Omron Healthcare Desenvolve Aparelhos Medidores da Tensão Arterial Alimentados a Energia Solar

13 mar, 2008, 20:10 GMT De Omron Healthcare Co., Ltd.

KYOTO, Japão, March 13 /PRNewswire/ --

OMRON HEALTHCARE Co., Ltd., uma subsidiária da Omron Corporation e um fabricante de topo de produtos médicos, de produtos de cuidados médicos no domicílio e de produtos de bem-estar, desenvolveu o HEM-SOLAR Series, aparelhos medidores da tensão arterial alimentados a energia solar, para o lançamento mundial na Primavera de 2009.

"Os aparelhos HEM-SOLAR irão permitir aos profissionais de saúde e indivíduos em geral que meçam as tensões sempre que a luz solar estiver disponível," disse Keiichiro Akahoshi, director representante e CEO da Omron Healthcare Co., Ltd. "O desenvolvimento deste conjunto de produtos enfatiza ainda mais o compromisso da Omron com a gestão ambiental."

A Omron Healthcare desenvolveu dois aparelhos medidores da tensão arterial para o conjunto de produtos, um modelo manual a ser utilizado na parte superior do braço e um modelo automático, também utilizável na parte superior do braço. Ambos são carregados com a exposição à luz solar, através do painel solar na parte de trás do produto. Apenas quatro horas depois da exposição directa à luz solar, o modelo manual pode registar mais do que 100 leituras, enquanto o modelo automático pode registar 28 leituras. Quando o aparelho estiver com a carga completa (sendo para tal necessário cerca de 15 horas no modelo manual e 24 horas com o modelo automático), o modelo manual pode registar medições mais do que 280 vezes e o modelo automático mais de 100 vezes. Onde quer que a luz solar esteja disponível, os aparelhos auxiliam leituras fáceis, independentemente da proximidade com uma fonte de energia eléctrica.

Os produtos incluem material em plástico AES (-1), que é resistente à luz ultra-violeta; um componente importante, dada a exposição frequente do aparelho à luz solar. Os aparelhos também incluem botões em relevo no painel frontal, de forma a protegê-los contra a chuva.

A Omron Healthcare tem o objectivo de lançar o produto na Primavera de 2009 e irá continuar com os esforços de P&D para melhorar a qualidade dos aparelhos, no que respeita à temperatura e humidade e irá tornar os aparelhos mais herméticos, para que possam ser recarregados sob um amplo número de condições meteorológicas.

Os aparelhos medidores de tensão arterial da HEM-SOLAR têm uma consciência ambiental e utilizam baterias recarregáveis, não baterias normais, de forma a reduzir o lixo e as emissões de Co2, através da utilização da energia solar. Dado a vida útil do produto de mais 30000 utilizações, a quantidade de desperdício que pode ser reduzida é de 80 baterias no modelo manual e 400 baterias no modelo automático.

A Omron Healthcare tem estado proactivamente a trabalhar no desenvolvimento produtos amigos do ambiente há já algum tempo. Em 2004, começou a trabalhar de acordo com a RoHS (-2), uma norma europeia para a utilização de materiais nocivos - antes de outros fabricantes e aplicando-a a 99 porcento dos seus produtos (-3), muito embora a RoHS não regule aparelhos medidores de tensão arterial (-4). Num futuro próximo, a empresa irá corresponder a 100 porcento às normas da RoHS sobre aparelhos medidores de tensão arterial e espalhar por todo o mundo a sua abordagem como uma empresa amiga do ambiente, através da criação de produtos como o HEM-SOLAR Series.

- 1 Resina plástica AES = Acrilonitrila/ Etileno-propileno-dieno/
        Plástico de resina plástica de estireno que tem alta durabilidade sob
        climas variados.

- 2 RoHS = Restrição de Substâncias Perigosas - Legislação Europeia com o
        objectivo de eliminar ou reduzir de forma drástica a utilização de
        chumbo, mercúrio, cádmio, crómio hexavalente, bifenilo polibromado
        (PBB), e éter difenilo polibromado (PBDE) em todos os produtos desde
        automóveis a electrónica de consumo.

- 3 Os produtos Omron Healthcare que respeitam a Directiva RoHS podem ser
        encontrados aqui:

- 4 A partir de Março de 2008.

Contactos:
    Omron Healthcare Co., Ltd.
    Director do Departamento de Relações Públicas: Y. Kiyosue
    Departamento de Relações Públicas: Y. Tomita, Y. Kitamura
    5-9-11 Osaki MT Building 14F
    Kita-Shinagawa, Shinagawa-ku,
    Tokyo, JAPAN 141-0001
    TEL: +81-3-6408-0845
    FAX: +81-3-6408-0645
    (i) novo endereço e números de telefone a partir de Março de 2008

Departamento de Relações Públicas de Kyoto: K. Iijima, T. Yuasa
    24 Yamanouchi Yamanoshita-cho, Ukyo-ku,
    Kyoto, Japão, 615-0084
    TELEF: +81-75-322-9309
    FAX: +81-75-322-9303

E-mail: pr_ohq@omron.co.jp

Atendimento de clientes:
    Omron Healthcare Service Department
    Número grátis: +0120-30-6606
    9:00-19:00 [Mon-Fri]
    (excepto nos feriados nacionais)

Web site: http://www.healthcare.omron.co.jp

FONTE Omron Healthcare Co., Ltd.