Nos dias 3 e 4 de Maio, o Catar será o anfitrião do Primeiro Pré-Fórum da Sociedade Civil da Aliança das Civilizações

- Pela primeira vez, nesses dias, terá lugar em Doha, no Catar, um Pré-Fórum da Sociedade Civil, representando um marco para a Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC)

- O Pré-Fórum dará um novo destaque à convergência das questões interculturais, de governançae de desenvolvimento, com ênfase especial no mundo árabe

02 maio, 2011, 20:42 BST De Alliance of Civilizations

DOHA, Catar e NOVA IORQUE, May 2, 2011 /PRNewswire/ -- Será o primeiro principal evento para a preparação do 4 Fórum Anual da Aliança das Civilizações de 2011, a ocorrer em Dezembro, uma das grandes iniciativas das Nações Unidas. A Aliança das Civilizações procura abordar os desentendimentos e o medo da diferença e construir a confiança e a credibilidade que cresce a partir do conhecimento e da compreensão mútuos.

Apoiado por um grupo crescente de mais de 100 países e 20 organizações internacionais e regionais, esta iniciativa conduzida pelas Nações Unidas, com base nos princípios da tolerância e do respeito mútuo, tem como objectivo - fortalecimento da diversidade e dos direitos culturais, da boagovernança , das liberdades fundamentais, da harmonia social e do direito ao desenvolvimento.

O Pré-Fórum de Doha reunirá mais de 170 líderes da sociedade civil, representando redes regionais e nacionais da África, da América Latina e Caribe, Europa, América do Norte, Ásia ,Médio Oriente e Norte da África.

Esta aspiração por uma acção de compreensão e cooperação mútua é essencial para reduzir as tensões, promover a paz e contribuir para o desenvolvimento econômico e social.

"Como podemos viver juntos num espírito de respeito e cooperação enquanto a diversidade crescente das nossas sociedades pode gerar ansiedade, divisões e pressão em democracias frágeis? Esta é a questão que pretendemos tratar na Aliança das Civilizações e à qual devemos continuar a responder", afirmou Sua Excelência o Dr. Jorge Sampaio, o Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.

Um ponto de re-orientação: a Aliança das Civilizações está entrando numa nova fase do seu desenvolvimento. Por iniciativa de Sua Alteza a Sheika Mozah Bint Nasser, o 4 Fórum Anual da AOC, será realizado na cidade de Doha, a capital do Catar, e personificará esta nova fase.

Entre as prioridades do Pré-Fórum, a consolidação dos programas relativos à educação, juventude, meios de comunicação e migração ocupará uma posição de destaque, bem como a promoção de compromissos substanciais entre todos os intervenientes - públicos e privados.

Com base na afirmação da Declaração do Milénio de que "as diferenças dentro e entre as sociedades não deverão ser temidas, nem reprimidas, mas consideradas como um bem precioso da Humanidade", Sua Alteza a Sheika Mozah Bint Nasser propôs uma ligação mais pragmática e centrada entre o programa da Aliança das Civilizações e os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

O Pré-Fórum da Sociedade Civil de Doha da UNAOC dará, dentro deste espírito, uma importância renovada à centralidade da diversidade cultural e do diálogo intercultural não só para a realização pessoal e a promoção de relacionamentos pacíficos entre as nações, mas também como um estímulo para a redução da pobreza e para a construção de sociedades baseadas no conhecimento.

O Pré-Fórum da Sociedade Civil de Doha abordará a diversidade cultural, o diálogo intercultural e os direitos humanos, como condições fundamentais para promover estratégias de desenvolvimento sustentáveis.

Em sequência imediata à primeiríssima sessão de consultas organizadas com as organizações da sociedade civil, a AOC realizará também a reunião relativa aos Seis Pontos Focais, em 2 de Maio de 2011. A reunião sobre os Pontos Focais centrar-se-á nos Planos Nacionais da UNAOC - a importância do fortalecimento da apropriação nacional dos objetivos e do compromisso da UNAOC, dos projetos em curso e das iniciativas locais - bem como na atualização, debate e preparação do Fórum de Doha e possibilitará a oportunidade de interacão dos Pontos Focais com as organizações da Sociedade Civil que estarão presentes no Fórum.

