Motorola anuncia contrato de teste comercial de rede unificada com a SGC Telecom

09 set, 2004, 17:10 BST De Motorola, Inc.

AMSTERDÃ, Holanda, September 9 /PRNewswire/ --

- A Motorola integrará o VoIP, dados em alta velocidade e TV digital sobre redes LMDS

A Motorola, Inc (NYSE: MOT) anunciou hoje que iniciou o teste comercial para fornecimento de uma solução de rede unificada para a SGC TELECOM, Portugal. A tecnologia de banda larga ponto-a-ponto da Motorola permitirá que a JAZZTEL Portugal, adquirida este ano pela SGC TELECOM, conte com uma operação rentável de utilização de cabo para oferecimento de voz, dados em alta velocidade e serviços de TV digital através do seu Sistema de Distribuição Local Multi-Área (Local Multipoint Distribution System - LMDS) já existente.

A tecnologia de rede unificada da Motorola está a ser testada com a rede LMDS da SGC TELECOM juntamente com um pequeno sistema coaxial local para que os três serviços possam ser oferecidos aos subscritores em um mesmo edifício a partir de uma única infra-estrutura. A integração de IP e LMDS significa que a SGC TELECOM pode oferecer aos seus clientes serviços de banda larga avançados a partir da infra-estrutura já existente do operador, o que proporcionará rendimentos adicionais.

A Motorola fornecerá sua tecnologia de IP ponto-a-ponto, que incluirá o CMTS/router BSR 1000 e o Sistema de Provisão Avançada Motorola (Motorola Advanced Provisioning System - MAPS). Para além disso, a SGC TELECOM poderá experimentar as soluções da Motorola para as instalações do cliente, o que possibilitará aos seus clientes um acesso fácil e rentável às aplicações avançadas de banda larga em seus lares. Esta solução inclui o MTA Motorola SBV4200 e o modem para cabo Motorola SB5100 para acesso rápido à Internet.

"Utilizar a tecnologia da Motorola para fornecer serviços de IP integrados torna o lançamento de novos serviços multimédia extremamente confiável e rentável, pois não é necessário nenhum cabo extra em casa" diz João Martins, CTO. "Podemos oferecer actualizações simples e fáceis para os nossos subscritores, o que aumentará a lealdade e a satisfação do cliente."

"Estamos trabalhando lado a lado com a SGC TELECOM para ajudá-los a construir uma rede de banda larga avançada para o futuro", comenta Paul King, vice-presidente e director geral da Motorola na Europa, Oriente Médio e África. "A rede unificada manterá os custos baixos ao mesmo tempo em que oferece serviços que mantêm os actuais clientes fiéis à SGC TELECOM e atrai novos."

Modem para cabo Motorola SB5100

O modem para cabo Motorola SB5100 é 25 por cento mais compacto que os seus antecessores. Baseado no standard DOCSIS 2.0, oferece uma capacidade ascendente triplicada de 30Mbps nos sistemas de cabo suportados.

Modem para telefonia Motorola SBV4200

O modem para telefonia Motorola SBV4200 VoIP é a quinta geração de produtos da Motorola concebidos para serviços de dados e voz sobre banda larga. Este aparelho - um adaptador terminal multimédia integrado (eMTA) - proporciona conectividade de dados em alta velocidade através de um modem para cabo compatível com DOCSIS 1.1, bem como serviços de voz com a mesma qualidade dos serviços tarifados, com suporte para recursos de serviço de voz standard tais como identificação, espera e redireccionamento de chamadas.

Motorola BSR 1000

O CMTS/router Motorola BSR 1000 oferece uma solução para os hubs pequenos ou médios, assim como para áreas maiores que se encontram nos estágios iniciais de penetração no mercado de serviços de banda larga. O produto pode ser implementado como uma unidade independente ou em pequenos clusters com o objectivo de expandir a infra-estrutura de acesso a banda larga aos subscritores adicionais de maneira rentável. Baseado em padrões de sistemas abertos, o BSR 1000 possui qualificação DOCSIS 1.1 e é compatível com as especificações PacketCable 1.0.

Sistema de Provisão Avançada da Motorola (MAPS)

O Sistema de Provisão Avançada da Motorola (Motorola Advanced Provisioning System - MAPS) é um sistema de provisão integrado para redes de banda larga de última geração baseado nos padrões da indústria. Este sistema de alta disponibilidade permite aos operadores de serviços por cabo implementar com rapidez e gerir serviços inovadores, para além de integrar-se à infra-estrutura pré-existente de OSS através de interfaces standard do sector. É compatível com DOCSIS, Euro-DOCSIS, PacketCable e com as especificações IP.

Acerca da SGC TELECOM

A SGC TELECOM, uma divisão do Grupo SGC Português, iniciou em 1998 a pesquisa e desenvolvimento de recursos FWA melhorados (BFWA) para superar os problemas do FWA convencional, assim como para possibilitar uma cobertura mais rápida do mercado geral com a oferta tripla com CAPEX/OPEX menores do que as tecnologias concorrentes, tais como xDSL, cabo, satélite ou fibra.

O sistema de BFWA de ciclo local da SGC (BFWA Local Loop) apresenta-se com uma aproximação baseada em padrões e foi concebido para criar novas infra-estruturas alternativas e actualizar as já existentes oferecendo capacidade de backbone metropolitano para plataformas de cabo e cobre.

(SGC TELECOM CTO Joao.Martins@sgctelecom.pt )

Acerca do Sector de Comunicações de Banda Larga da Motorola

O Sector de Comunicações de Banda Larga da Motorola oferece um sistema ponto-a-ponto integrado e escalável de fornecimento de serviços de banda larga que mantêm os clientes informados, entretidos e ligados. Sua tecnologia permite aos operadores de rede e vendedores criar e desenvolver novas oportunidades de negócios, oferecendo produtos e serviços para o lar inovadores. A concepção orientada ao cliente e a experiência em fabrico contribuem ainda mais para a posição da companhia como líder mundial no fornecimento set-tops digitais e modems para cabo. Para obter mais informações acerca do Sector de Comunicações de Banda Larga da Motorola, visite: www.motorola.com/broadband.

Acerca da Motorola

Motorola, Inc. (NYSE: MOT) é líder mundial em tecnologias de comunicação sem fios, banda larga e automotiva que tornam a vida mais inteligente, segura, mais simples, sincronizada e divertida. O volume de vendas em 2003 foi de 27,1 mil milhões de dólares americanos. A Motorola cria soluções tecnológicas inovadoras que beneficiam as pessoas em suas casas, no trabalho e em movimento. A companhia também é um cidadão corporativo em evolução comprometido a trabalhar eticamente, proteger o ambiente e apoiar as comunidades onde faz negócios. Para mais informações: www.motorola.com.

MOTOROLA e o logótipo estilizado M estão registados no Escritório de Patentes e Marcas Registadas dos Estados Unidos (US Patent & Trademark Office). DOCSIS e CableLabs são marcas comerciais da Cable Television Laboratories, Inc. Todos os demais nomes de produtos ou serviços pertencem aos seus respectivos proprietários. (c) Motorola, Inc. 2004.

FONTE Motorola, Inc.