Perspectivas 2010: A maioria dos hoteleiros está cuidadosamente optimista

27 jan, 2010, 09:05 GMT De hotel.info

NUREMBERGA, Alemanha, January 27 /PRNewswire/ -- O ano da crise de 2009 passou. Também a hotelaria sentiu fortemente a grave crise económica. O pior parece estar para trás e lentamente cresce o optimismo para um ano melhor em 2010.

Tendo como pano de fundo estes acontecimentos, hotel.info - o serviço de reservas on-line gratuito para mais de 210.000 em todo o mundo - lançou um inquérito "Perspectivas 2010" para os hotéis europeus afiliados, perguntando quais as perspectivas e previsões que os hoteleiros têm para o ano de 2010.

Passadas apenas 12 horas, mais de 2000 hotéis de todas as categorias responderam com o seguinte resultado:

Cerca de metade dos hotéis (46,08%) apresenta um optimismo reservado para o novo ano e prevê, segundo hotel.info, uma recuperação moderada, mesmo que lenta. 24,44% esperam um aumento acelerado dos negócios e maior lotação dos hotéis. Apenas 6% prevêem para 2010 o aumento dos preços. Cerca de 16% dos hotéis não prevêem melhorias significativas para 2010, em comparação com o último trimestre de 2009 e estão, portanto, menos optimistas do que os restantes colegas do ramo. Aproximadamente 7% dos hoteleiros não fizeram previsões para 2010, fundamentando essa resposta no grau de incerteza quanto ao futuro dos mercados.

Em resumo, o inquérito lançado por hotel.info deixou transparecer que na maioria dos países europeus rege o mesmo ambiente. Apenas os hoteleiros espanhóis (que foram particularmente afectados pelos efeitos da crise económica) encaram o futuro com maior contenção que os respectivos colegas europeus. Em Espanha menos hotéis esperam uma melhoria rápida (15,28%). Uma clara maioria (55,56%) até prevê uma recuperação ainda mais lenta. Se somarmos o n.o de hoteleiros que prevêem uma recuperação do mercado - seja ela rápida ou lenta -, os hoteleiros italianos são a nação hoteleira que encara mais positivamente o ano de 2010 (76,59%). A média total de toda a Europa ronda os 70,52%.

Contacto de imprensa

hotel.info