Muammar al-Kaddafi Irá Participar na Cimeira UE-África de 7 a 9 de Dezembro

06 dez, 2007, 23:31 GMT De Racepoint Group, Inc.

LISBOA, Portugal e TRIPOLI, Líbia, December 6 /PRNewswire/ --

- O Líder Líbio Irá Frisar o Objectivo para uma Maior Cooperação na Orla Mediterrânica.

- Irá Continuar a Advogar a Resolução da Crise no Darfur e uma Maior Unidade Africana.

O Líder líbio, Muammar al-Kaddafi irá participar na Cimeira UE-África em Lisboa, Portugal, de 7 a 9 de Dezembro, na qual irá pedir uma maior cooperação entre a Europa e África, em particular entre os países da Orla do Mediterrâneo, que, histórica e geograficamente, têm fortes laços.

O Líder líbio irá realçar o seguinte na Cimeira UE-África:

1. O Diálogo entre a Europa, África e o Mediterrâneo: O Líder líbio vê a
       discussão contínua sobre a formação de uma união de estados em torno
       da bacia do Mediterrâneo como sendo muito importante para as regiões.
       A ideia da formação de tal união, com base em interesses económicos,
       foi um assunto de interesse anteriormente este ano.

2. Uma maior cooperação na resolução da Crise no Darfur: Em Outubro, o
       Líder líbio mediou conversações de paz entre o governo sudanês e
       rebeldes do Darfur num esforço para resolver a crise humanitária lá
       sentida. Na cimeira, o Líder líbio irá continuar neste papel de
       liderança e irá apelar a conversações futuras para juntar as facções
       em conflito.

3. Maior unidade em África: o Líder líbio há muito que apoia uma União
       Africana forte e unida e irá solicitar para uma ainda maior cooperação
       entre os estados africanos, principalmente à luz da crescente força
       económica da União Europeia e de países asiáticos como a China.

A Líbia está situada como um ponto de entrada crucial no continente Africano, tornando-a vital do ponto de vista estratégico para a UE enquanto fortalece relações com a UA, da qual o Líder líbio é uma das principais vozes e defensor. O Líder líbio tem a visão de um continente africano forte com governos estáveis e fortes relações com a UE, que alberga algumas das economias mundiais em mais rápido crescimento e governos influentes.

O Líder líbio tem recentemente vindo a ser muito explícito na articulação dos seus pontos de vista sobre assuntos vitais para África numa série de comunicações importantes feitas a líderes africanos. Num discurso intitulado "A Necessidade Urgente de Estabilidade em África", o Líder líbio apelou à estabilidade política em todo o continente como sendo essencial para o seu futuro. O Líder líbio disse especificamente: "Sem estabilidade política, nenhum programa estratégico de transformação económica pode ser implementado. Entre os elementos essenciais da estabilidade estão o papel contínuo e estável da liderança política e a existência de um enquadramento de referência político, social e legal."

O Líder líbio tem também sido uma voz principal para a unidade africana. Num discurso isolado no Senegal, o Líder líbio disse sobre o assunto: "Deve existir uma política externa de unidade, uma economia de unidade e uma defesa de unidade, o que levaria numa análise final a uma posição de negociação de unidade... Não teremos nenhumas perspectivas a não ser através de uma posição de negociação forte, que apenas poderá surgir se a África tiver um ministro dos negócios estrangeiros e um ministro para o comércio externo."

O Líder líbio também vê os assuntos sobre a imigração como vitais para o futuro das relações entre a UE e a UA. Já abordou previamente este assunto num discurso para audiência conjunta da UE e UA.

A presença do Líder líbio na Cimeira UE-África acontece na véspera das suas visitas a França e a Espanha. Aquando da sua presença em França, o Líder líbio planeia encontrar-se com o Presidente francês, Nicolas Sarkozy. Os dois reuniram-se em Julho último e discutiram um leque de assuntos importantes, incluindo a paz na Darfur, aumentar a parceria estratégica líbio-francesa em África e energia nuclear para fins não-militares.

Para os textos dos discursos completos do Sr. Kaddafi referidos nesta notícia, contacte por favor P. Prodromou, através de pprodromou@racepointgroup.com

FONTE Racepoint Group, Inc.