O DNA TraceBack(R) da IdentiGEN Recebe a Aprovação "Programa de Processo Verificado" pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA)

05 nov, 2007, 15:30 GMT De IdentiGEN, Inc.

LAWRENCE, Kansas e DUBLIN, Irlanda, November 5 /PRNewswire/ --

O Primeiro Sistema Mundial de Rastreabilidade de Carne com base no ADN é introduzido nos Estados Unidos

O sistema DNA TraceBack(R) da IdentiGEN, um sistema de proprietário de identificação e rastreabilidade de carne com base na análise do ADN, foi aprovado pelo Serviço de Marketing da Agricultura, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, como um Programa de Processo Verificado (PVP). O sistema DNA TraceBack permite aos retalhistas, produtores de carne, transformadores de carne e revendedores de bens alimentares responder à crescente exigência dos consumidores, quer internamente quer nos mercados de exportação, por mais informação sobre onde e como a sua carne é produzida.

IdentiGEN é um fornecedor líder mundial de soluções de identificação e verificação com base no ADN para melhorar a segurança alimentar e para construir a confiança dos consumidores na indústria alimentar e agrícultura. O DNA TraceBack utiliza a tecnologia de identificação de ADN - de uma forma semelhante à utilizada nas investigações forenses - para identificar e rastrear a fonte dos produtos de carne por entre toda a cadeia de fornecimento.

O sistema DNA TraceBack utiliza a tecnologia, propriedade da IdentiGEN, ID-GENerator(TM) para criar grandes números de perfis de ADN únicos a um custo de cêntimos por quilo. A sua implementação requer poucas alterações aos procedimentos actuais sobre o manuseamento e processamento de carne de vaca e carne de porco fresca.

"Considerando que o DNA TraceBack está agora a ser introduzido no mercado norte-americano, a designação como um PVP é um marco significante para a IdentiGEN", disse Donald R. Marvin, presidente e CEO da IdentiGEN North America. "Este voto de confiança do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos no nosso sistema DNA TraceBack irá ajudar que o programa ganhe aceitação entre os retalhistas e, mais tarde, entre os consumidores."

O sistema DNA TraceBack da IdentiGEN foi aprovado como um Programa de Processo Verificado depois de uma supervisão extensiva e de uma auditoria no local do sistema de gestão de qualidade documentada da IdentiGEN por auditores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. A designação PVP significa que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos certificou o sistema DNA TraceBack da IdentiGEN como um programa consistentemente fiável no qual transformadores de carne, produtores de carne, retalhistas e consumidores podem ter confiança.

O Programa de Processo Verificado do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos tem por base as normas da Organização Internacional para a Normalização (ISO) da série ISO 9000 para sistemas documentados de gestão de qualidade. Existem actualmente 36 Programas de Processo Verificado aprovados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Informação adicional pode ser encontrada em http://processverified.usda.gov/.

Embora o seu processo tenha sido adoptado por retalhistas de mercearia internacionais de topo, incluindo a Tesco e a Superquinn na Irlanda, a IdentiGEN é praticamente um recém-chegado ao cenário norte-americano. Em Maio último, a IdentiGEN estabeleceu a sua sede norte-americana e o seu laboratório de alta tecnologia para a análise de ADN em Lawrence, Kansas.

"Pretendemos fazer da IdentiGEN uma empresa global de importância social e a aprovação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos do nosso sistema DNA TraceBack marca um feito significativo rumo a este objectivo," disse Patrick Cunningham, Ph.D., presidente da IdentiGEN Ltd.

A IdentiGEN foi fundada em 1996 por um grupo de geneticistas da Trinity College, na Irlanda, que desenvolveram um sistema único que utiliza a análise do ADN para apoiar a publicidade de carne de marca, verificar o país de origem e validar as afirmações publicitarias e os atributos dos produtos. O DNA TraceBack poderá também ser uma valiosa ferramenta para o posicionamento competitivo e para a gestão de risco para retalhistas, porque permite uma rastreabilidade rápida e sem rupturas no caso de retirada de mercado do produto.

Sobre a IdentiGEN

A IdentiGEN Ltd, com a sua subsidiária norte-americana IdentiGEN, Inc, é uma empresa privada baseada em investimentos de risco e é um fornecedor líder de soluções baseadas em ADN para os sectores da agricultura e da indústria alimentar. A empresa foi fundada como um prolongamento do Instituto de Genética, da Trinity College, onde a área central de perícia da empresa - identificação genética - foi desenvolvida e está agora a ser utilizada de várias formas para melhorar a confiança dos consumidores na segurança e qualidade dos produtos alimentares. Através do sistema TraceBack com base no ADN da IdentiGEN, os retalhistas, transformadores de carne, produtores e governos locais têm, pela primeira vez, as ferramentas para rastrear inequivocamente a identidade da carne de volta à sua fonte. A IdentiGEN é também um grande fornecedor de serviços de testagem de BSE (ou "doença das vacas loucas") e de OGM (ou organismos geneticamente modificados) na Europa. Informação adicional sobre a IdentiGEN pode ser encontrada em http://www.identigen.com .

Web site: http://www.identigen.com

FONTE IdentiGEN, Inc.