O estudo ADVANCE revela novos critérios na luta contra as complicações graves da diabetes

29 out, 2009, 13:44 GMT De Servier

MONTREAL, Canada, October 29 /PRNewswire/ -- Os novos resultados do estudo ADVANCE (Action in Diabetes and Vascular Disease: Preterax and Diamicron MR Controlled Evaluation), o maior estudo alguma vez efectuado em doentes diabéticos tipo 2, disponibiliza importantes descobertas sobre a estratégia terapêutica a ser adoptada para controlar de forma efica e segura a glicémia com o objectivo de reduzir as complicações graves da diabetes. (1)

Os novos dados do estudo ADVANCE, apresentados hoje no Congresso da Federação Internacional da Diabetes (IDF - International Diabetes Federation), mostram que a eficácia e a segurança do controlo intensivo da glicémia com uma terapêutica baseada na gliclazida de Libertação Modificada (LM) são mantidas em diferentes tipos de doentes diabéticos. (1)

O estudo ADVANCE demonstrou que o controlo intensivo da glicémia de indivíduos com diabetes tipo 2 com uma terapêutica baseada na glicazida LM reduz o risco de eventos microvasculares e macrovasculares, nomeadamente através de redução do risco de nefropatia diabética. (2)

"O controlo intensivo da glicémia com uma terapêutica baseada na glicazida LM foi eficaz na redução da hemoglobina glicada (HbA1C), independente da idade, duração da diabetes, sexo, índice de massa corporal ou HbA1C e também independente de tratamento de base da diabetes tipo 2", disse a Investigadora do Estudo ADVANCE Sophia Zoungas do The George Institute for International Health, na Austrália. "A terapêutica baseada na glicazida LM foi bem tolerada, com uma ocorrência muito baixa de episódios de hipoglicemia grave e nenhum aumento de peso".

O estudo ADVANCE mostrou uma tendência positiva na redução dos principais eventos cardiovasculares nos doentes diabéticos sujeitos a um controlo intensivo da diabetes. (2) Esta descoberta foi apoiada numa recente meta-análise de 4 estudos que visaram a redução intensiva da glicémia, que inclui o estudo ADVANCE; esta meta-análise demonstrou uma redução significativa de 9% dos principais eventos cardiovasculares, que reflecte uma redução de 15% no enfarte do miocárdio. (3)

Além disso, estes resultados são também suportados por dados observacionais, que incluem mais de 70,000 doentes diabéticos tipo 2, e que revelam que uma estratégia terapêutica baseada na gliclazida está associada a um risco inferior de mortalidade por comparação com outros esquemas terapêuticos.(4,5)

"O estudo ADVANCE é um reservatório enorme de valiosas informações clínicas", concluiu o Principal Investigador do estudo ADVANCE, Professor John Chalmers The George Institute for International Health, na Austrália. "Por este motivo, planeamos continuar com o acompanhamento dos doentes diabéticos avaliados no estudo ADVANCE; acreditamos que este novo estudo, denominado ADVANCE-ON (6) terá um papel central na definição do controlo de dezenas de milhões de pessoas com diabetes do tipo 2 em todo o mundo".

"Novos dados de avaliação do risco cardiovascular dos doentes diabéticos

Durante o Congresso IDF, os investigadores do estudo ADVANCE também apresentaram importantes descobertas sobre os factores predictores do risco cardiovascular nesta população. (7)

Idade do diagnóstico da diabetes, duração conhecida da diabetes, sexo, pressão de pulso, hipertensão tratada, fibrilhação atrial, retinopatia, HBA1C, relação albumina/creatinina e nível do colesterol não-HDL foram descobertos como sendo indicadores de risco de eventos cardiovasculares significativos. Uma nova ferramenta de previsão de riscos foi desenvolvida pelos investigadores do estudo ADVANCE usando estas variáveis, abrindo o caminho para uma nova 'máquina de risco' que poderá ser mais relevante para as populações contemporâneas de doentes com diabetes tratados comparada com ferramentas mais antigas de previsão de risco, tais como os modelos de Framingham e UKPDS (Estudo Prospectivo da Diabetes do Reino Unido). (7)

Notes to Editor:

ADVANCE was designed, conducted, monitored, analyzed, and reported by a collaborative medical research group supported by the Australian Government's National Health and Medical Research Council after full peer review. The study was carried out independently of the industry sponsor, and the Management Committee-whose membership did not include any industry representatives-had final responsibility for the reporting of results.

