O Novo Chevrolet Cruze Exibe um Design Impressionante

21 ago, 2008, 17:30 BST De General Motors Corporation

DETROIT, August 21 /PRNewswire/ --

- Apresentação do Paris Motor Show: Primeiras Imagens do Chevrolet Cruze

As primeiras imagens do novo sedan Cruze da Chevrolet - que faz a sua estreia mundial no Paris Motor Show em Outubro - revelam um dinâmico coupé de quatro portas que prova que um design excitante e o valor não se excluem mutuamente.

Disponível para venda a partir de Março do próximo ano na Europa, o Cruze inclui uma reinterpretação dinâmica do tradicional design de três volumes abrangendo a nova linguagem global de design da Chevrolet que se está a transformar numa assinatura em todos os novos produtos que transportam o símbolo da marca.

O perfil de tejadilho em arco do Cruze, que se estende desde o pára-brisas extraordinariamente alisado até aos oblíquos pilares traseiros e plataforma traseira curta, confere a este compacto sedan as proporções semelhantes a um coupé.

Mais largo e mais comprido que a maioria da sua concorrência, o Cruze tem uma postura significativa com as rodas localizadas nas extremidades exteriores de uma carroçaria de design compacto. Ajustes claramente sólidos dos painéis da carroçaria e uma utilização contida de acabamentos exteriores são apenas um acréscimo para uma aparência de alta qualidade, "esculpida a partir do sólido".

O perfil impressionante do Cruze reflecte-se num estilo frontal arrojado, com amplas estruturas das ópticas frontais que cobrem as extremidades da frente e deslizam em direcção aos guarda-lamas e ao capô esculpido. Outros aspectos de design distintos incluem uma linha de ombro côncava, uma grelha de com duas tiras e uma postura "rodas-fora/carroçaria-dentro". No interior, - Cruze oferece um tema de design de "habitáculo duplo", que foi apresentado pela primeira vez no icónico carro desportivo Corvette.

"O nosso objectivo na concepção do Cruze foi ser arrojado e não seguir apenas a evolução," afirmou o designer principal Taewan Kim. "Quisemos dar um grande passo em frente, criando uma forte afirmação de design para os produtos Chevrolet em todo o mundo."

Os visitantes da mostra de Paris poderão verificar como o design progressivo da Chevrolet está reflectido na qualidade do interior do Cruze. A utilização de superfícies granuladas, materiais suaves ao toque e os painéis com acabamentos de baixo brilho asseguram uma ambiência de qualidade que transmite o design límpido e harmonioso do exterior.

Quando for lançado na Europa, o Cruze estará disponível nas versões a gasolina com motores de 16-válvulas, 1.6-litros (112 cv/82 kW) e 1.8-litros (140cv/103kW) com abertura de válvulas variável (VVT) quer na parte de entrada quer na de saída, atribuindo mais potência assim como maior poupança de combustível e emissões mais baixas. Um novo motor turbo diesel de 2.0-litros, desenvolvendo 150 cv/ 110 kW e 320 Nm de binário acrescenta potência com uma ainda maior frugalidade. Caixas de velocidades manuais de 5 velocidades e uma transmissão automática completamente nova, a primeira aplicação da Chevrolet de seis velocidades neste segmento, completam os componentes de motorização.

Com a subida nas vendas na Europa de 23 porcento durante os primeiros seis meses de 2008, a Chevrolet é a marca popular com mais rápido crescimento da GM. A chegada do Cruze impulsiona um novo e excitante programa de disponibilização de produtos que tem como objectivo impelir a marca a um sucesso ainda maior.

"Estamos orgulhosos pelo facto da Europa liderar a apresentação deste novo produto global," disse Wayne Brannon, Director Executivo, Chevrolet Europe. "A Chevrolet sempre defendeu valores expressivos e o Cruze cumpre essa promessa como nunca antes visto. Define ainda mais a Chevrolet com o seu design, qualidade, materiais e elevado estilo interior e exterior. O ajuste e acabamentos para falhas e interfaces fixam um novo padrão para este segmento na Europa e em todo o mundo."

O Cruze é o resultado de um processo de desenvolvimento aproveitando os conhecimentos especializados globais da GM e é o primeiro de uma nova família de produtos compactos que irão oferecer qualidade de topo mundial. Será apoiado pela expectativa de elevadas pontuações em todos os maiores testes de segurança contra colisões.

O Chevrolet Cruze estará disponível na Europa a partir de Março de 2009, sendo em seguida disponibilizado para outros mercados com uma escolha de motores específica para cada região.

Web site: http://www.gm.com

FONTE General Motors Corporation