principal do Aniversário de Jerusalém

23 jun, 2008, 23:29 BST De Santiago Calatrava Inc.

JERUSALÉM, June 23 /PRNewswire/ --

A 25 de Junho, a cidade de Jerusalém irá assinalar 40 anos de reunificação com uma celebração espectacular e com a inauguração pública da Jerusalem Light Rail Train Bridge concebida por Santiago Calatrava. A ponte irá servir como um novo ponto de entrada dramático para a cidade sagrada e será a peça central do sistema de comboios de superfície da cidade.

Calatrava desenhou uma ponte de tirantes que tem acopladas, dentro de uma estrutura leve e transparente, duas vias para os comboios de superfície, um passeio pedonal e uma praça pública em baixo. O seu único pilar inclinado cria na cidade um destino claro e visual. Os cabos estão dispostos de forma parabólica, que se desenvolve tridimensionalmente no espaço, sugerindo a forma da harpa do Rei David como símbolo da cidade santa e o que inspirou os habitantes da cidade a chamar-lhe a "Ponte das Cordas".

"As pontes juntam locais que estavam separados," declarou Santiago Calatrava. "São construídas em prol do progresso e para o cidadão médio. Têm, até uma dimensão religiosa. A palavra 'religioso' vem do Latim e significa 'criar uma ligação'. Uma ponte faz muito sentido numa cidade como Jerusalém."

A inauguração terá lugar no Município de Jerusalém e irá acontecer no dia 25 de Junho, a partir das 18h. O evento irá incluir imagens da construção da ponte e vídeos de Jerusalém, que serão projectados em grandes ecrãs exteriores, bem como música da autoria da Orquestra Sinfónica de Jerusalém, em simultâneo com fogo-de-artifício sincronizado, bailarinos e coros infantis. À medida que a ponte for iluminada lentamente, surgindo da escuridão da noite, será anunciada por trompetes, harpas e coros. O primeiro-ministro Ehud Olmert e o Presidente da Câmara de Jerusalém Uri Lupolianski irão presidir à celebração.

Santiago Calatrava, arquitecto e engenheiro, completou já mais de 29 pontes em 13 países, desde que iniciou a actividade em 1981. Recentemente, três pontes em Reggio Emilia, Itália, foram inauguradas no final de 2007. A Quarto ponte Sul Canal Grande em Veneza ficará completa no final de 2008. Mais pontes estão em fase de concepção ou construção em Dallas, Texas; Dublin, Irlanda e Valência, Espanha.

Alguns dos outros projectos famosos da autoria do Sr. Calatrava incluem a Cidade das Artes e das Ciências, na sua cidade natal de Valência, Espanha (iniciada em 1991 e ainda em construção), a Estação de Comboios Lyon-Saint, no Aeroporto Exupery, em França (terminada em 1994); a Estação do Oriente, em Lisboa, Portugal (1998); o Milwaukee Art Museum, o primeiro projecto de Calatrava nos E.U.A (2001); o Complexo Olímpico de Atenas (2004); e a Turning Torso Tower em Malmo, Suécia (2005). Os edifícios que se encontram em fase de concepção e de construção incluem World Trade Center Transportation Hub, em Nova Iorque; um novo centro musical para a Orquestra Sinfónica de Atlanta, Geórgia; o Chicago Spire, que será o edifício mais alto no Hemisfério Ocidental; complexos desportivos e edifícios universitários para a Universidade de Maastricht, Holanda, e a Universidade Roma II em Tor Vergata, Itália; e a Estação de Comboios Liege Guillemins TGV, que ficará concluída no final deste ano.

FONTE Santiago Calatrava Inc.