The first part of ADVANCE investigated the effects of intensive blood pressure lowering on outcome using a fixed combination of perindopril and indapamide. The results were published in 2007. Reference: ADVANCE Collaborative Group; Patel A, MacMahon S, Chalmers J, Neal B, et al. Effects of a fixed combination of perindopril and indapamide on macrovascular and microvascular outcomes in patients with type 2 diabetes mellitus (the ADVANCE trial): a randomised controlled trial. Lancet. 2007;370:829-840.

The second part of ADVANCE investigated the effects of intensive glucose control with a gliclazide MR-based regimen and the main results were published in 2008. These demonstrated that intensive control reduced the combined major macrovascular and microvascular end point (18.1% vs. 20.0%; hazard ratio (HR) 0.90; 95% confidence interval 0.82 to 0.98; P=0.013). Major microvascular events were reduced (9.4% vs. 10.9%; HR 0.86 [0.77 to 0.97]; P=0.014), primarily because of a reduction in nephropathy (4.1% vs. 5.2%; HR 0.79 [0.66 to 0.93], P=0.006), with no significant effect on retinopathy (P>0.1). Reference: ADVANCE Collaborative Group; Patel A, MacMahon S, Chalmers J et al. Intensive blood glucose control and vascular outcomes in patients with type 2 diabetes. NEJM 2008; 358: 2560-2572

The George Institute for International Health is an internationally-recognized health research organization, undertaking high impact research across a broad health landscape. It is a leader in the clinical trials, health policy, and capacity-building areas. The Institute has a global network of top medical experts in a range of research fields, as well as expertise in research design, project management, and data and statistical analysis. With a respected voice among global policy makers, the Institute has attracted significant funding support from governments, philanthropic organizations, and corporations. George Institute research is regularly published in the top tier of academic journals internationally.

The National Health & Medical Research Council of Australia is the Australian Government's peak body for supporting health and medical research; for developing health advice for the Australian community, health professionals, and governments; and for providing advice on ethical behavior in health care and in the conduct of health and medical research.

The research funding arm of French pharmaceutical company Servier is the Institut de Recherche International Servier.

References

1. Chalmers J, Zoungas S, Ninomiya T, et al. New results from ADVANCE. IDF Congress Invited Talk, 22 October 2009. Montreal, Canada.

2. The ADVANCE Collaborative Group. Intensive blood glucose control and vascular outcomes in patients with type 2 diabetes. N Engl J Med. 2008;358:2560-2572.

3. Turnbull F, Abraira C Anderson R Byington R Chalmers J et al. Intensive glucose control,and macrovascular outcomes in type 2 diabetes. Diabetologia, ePub ahead of print, 05 August 2009

4. Schramm TK. Eur Heart J. 2009;30(suppl):304. Abstract ESC Congress 2009.

5. Khalangot M et al, Diabetes Res Clin Pract. 2009 Sep 29. [Epub ahead of print]

6. Zoungas S, Patel A, Neal B, et al. ADVANCE-ON: a post-trial observational study. Oral presentation, IDF Congress, 21 October 2009. Montreal, Canada.

7. Kengne AP, Patel A, Colagiuri S, et al. Derivation of the ADVANCE models for predicting the risk of major cardiovascular disease in people with diabetes. Oral presentation, IDF Congress, 20 October 2009. Montreal, Canada.

FONTE Servier