MercadoLivre lança plataforma de compras e vendas em Portugal

24 mar, 2010, 16:00 GMT De MercadoLivre

BUENOS AIRES, Argentina, March 24, 2010 /PRNewswire/ --

- Maior site de comércio eletrônico da América Latina já está disponível para pessoas e empresas venderem pela web

MercadoLivre, o maior site de comércio eletrônico da América Latina, expande as operações e lança sua plataforma em Portugal. Os portugueses - pessoas e empresas - podem acessar o site MercadoLivre.pt (http://www.mercadolivre.pt) para comprar e vender pela Internet, bastando para isso cadastrarem-se como usuários. Já é possível encontrar ofertas de produtos novos e usados em algumas categorias.

Stelleo Tolda, COO do MercadoLivre, afirma que a empresa analisa continuamente novas oportunidades de negócios e Portugal se apresenta como um mercado favorável, com crescimento da penetração da internet e do comércio eletrônico. "A ampliação das operações está alinhada com a estratégia de desenvolvimento e fortalecimento da empresa".

O MercadoLivre atua hoje em 12 países da América Latina - Argentina, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana e Panamá. Em 2009, mais de 3 milhões de usuários venderam produtos e mais de 9 milhões compraram pela plataforma 29,5 milhões de produtos, o que representa um crescimento de 39% em relação ao ano anterior. O volume comercializado foi de US$ 2,75 bilhões. Do total de itens vendidos, mais de 80% são novos e 90% a preço fixo (não por leilão).

A decisão de ingressar em Portugal é baseada em análises sobre o potencial do mercado, considerando dados como a evolução do percentual da população que utiliza a internet e o PIB per capita. No caso de Portugal, 46,2% de uma população de cerca de 10,6 milhões de pessoas têm acesso residencial à internet por banda larga e este percentual apresenta crescimento contínuo, segundo dados do PORDATA. O PIB per capita também vem apresentando crescimento desde 2005.

Pesquisa realizada pela Associação do Comércio Eletrônico e Publicidade Interativa com empresas de e-commerce de Portugal registrou um aumento médio de 20% no número de clientes que fizeram compras pela internet no último trimestre do ano passado. Além disso, houve um aumento nos volumes transacionados, mesmo com o cenário de crise econômica na Europa.

Operação no site - Os interessados em utilizar a plataforma devem se cadastrar ( https://cadastro.mercadolivre.com/jms/mpt/com.mercadolibre.registracion.controller.registrationServlet? ) gratuitamente como usuário e o processo é simples: basta criar um apelido e uma senha. Nesta condição, tem a possibilidade de anunciar um produto para vender ou atuar como comprador. "O MercadoLivre pode ser considerado como uma rede social do varejo, fornecendo a plataforma onde são os usuários quem oferecem seus produtos e negociam com os compradores", afirma Stelleo Tolda. Ao final do processo, os dois lados envolvidos na negociação devem qualificar a contraparte e, desta forma, ambos terão uma pontuação para compor assim sua reputação ( http://www.mercadolivre.pt/jm/ml.faqs.portalFaqs.FaqsController?axn=verCateg&categId=CALI ).

A negociação entre as partes envolve a possibilidade de o comprador fazer perguntas ao vendedor sobre características do produto, forma de entrega e de pagamento. O diálogo pode ser por meio do próprio site, pela troca de e-mails ou telefone.

Para gerar fluxo de visitantes ao site, estão previstos investimentos em marketing on-line, assim como divulgação para imprensa.

Para Stelleo Tolda, o MercadoLivre está levando aos internautas portugueses a democratização do comércio ao oferecer uma plataforma onde um indivíduo, uma micro, pequena ou grande empresa podem vender produtos pela web. Num momento de dificuldade econômica, esta é uma oportunidade para obtenção de renda que já vem sendo utilizada por mais de 40 mil famílias na América Latina, cuja renda total o parcial provém de suas operações no site, conforme pesquisa realizada pela The Nielsen Company.

Sobre MercadoLivre

MercadoLivre é uma empresa de tecnologia com trajetória de mais de 10 anos que oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar e anunciar na Internet produtos novos e usados, além de serviços.

É líder no comércio eletrônico na América Latina, com 42,6 milhões de usuários cadastrados, sendo que mais de 3 milhões de pessoas venderam produtos e mais de 9 milhões compraram pela plataforma no ano passado 29,5 milhões de produtos. Todos os números da companhia são divulgados considerando a sua operação nos 12 países onde está presente: Argentina, Brasil, México, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Chile, Equador, Peru, Costa Rica, República Dominicana e Panamá.

MercadoLibre, Inc. tem ações negociadas na Nasdaq (Nasdaq: MELI) desde 2007 e conta com uma equipe de mais de 1,4 mil funcionários. Figura entre uma das 27 marcas consideradas "Grandes Marcas do Futuro" pelo Instituto de Pesquisas do Credit Suisse.

FONTE MercadoLivre