Octapharma Group e Fresenius Kabi Entram em Acordo Exclusivo de Licenciamento, Desenvolvimento e Fornecimento para uma Proteína Recombinante HESylated

29 out, 2009, 18:02 GMT De Octapharma

BAD HOMBURG, Alemanha e LACHEN, Suíça, October 29 /PRNewswire/ --

Octapharma Group e Fresenius Kabi assinaram um acordo exclusivo de licenciamento, desenvolvimento e fornecimento relativamente à utilização da Tecnologia HESylation(R) da Fresenius Kabi para o desenvolvimento de uma proteína recombinante HESylated.

De acordo com o contrato, a Fresenius Kabi irá licenciar a sua Tecnologia HESylation(R) à Octapharma. Esta plataforma tecnológica é baseada em hidroxietilo de amido (HES), que será combinada com uma proteína da plataforma de linhagem de células humanas da Octapharma - esta combinação deverá gerar uma proteína terapêutica com um perfil de produto superior.

A Fresenius Kabi irá procurar adaptar e optimizar a modificação da proteína com a sua Tecnologia HESylation(R) e será depois responsável por fornecer o derivado HES apropriado à Octapharma. Sob o contrato, a Octapharma irá supervisionar o desenvolvimento e comercialização posteriores. A Fresenius Kabi irá receber pagamentos adiantados e pontuais, financiamento para investigação e royalties sobre as vendas pelo licenciamento da Tecnologia HESylation(R).

Plataforma de linhagem de células humanas da Octapharma

O principal negócio da Octapharma é o desenvolvimento, produção e venda de terapias de alta qualidade de proteínas humanas, de linhagem de células humanas e de plasma humano. Durante os últimos doze anos, a Octapharma estabeleceu, com sucesso, a plataforma de linhagem de células humanas HEK293F, para a expressão de uma variedade de proteínas terapêuticas recombinantes num âmbito comercial.

Uma candidatura para um novo medicamento de investigação foi efectuada, nos Estados Unidos, em Maio de 2008, para o recombinante de derivado de linhagem de células humanas FVIII. Utilizar um sistema de linhagem de células humanas ao invés de, por exemplo, linhagem de células de hamsters, deverá resultar em vantagens prováveis como funções proteicas aumentadas, tolerância aumentada e a oportunidade para propriedades imunogénicas reduzidas.

Tecnologia HESylation(R)

A Tecnologia HESylation(R) baseia-se na ampla perícia no terreno do hidroxietilo de amido (HES) que a Fresenius Kabi reuniu como o maior produto mundial de grau HES farmacêutico. O HES é derivado de amido ceroso de milho e pode ser metabolizado pelas enzimas do corpo. As soluções HES têm vindo a ser administradas com segurança há mais de 30 anos para tratar volume insuficiente do sangue e para melhorar as propriedades reológicas do sangue.

A Tecnologia HESylation(R) permite uma modificação específica dos medicamentos e das suas características por um local específico, acoplando com as moléculas HES. Isto pode modificar parâmetros farmacológicos chave, tais como absorção, metabolização, semivida, solubilidade na água e segurança.

A Tecnologia HESylation(R) está abrangida por um amplo portfolio de direitos de propriedade intelectual. Para mais pormenores, por favor, visite http://www.HESylation.com.

Sobre o Octapharma Group

O Octapharma Group é uma empresa independente biofarmacêutica, com sede na Suíça, com actividade no mundo inteiro. O principal negócio da Octapharma é o desenvolvimento, produção e venda de proteínas humanas de alta qualidade para o tratamento de doença potencialmente fatais.

O Grupo tem mais de 3500 empregados, em 28 países e tem cinco instalações de produção modernas e de topo na Áustria, França, Alemanha, Suécia e México, respectivamente. Os lucros das vendas em 2008 chegaram aos 886 milhões de euros com um EBIT de 256 milhões de euros.

Para mais informações sobre o Octapharma Group, por favor visite o website da empresa: www.octapharma.com.

Fresenius Kabi

A Fresenius Kabi concentra-se na terapia e cuidados de doentes críticos e crónicos, internados ou não. A gama central de produtos da Fresenius Kabi inclui soluções de infusões para substituição de líquidos, substituição de volume de sangue e medicamentos intra-venosos, bem como nutrição parentérica e entérica e os dispositivos clínicos para a sua aplicação.

A Fresenius Kabi tem mais de 20000 empregados em todo o mundo como uma rede global de cerca de 55 organizações comerciais e mais de 55 locais de produção. Em 2008, a Fresenius Kabi conseguiu vendas de 2495 milhões de euros e um lucro operacional (EBIT) de 443 milhões de euros. A Fresenius Kabi AG é uma subsidiária integral do grupo de cuidados de saúde Fresenius SE.

Para mais informação acerca de Fresenius Kabi, por favour visite o web site da empresa em www.fresenius-kabi.com.

FONTE Octapharma