Microsoft Une Serviços de Software e de Computação em Nuvem a Novas e Poderosas Experiências de TV

08 jan, 2010, 01:48 GMT De Microsoft Corp.

LAS VEGAS, January 8 /PRNewswire/ --

- Versão 2.0 da Plataforma de TV Mediaroom, vencedora de prémios, permite aos fornecedores de serviços de televisão por subscrição entregar mais conteúdos de entretenimento a mais tipos de ecrãs, utilizando uma única infra-estrutura em nuvem.

Hoje, no 2010 International Consumer Electronics Show (CES), a Microsoft Corp. anunciará o Microsoft Mediaroom 2.0, a próxima versão da plataforma de IPTV (Internet Protocol Television) mais utilizada no mundo. O Mediaroom 2.0 irá permitir que os operadores ofereçam os seus serviços de televisão a mais subscritores, entregando mais conteúdo para mais ecrãs do que com as versões anteriores do Mediaroom - dentro e fora de casa.

(Imagem: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20100106/SF33691)
    (Logótipo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20000822/MSFTLOGO)

O Mediaroom 2.0 deverá ser disponibilizado aos operadores para começar a ser testado no inicio do próximo mês. O Mediaroom 2.0 poderá ser utilizado pelos operadores como a sua nuvem de entretenimento para a oferta de um serviço de televisão completo, incluindo gravação de vídeo digital em nuvem (DVR), características a pedido, aplicações interactivas e acesso quer ao conteúdo alojado pelo operador quer ao conteúdo alojado externamente tal como a Internet TV. O serviço do operador poderá ser desfrutado pelos seus subscritores em ecrãs múltiplos incluindo a TV (com o Mediaroom set-top box), Windows Media Center, Navegadores de Internet (para PCs com o Windows e para Macs), Xbox 360 e smartphones compatíveis.

Outra novidade no Mediaroom 2.0 prende-se com o facto dos fornecedores de serviços serem agora capazes de oferecer o seu serviço existente de TV a pedido para toda a sua base de clientes de banda-larga utilizando o inventário de canais disponíveis na sua set-top box, expandindo assim a marca do seu serviço para além do alcance da sua rede IPTV. O mesmo serviço a pedido poderá também ser desfrutado através de PCs com o Windows 7 através de Windows Media Center,* assim como na Xbox 360. Alguns fornecedores de serviços poderão também oferecer aos subscritores o acesso à sua programação a pedido de forma remota utilizando um conjunto de navegadores de Internet em PCs com o Windows e em Macs, e num futuro próximo em smartphones compatíveis.

O Mediaroom 2.0 também acrescenta a cobertura através do Microsoft Silverlight e do Microsoft Internet Information Services (IIS) Smooth Streaming para o acesso e entrega de conteúdos a pedido. Isto permite aos espectadores desfrutar de uma experiência de playback de alta-qualidade, uma vez que o ISS Smooth Streaming adapta o fluxo de vídeo à ligação de rede do utilizador para permitir uma qualidade de vídeo excelente. Para além disso, a compatibilidade com o Microsoft PlayReady oferece aos fornecedores do serviço a capacidade de assegurarem as suas livrarias de conteúdos e rentabilizar as experiências dos consumidores.

"A nossa estratégia com o Mediaroom passa por combinar a potencialidade do software de cliente e serviços baseados em nuvem para melhorar substancialmente a forma como os consumidores experienciam o entretenimento digital. Queremos que se torne mais fácil para os clientes encontrarem e descobrirem um grande conteúdo, verem, ouvirem e participarem em novas formas e para o fazerem em qualquer sítio e em qualquer ecrã," afirmou Enrique Rodriguez, vice-presidente da empresa para o Departamento da TV, Vídeo e Negócios Musicais da Microsoft. "O Mediaroom 2.0 é um ponto-chave na nossa estratégia, oferecendo plataformas de software às nuvens de serviço dos fornecedores para alcançar mais ecrãs e mais pessoas com mais conteúdos do que no passado."

Mais Ecrãs

Ver televisão num PC é uma tendência crescente. Para alguns, é um segundo ou terceiro ecrã em casa ou é utilizado para ver televisão em viajem. Para outros o PC poderá ser o seu único ecrã de televisão. A nova compatibilidade do Mediaroom 2.0 com o Windows Media Center no Windows 7 significa que os operadores podem agora fornecer os seus serviços premium de TV, incluindo TV de alta-definição (HD) em directo, DVR e programação a pedido, a qualquer PC com o Windows 7 sem que seja necessário mais nenhum hardware. Para além disso, o DVR e os conteúdos a pedido poderão ser desfrutados numa Xbox 360, num conjunto de navegadores de Internet em PCs com o Windows e em Macs, e num futuro próximo reproduzido em smartphones compatíveis enquanto vai de viajem.

Tudo isto oferece aos consumidores mais liberdade no que respeita a onde e como estes acedem ao seu serviço de TV, com os benefícios de uma experiência familiar através de ecrãs múltiplos. Por exemplo, podem começar a ver um programa num ecrã e terminar de ver esse programa num outro ecrã. Podem também criar uma fila de vídeos no seu smartphone e visualizar mais tarde na sua televisão ou no PC. Enquanto estiverem em viajem, podem ver programas de TV gravados no seu smartphone e mais tarde poderão ainda ver um filme a pedido em HD no seu laptop, tendo acesso ao mesmo interface que desfrutam em casa.