O Comitêdo Catar para a Aliança das Civilizações desenvolverá uma consulta ampla e sem precedentes aos intervenientes da Sociedade Civil e aos Estados-Membros da AOC, para definirem objetivos concretos para o diálogo e a compreensão, os quais darão lugar a ideias e a iniciativas novas. Em particular, o Pré-Fórum atuará como uma plataforma interativa para ligar as questões interculturais, tais como a diversidade e os direitos humanos, com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, especialmente a redução da pobreza. Este espírito é personificado pelas palavras fortes de Sua Alteza a Sheika Mozah Bint Nasser : "Devemos viver de acordo com a nossa crença de que os valores da justiça e igualdade ainda são dominantes".

Os eventos atuais no mundo árabe são uma lembrança forte das aspirações dos povos relativamente à justiça, liberdade, prosperidade partilhada e motivação das perspectivas pessoais, bem como o poder crescente da Sociedade Civil na era dos novos meios de comunicação, democracia direta e cidadania global.

É por este motivo que, colocando a Sociedade Civil em destaque, o Pré-Fórum de Doha tem como objetivo ajudar as pessoas, especialmente os jovens, a transformarem os seus bens e as suas aspirações em competências e concretizações, num mundo em profunda mudança.

Desta forma, o Pré-Fórum introduzirá várias novas direções para personificar este "ponto de re-orientação, não só no que diz respeito ao papel da Aliança, mas também no rumo da História que estamos testemunhando.

Informações para os meios de comunicação social:

O Comitê do Catar para a Aliança das Civilizações foi fundado através da decisão N. 8 do Conselho de Ministros. A decisão foi aprovada por Sua Alteza - Sheikh Tameem Bin Hamad Al Thani, o Príncipe Herdeiro , a 29 de Março de 2010.

O comitê trabalha para consolidar o papel do Estado do Catar evidenciando a contribuição da civilização árabe e islâmica em conjunto com outras civilizações, para melhorar o desenvolvimento humano e o papel do diálogo, resolvendo conflitos, realçando os valores da tolerância, solidariedade e paz entre os povos do mundo e combatendo o extremismo e o fanatismo.

O comité procura alcançar uma cooperação estreita entre povos, religiões e culturas, estabelecer a fundação de um intercâmbio solidário de experiências e benefícios entre os povos, com base nos princípios da confiança, justiça e igualdade para posteriormente realizar os objetivos humanitários como um todo.

Sobre a UNAOC:

A Aliança das Civilizações das Nações Unidas foi fundada em 2005 como uma iniciativa do Secretário-Geral da ONU, sob co-patrocínio do Presidente do Governo da Espanha e do Primeiro-Ministro da Turquia. Emergiu de uma convicção de que, para atingir a paz sustentável, é necessário reduzir as divisões e aos desentendimentos de longa data entre as culturas. Em Abril de 2007, o Secretário-Geral Ban Ki-moon nomeou Jorge Sampaio, ex-presidente de Portugal, como o Alto Representante para a Aliança. Sob a sua liderança, a Aliança promove o diálogo que concretiza a mudança no terreno. Conta com o apoio de um grupo crescente de colaboradores de 128 governos e organizações internacionais. A UNAOC também envolve muitos outros parceiros.

Anexo: Agenda da reunião do Pré-Fórum.

Para mais informações, por favor contate:

Para o Médio Oriente:

Riad SANDAKLI através do tel.: + 33-1-80-96-04-23 ou riad.sandakli@ogilvy.com

Para a Europa, EUA e Ásia:

Patricia MORGAGNI através do tel.: +33-1-80-96-04-24,

ou patricia.morgagni@agencepublics.com