Marcas brasileiras marcam presença no principal evento de franchising de Portugal

17 maio, 2005, 11:00 BST De D. Freire Comunicacao e Negocios

LISBOA, Portugal, May 17 /PRNewswire/ --

- No Pavilhão Brasil, os visitantes da Expofranchise poderão conhecer o que fez do Brasil o terceiro maior mercado de franchise do mundo

Um dos principais destaques da Expofranchise, que terá lugar de 21 a 23 de Maio, no Parque das Nações, Lisboa, será o Pavilhão Brasil.

Trata-se de uma iniciativa pioneira da ABF - Associação Brasileira de Franchising e do Governo do Brasil, através da APEX- Agência de Promoção de Exportação do Brasil, que visa apoiar a internacionalização das redes de franchising brasileiras.

No Pavilhão Brasil, o visitante da feira conhecerá 10 redes brasileiras que desejam ingressar ou ampliar os seus negócios em Portugal. No stand da própria ABF, o visitante poderá, também, obter mais informações sobre o mercado brasileiro de franchise, que hoje ocupa a terceira posição mundial, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos.

A Expofranchise é o terceiro destino desse grupo de empresários, que já marcou presença no México no início de Março deste ano e nos Estados Unidos no início de Abril. Juntamente com a ABF e a APEX eles investirão cerca de US$ 565 mil em dois anos para acções de divulgação, difusão e inserção das marcas brasileiras no mercado externo. Nos planos do grupo estão outros três eventos internacionais. A expectativa é fechar 2006 com mais de US$ 5,3 milhões exportados.

Os franchisings que estarão expondo suas marcas na Expofranchise no Pavilhão Brasil são: Vivenda do Camarão, Wizard, Golden Services, Livraria Nobel, Movimento, Carmen Steffens, Showcolate, Bon Grillê, Mundo Verde e Bit Company.

A maioria das redes brasileiras espera conquistar parceiros em Portugal que operem como master-franchisings, ou seja, que possam garantir a expansão das marcas por todo o território português. Outras que já actuam no país desejam conquistar novos parceiros.

Segundo o director executivo da ABF, Ricardo Camargo, o franchising brasileiro é reconhecido mundialmente por sua criatividade e padrão de qualidade. "Várias franchises brasileiros já operam com sucesso no México, Estados Unidos e vários países da Europa. Com esse projecto queremos facilitar a ida de outras empresas brasileiras ao estrangeiro", conclui.

O franchising no Brasil

O franchising nacional fechou o ano de 2004 com um facturação de US$ 12 biliões e tem crescido de ano para ano. Em 2003, o sector facturou US$ 11 biliões e em 2002, US$ 10 biliões.

O sistema emprega cerca de 530 mil pessoas em todo o Brasil e cria aproximadamente 30 mil novos empregos por ano, além de ser o que mais investe em formação e capacitação de mão-de-obra. Hoje, actuam no País 678 marcas, das quais 90% são genuinamente brasileiras.

Sobre a ABF

A ABF - Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1987, para divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio denominado Franchising/Franquia. Sendo assim, reúne todas as partes envolvidas na franshising - franshisadores, franshisados, consultores e prestadores de serviços - para garantir e disseminar a prática do bom franchising no Brasil e no estrangeiro.

Mais informações sobre a ABF http://www.abf.com.br

Mais informações sobre o Franchising no Brasil com os dados de
    crescimento por segmento
    dIdioma=3