Marvell Lança ARMADA - Novos Processadores para Aplicações de Computação Móvel da Próxima Geração e Dispositivos Inteligentes de Ligação

19 out, 2009, 23:19 BST De Marvell

SANTA CLARA, Califórnia, October 19 /PRNewswire/ --

- Inovação para os Consumidores: Os Processadores para Aplicações de Alto Desempenho e Baixo Consumo Energético da Marvell Oferecem Experiências de Multimédia Imersiva e Conectividade à Internet sem Percalços para Vários Padrões de Software

A Marvell (Nasdaq: MRVL), um líder mundial em soluções em silicone de armazenamento, comunicação e para clientes, anunciou hoje a família de processadores ARMADA(TM), que promete alterar os jogos informáticos, desenhados especificamente para o conjunto de aparelhos com arquitectura ARM, nomeadamente smartphones, smartbooks, dispositivos de cliente e embutidos e ecrãs. Para além de uma mobilidade verdadeira - de designs leves a uma vida longa de bateria - os clientes e os utilizadores empresariais de hoje exigem entretenimento pessoal de alta qualidade e instantâneo e conteúdos disponibilizados por uma panóplia de serviços sociais e outros serviços de computação em nuvem.

(Imagem:   http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20091019/SF94412-a)
    (Imagem:   http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20091019/SF94412-b)
    (Logótipo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20070411/SFW034LOGO)

A família de processadores de aplicações ARMADA define um novo padrão, ao oferecer núcleos de CPU com desempenhos a nível dos computadores pessoais, suporte da tecnologia Adobe Flash e funcionalidades Blu-ray. Outras características incluem conectividade completa de banda larga para a próxima fornada de elementos electrónicos inovadores, que incluem vários preços, desde as gadgets para consumidores de baixo custo até dispositivos de alto desempenho. A adopção por parte dos clientes tem sido rápida: até à data, os processadores para aplicações ARMADA da Marvell já venceram mais de 50 prémios de design.

No núcleo da família ARMADA está a tecnologia de CPUs patenteada pela empresa. De acordo com a empresa de consultadoria Linley Group, os conjuntos de CPU com arquitectura ARM - que operam mais de 98 porcento de todos os telemóveis - estão a tornar-se o padrão para outras formas de computação móvel. A Marvell envia mais de um mil milhão de chips todos os anos, dois terços dos quais já incluem os CPUs da Marvell a funcionar com a arquitectura ARM, o que torna a Marvell o maior produtor de chips ARM do mundo.

"O lançamento da família ARMADA é um acontecimento revolucionário na computação móvel", disse Weili Dai, Co-fundadora da Marvell, Vice-presidente e Directora Geral da Unidade de Computação para Consumidores e Empresas da Empresa. "A família ARMADA oferece aos dispositivos móveis aquilo que os cépticos nunca acreditaram ser possível: um processamento rápido, ao nível de um computador pessoal, uma experiência na Internet total, conteúdos de media de alta qualidade, incluindo vídeos em qualidade HD e gráficos 3D - tudo em conjunto com formas leves e com uma longa vida de bateria. Haverá sempre um espaço para os PCs, mas o futuro da computação móvel - para smartbooks, leitores de livros electrónicos, smart-tablets e muitos mais - irá, por necessidade, obter o seu DNA a partir dos smarthphones e não dos PCs. O portfolio tecnológico da Marvell, líder em todo o mundo, irá permitir-nos oferecer uma solução de plataforma completa não apenas para a computação móvel, mas também para os mercados dos smartphones, dos jogos, das impressoras, do entretenimento pessoal e em casa e outros mercados de consumidores emergentes."

"A importância da linha de processadores ARMADA está na sua escalabilidade única. Os ARMADA podem ser usados para correr tudo, desde netbooks e smartphones com todas as características até ecrãs inteligentes e dispositivos blu-ray," disse Tim Bajarin, Consultor Principal na Creative Strategies. "A linha de processadores ARMADA da Marvell oferece uma experiência de Internet plena, a nível de um PC, um consumo energético muito baixo e diversos pontos, adequados a todos os mercados."

Os processadores ARMADA são desenhados para oferecer a melhor combinação de preço e desempenho disponível em todos os mercados de dispositivos.