Mais Redes

Até à data, o desdobramento do Mediaroom tem sido feito através de uma rede de IPS de Qualidade de Serviço (QoS), gerida por linhas fixas. Através da integração da tecnologia IIS Smooth Streaming no Mediaroom 2.0, a Microsoft possibilita aos operadores oferecerem um serviço de excelência de vídeo a pedido com qualidade HD, com um armazenamento temporário mínimo e com tempos de inicio rápidos, quando utilizados em redes de IPs com larguras de banda variáveis.

Este factor expande significativamente o alcance dos serviços para os operadores e permite-lhes alargar a oferta aos consumidores de linha fixa e wireless e no futuro também as redes móveis de banda larga. Para os operadores que desejem oferecer apenas serviços de TV-vídeo a pedido para clientes através da Internet, o Mediaroom 2.0 incluí uma set-top box de cliente que suporta esta funcionalidade e que está desenhada para auto-instalação pelo subscritor. Este cliente pode ser melhorado para uma funcionalidade total de Mediaroom sem a necessidade alterar o hardware.

Para os consumidores, este avanço significa que mais pessoas em mais lugares serão capazes de experimentar os benefícios de serviços de televisão de topo e apoiados pelo Mediaroom como nunca foi possível anteriormente. Também significa que independentemente da velocidade da sua rede, irão ter uma experiência de visionamento óptima, graças ao suporte integrado para IIS Smooth Streaming.

Mais Conteúdos

Os consumidores exigem acesso a livrarias de conteúdo maiores do que nunca e os fornecedores de IPTV desejam ir ao encontro da procura e destacar cada vez mais os seus serviços através do aumento dos alinhamentos de conteúdos já existentes entre televisão e vídeo da internet. Com o Mediaroom 2.0, os fornecedores podem agora facilmente reunir televisão em directo e a pedido, com conteúdos alojados externamente em parceiros de televisão online e outras fontes de conteúdos com base na Internet, tudo num único lugar com um interface consistente e fácil de usar. O novo suporte para reprodução de conteúdo protegido através do PlayReady, a tecnologia de protecção e de acesso avançado a conteúdos, amplia ainda mais a base de conteúdos potenciais para os fornecedores de serviços de TV. Além disso, os operadores podem ainda distinguir os seus serviços com aplicações que fornecem uma interactividade rica e a mistura perfeita entre conteúdos Web e TV, utilizando a plataforma de desenvolvimento de aplicações do Mediaroom, o Mediaroom Presentation Framework.

Após o emprego dos serviços accionados pelo Mediaroom, os subscritores poderão desfrutar dos conteúdos que realmente querem num único local, na sua televisão ou no seu computador, sem ter de visitar uma enorme quantidade de sites para encontrar o que procuram ou ligar um computador à televisão. Ao invés, poderão facilmente ver programas televisivos a pedido de entre vários canais, utilizando um guia de fácil utilização, ou simplesmente procurando na programação disponível para localizar os programas que pretendem ver, tudo dentro de uma experiência de reprodução consistente.

Mais Receita

Segundo a empresa analista Screen Digest, os cinco principais clientes Mediaroom geraram uma receita média pelos serviços a pedido em média três vezes maior do que a do fornecedor televisivo consegue no seu mercado.

O Mediaroom 2.0 inclui um interface apelativo de serviços a pedido que aumenta ainda mais a potencial rentabilidade para os fornecedores de serviços Mediaroom. O novo interface de serviços a pedido está desenhado para impulsionar a utilização por parte do subscritor ao fornecer uma experiencia de navegação, de descoberta e de reprodução visualmente ricas e ao garantir um fácil acesso a outros elementos dos serviços do operador directamente através do interface.

Mediaroom 1               Mediaroom 2.0
    Ecrãs             -- TV através do set-top  -- TV através do set-top
                         box e Xbox 360            box e Xbox 360

-- computador com
                                                   Windows 7 através do PC
                                                   Windows Media Center

-- Navegadores de
                                                   Internet em computadores
                                                   com Windows e Macs

-- Smartphones compatíveis

Redes Internet    -- Rede IP gerida QoS     -- Rede IP gerida QoS

-- rede IP não gerida de
                                                   banda larga

Conteúdo          -- Conteúdo apenas        -- Capacidade dos
                         Operator-ingested         operadores
                         disponibilizado pelo      de disponibilizar
                         operador                  conteúdos TV e ligar a
                                                   conteúdos online
                                                   (TV e outros conteúdos
                                                   áudio vídeo)

Sobre o Microsoft Mediaroom

O galardoado Microsoft Mediaroom Internet Protocol Television (IPTV) e a sua plataforma multimédia de software é a plataforma de IPTV mais utilizada no mundo. O Mediaroom dirige o futuro da televisão, permitindo aos fornecedores de serviços de banda larga oferecer novas experiências televisivas e de entretenimento aos consumidores de todo o mundo. Fornece novas maneiras de os consumidores poderem experienciar a televisão como parte do seu estilo de vida digital em permanente ligação, para além de criar novas oportunidades de negócios para os fornecedores de serviço de banda larga, fabricantes de hardware, criadores de conteúdo, anunciantes e responsáveis por aplicações. Mais de 20 dos maiores fornecedores de serviços mundiais, espalhados por quatro continentes, seleccionaram a plataforma Mediaroom para impulsionar os seus serviços de televisão digital. Mais informações sobre o Mediaroom e a oportunidade de oferece o melhor da televisão em conjunto com todos os conteúdos média num único local estão disponível em http://www.microsoft.com/mediaroom.

Sobre a Microsoft

Fundada em 1975, a Microsoft (Nasdaq: MSFT) é o líder mundial em software, serviços e soluções para ajudar as pessoas e as empresas a aproveitar o seu total potencial.

* Todas as versões do Windows 7 excepto o Windows 7 Starter.

FONTE Microsoft Corp.