-- A Série ARMADA 100 oferece alto desempenho a preços reduzidos para os
       Dispositivos Móveis de Internet (MIDs) convencionais, produtos ligados
       de consumidor, leitores de livros electrónicos e novas aplicações
       informáticas pessoais.
    -- A Série ARMADA 500 combina a potência de computação, conteúdos
       multimédia atractivos e conectividade perfeita, para smartbooks e
       tablets de alto desempenho.
    -- A Série ARMADA 600 é dedicada a smartphones de alto desempenho,
       oferecendo aplicações e conteúdos de média de alto desempenho em
       projectos pequenos, com requisitos energéticos baixos.
    -- A Série ARMADA 1000 concentra-se em operar a próxima geração de
       dispositivos ligados em HD, oferecendo experiências de visualização de
       imersão e uma variedade de aplicações de rede a preços convencionais.

Desenhados de cima para baixo, os CPUs ARM da Marvell, os melhores da sua classe, estão no centro de cada chip. Ao contrário dos outros produtos no mercado, os CPUs da Marvell oferecem alto desempenho e uma dissipação energética baixa, ao mesmo tempo que oferecem total compatibilidade a nível de software com todas as aplicações baseadas em arquitectura ARM.

Para além disso, a Marvell está a introduzir o mais recente membro da família ARMADA, o ARMADA 510 - o primeiro processador com um conjunto de instruções em arquitectura ARM v7, compatível com aplicações. O ARMADA 510 será mostrado aos clientes este trimestre. Para especificações técnicas sobre o ARMADA 510, por favor visite www.marvell.com.

Suporte de Software

A família ARMADA suporta todos os sistemas operativos primários utilizados nos mercados de consumidores e embutidos, incluindo Microsoft Windows Embedded CE, Windows Mobile, Google Android, Linux, Maemo, Ubuntu e China Mobile's OMS. Para optimizar ainda mais os frameworks dos principais softwares, a Marvell disponibiliza amplos pacotes para o desenvolvimento de OEM, que suportam a tecnologia Adobe(R) Flash(R), Microsoft Silverlight e Real Video's Real Player.

"Com o lançamento dos processores ARMADA, a Marvell continua a trazer produtos inovadores baseados na arquitectura ARM para o mercado," disse Anup Murarka, Director para a Unidade de Estratégia Tecnológica, Parceiros de Desenvolvimento e Plataforma Empresarial da Adobe. "A Adobe e a Marvell trabalham muito de perto para optimizar a tecnologia Flash na arquitectura ARMADA e oferecer experiências multimédia ricas nos dispositivos móveis de próxima geração."

"Na Canonical, ficamos muito impressionados com aquilo que os sistemas baseados no ARMADA 510 da Marvell conseguem fazer quando correm um sistema operativo de desktop como o Ubuntu", disse Chris Kenyon, Vice-presidente, Serviços OEM na Canonical. "O ecossistema ARM utiliza o ARMADA 510 pela sua incrível resolução de ecrã, desempenho, multimédia de hardware e amplo suporte de memória. Acreditamos que os utilizadores irão adorar o facto de isto fazer frente ao Ubuntu, no que respeita a qualidade, preço e leque de disponibilidade de dispositivos."

Para auxiliar os fabricantes de equipamentos originais no desenvolvimento de produtos diferenciados a nível de interface e aplicações, a Marvell oferece SoCs (sistemas em chip) completos e robustos que combinam codecs optimizados de áudio e vídeo e o uso extensivo de padrões abertos com integração completa de hardware e software a outros elementos críticos na plataforma, como os dispositivos Marvell Wi-Fi/Bluetooth/rádio FM. Para além da série ARMADA 100 incluir total compatibilidade com os processadores para aplicações anteriores da Marvell, todos os processadores ARMADA incluem co-processadores integrados Wireless MMX2 (WMMX2) para uma experiência multimédia com todas as características. Os sistemas de desenvolvimento baseados nos processadores ARMADA e os sistemas de referência estão disponíveis em todos os maiores segmentos do mercado, reduzindo, assim, o tempo crucial de comercialização para os fabricantes de dispositivos.

Alguns clientes seleccionados estão já a proceder à amostragem dos processadores ARMADA; os dispositivos com estes chips deverão estar prontos para os consumidores no início de 2010.

Sobre a Marvell

A Marvell (Nasdaq: MRVL), um líder mundial em soluções em silicone de armazenamento, comunicação e para clientes. O diversificado portfolio de produtos da empresa inclui soluções de comutação, emissão-recepção, controlo de comunicações, sem fios e armazenamento que operam uma inteira infra-estrutura de comunicações, incluindo redes empresariais, citadinas, domésticas e de armazenamento. Conforme utilizadas neste comunicado, os termos "empresa" e "Marvell" referem-se ao Marvell Technology Group Ltd. e suas subsidiárias. Para mais informações, visite, por favor, http://www.marvell.com.

Marvell(R) e o logótipo da Marvell são marcas registadas da Marvell e suas afiliadas. ARMADA é marca registada da Marvell e suas afiliadas. Outros nomes e marcas poderão ser declarados propriedade de terceiros.

Para mais informações:

Departamento de Relações com os Órgãos de Comunicação
    Diane Vanasse                     Tate Tran
    Tel: +1-408-222-5198              Tel: +1-408-222-7522
    dvanasse@marvell.com              tate@marvell.com

ADENDA AO COMUNICADO DE IMPRENSA

Especificações Técnicas sobre a Família ARMADA(TM) da Marvell

ARMADA 100

A série ARMADA 100 oferece desempenhos fortes a preços convencionais para o cliente preocupado com preços e para os mercados embutidos, tais como molduras digitais, leitores electrónicos de livros, ecrãs de impressoras multifunções com interface de utilizador, dispositivos móveis de navegação (PNDs), telefones interactivos VoIP, câmaras de segurança IP e gadgets domésticas. As principais características incluem uma operação até 1.2 GHz, suporte de LCD 24-bit WUXGA, controlador de ecrã embutido, aceleração gráfica de hardware 2D e dispositivos de entrada/saída orientados de consumidor/embutidos (PCIe, Ethernet, USB 2.0, SDIO, leitor de cartões 5-in-1, DDR2/LPDDR1 e mais).

Sobre o ARMADA 500

A série ARMADA 500 foi concebida para dispositivos de alto desempenho, tais como os smartbooks. A par da família de processadores ARMADA 600, a série ARMADA 500 é um dos primeiros a correr um conjunto de instruções ARM v7. As principais características incluem um núcleo de CPU ARM v7, que corre até 1.2 GHz, um VFP v3 e cache L2 de 512KB, decode de vídeo de 1080p, gráficos 15 MT/s 3D, suporte de resolução WUXGA LCD, aceleração de segurança e dispositivos de entrada/saída orientados de consumidor/embutidos (PCIe, Gigabit Ethernet, USB 2.0, SDIO, DDR3 e SATA).

Sobre o ARMADA 600

A série ARMADA 600 oferece desempenhos altos a projectos compactos, como smartphones e dispositivos móveis embutidos. A par da família de processadores ARMADA 600, a série ARMADA 500 é um dos primeiros a correr um conjunto de instruções ARM v7. As principais características incluem um núcleo de CPU que corre até 1 GHz, baixíssimo consumo energético, VFP v3 e cache L2 de 256KB.

Sobre o ARMADA 1000

A série ARMADA 1000 permite aos fabricantes operar uma nova geração de atractivos produtos ligados de entretenimento em casa, incluindo leitores de Blu-ray, Adaptadores Multimedia (DMAs), televisões digitais e alguns tipos de Set-Top-Boxes (STBs) em Alta Definição. As principais características incluem dois núcleos de CPU que correm até 1.2 GHz, design de baixo consumo energético, decode duplo total de alta definição, DSP de alto desempenho áudio, controladores 2x32 DDR2 (até 800 Mbit/s), um subsistema robusto de segurança, que inclui um processador de execução segura e um conjunto de periféricos (USB 2.0, SDIO, Ethernet, PCIe, SATA, HDMI e mais).

Especificações Técnicas

Os SoCs ARMADA também controlam várias tecnologias chave da Marvell:

-- Frequência e voltagem do núcleo do CPU escalável, para uma operação
       eficaz em termos energéticos
    -- Controladores DRAM estreitamente acoplados para um acesso ao CPU de
       baixa latência, enquanto suportam um débito de entrada/saída
       equilibrado
    -- Aceleração de hardware de vídeo que oferece até 1080p de encode e de
       decode
    -- Aceleração de gráficos 3D até 45 milhões de triângulos por segundo
       (MT/s)
    -- Conjunto de tecnologia Qdeo de vídeo, já premiada
    -- Ampla flexibilidade de dispositivos móveis de entrada e saída (MIPI
       DSI/CSI/HSI/SlimBus, DDR móvel), dispositivos de consumidor/embutidos
       (PCIe, Ethernet, SATA, leitor de cartões 5-em-1, desktop DDR) e
       genéricos (SDIO, eMMC, USB 2.0, paralelos e mais).

FONTE Marvell